Resenha: À Procura de Audrey - Sophie Kinsella

Editora Galera Record
Tradutora: Glenda D'Oliveira
334 páginas
2015

Audrey tem 14 anos e por conta bullying que sofreu não sai mais de casa, vai a escola ou conhece novas pessoas. Na verdade ela vive se escondendo atrás de um par de óculos escuros. Até que ela conhece Linus e entre visitas ao Starbucks e pequenos desafios ela descobre que mesmo estando perdida é possível encontrar o amor.

"Não é o mundo lá fora em si [...] São as pessoas."

Audrey era uma adolescente tímida, mas com hábitos bem comuns, até que um episódio trágico a faz se isolar do mundo. Não sabemos qual foi o acontecimento, somente que foi um caso de bullying e que as consequências foram transtorno de ansiedade social, de ansiedade generalizada e episódios depressivos.



Um livro bem triste, não? Aí é que está: À procura de Audrey NÃO é um livro triste. Apesar da premissa trágica, em seu primeiro livro de romance jovem adulto Sophie cria uma atmosfera extremamente delicada mas ao mesmo tempo muito divertida, mostrando todo o universo de uma pessoa depressiva de maneira muito coerente.

Assim como os demais livros da autora, esse contém uma aura despretensiosa e apaixonante, repleto de cenas bem construídas e acompanhado de uma escrita leve, fluída e muito gostosa que faz as páginas serem devoradas em questão de horas.

Audrey, a protagonista em questão, narra a trama como se mantivesse um diálogo com o leitor, nos dando acesso livre aos seus interessantes pensamentos e tiradas inteligentes, o que deixa a narrativa bem mais íntima e leve. Mas além de Audrey, toda a sua família constituí um leque de personagens interessantíssimos e adoráveis; desde Felix, seu irmão de 4 anos que é cheio de momentos fofos típicos de uma criança, até seu pai, Chris, com seu jeito bobo e desajeitado, passando por sua mãe Anne, sem dúvida a personagem mais cômica da história, e por Frank, seu irmão mais velho que é aficionado por Land of Conquerors (um jogo online) e está sempre apto a lhe dar apoio quando necessário (o que origina alguns momentos bonitos entre os dois).
O romance também está presente, surgindo com a chegada de Linus,um amigo de Frank com que Audrey se relaciona. Contudo a parte mais legal do romance, além de ser muito fofo, é que ele não se torna a questão principal da trama e sim mais um fator de ajuda na recuperação da protagonista.

Meu único ponto negativo é que,em algum momento lá pela metade da história, a autora acelera um pouco demais os acontecimentos, deixando tudo um pouco menos "real", mas é algo que não chega a atrapalhar.

Por fim, temos um livro lindo e divertido, que mostra o dia - a - dia de uma menina confusa consigo mesma e sua família louca, cheia de problemas e repleta de amor um pelos outros.

"[...] Acho que entendi que a vida é tipo uma escalada: você cai e se levanta de novo. Então não importa se der uma escorregada. Contanto que esteja mais ou menos para cima. Isso é tudo o que se pode esperar. Seguir mais ou menos para cima."

9 comentários:

  1. Eu sou louca pra ler esse livro, ta em primeiro na minha listinha hahah
    Adorei a resenha <3
    http://mundo-daisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá ^^ já li vários livros da Sophie mas por algum motivo esse não consegue me chamar atenção, parece que falta alguma coisa, mas quem sabe futuramente eu não de uma lida nele *_* Adorei a resenha <3
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Agr sei pq tenho a sensação de que preciso ler esse livro!!!
    Amei a resenha!!! Bjooos
    http://leitoracompulsivaobsecada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Beah Ramoos
    Oi Beah!
    Leia,leia,leia! Não é o melhor da autora, mas ainda assim foi uma boa estréia no mundo dos ya. Espero que goste da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. @Sarah Fernandes
    Oi Sarah!
    À primeira vista ele também não me chamou muito a atenção, mas depois que comecei a ler não consegui mais parar.
    Adorei a sua visita!
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  6. @Eloisa Ribeiro
    Oi Eloísa!
    Pode ler sem medo,é um livro muito bom. Espero que goste.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Todas resenhas que veja dessa escritora, vejo que ela é muito boa, mas ainda não tive oportunidade ler, pretendo comprar em breve, adorei sua resenha, e seu blog é super fofo. Beijos

    http://www.mundodefany.com.br/

    ResponderExcluir
  8. @Mundo de Fany

    Oi Fany! Pode ler,pois ela é demais! Espero que goste.
    Muito obrigada!<3
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oiie, te indiquei em uma tag, espero que goste das perguntas :) http://lilithdeusadopecado.blogspot.com.br/2015/11/tag.html

    ResponderExcluir