Resenha: Procura-se

Editora Novos Talentos da Literatura Brasileira
200 páginas
2015

Ariane é portadora de uma doença cardíaca genética e fatal e por conta disso, sente muitas dores enquanto vai vivendo sua vida. Após uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que precisará fazer um transplante de coração urgentemente, ou terá apenas dois meses de vida. Apesar de tudo, ela pode sentir seu coração bater mais forte quando conhece Miles, o novo garoto no colégio em que estuda. Juntos, tentarão viver pelo tempo que puderem lado a lado, enquanto lutam contra ele para que Ariane possa continuar respirando.

O livro é pequeninho, possuindo apenas 200 páginas e eu pude lê-lo em 3 horas. É uma história leve e fofinha, focada não exatamente nos personagens e suas histórias, mas no amor e suas nuances. O amor familiar, o amor romântico, o amor que existe entre amigos, são todos abordados na narrativa. Conta a história de Ariane, uma garota de 17 anos que há 11 convive com uma doença que pode matá-la. Ao conhecer Miles, ela começa a experimentar coisas que jamais pensou que vivenciaria. Na procura por um novo coração, eles passam a viver juntos uma aventura arriscada, mas de qualquer modo, necessária para a garota.

“A verdadeira amizade é uma pérola de valor inestimável. Cultive a amizade. Corresponda às gentilezas. Não se encolha nem se afaste dos outros. Há muito de amor trancado em você.”

Apesar de jovem, Vaccaro tem uma ótima escrita e um vocabulário extenso, e sua narrativa é rápida, apresentando vários cenários.
Senti falta de um aprofundamento nos acontecimentos do livro. Como o livro é pequeno e possuí muitos acontecimentos, a sensação que dá é que tudo é meio superficial. Os sentimentos, cenários e cenas são todos descritos diretamente, sem enrolação, mas sem muitos detalhes também, deixando de lado o aprofundamento das emoções dos personagens. Gostaria de ter lido mais sobre o desenrolar da doença de Ariane e sobre como isso a afeta e sua vida cotidiana. Se o livro fosse maior, essas cenas poderiam ter sido mais bem exploradas e apesar disso, a autora fez uma história linda, desenvolvida e coesa, sem falhas na narrativa e que não é monótona, porque está sempre acontecendo algo na vida da garota.

As cenas românticas são memoráveis. Confesso que no início eu não estava muito confiante com Miles e Ariane juntos, mas a cada cena do casal, criada para se imaginar como um filme, eu ia amolecendo mais e mais, torcendo para que desse tudo certo para os dois no fim.
Ariane é uma garota insegura, e diria que até mesmo imprudente, que faz tudo o que pode para sentir a doença o menos possível. Ela não nega possuir coronariana, e precisa andar com seu remédio salva-vidas para todo lugar que vai. Mas ela não deixa se intimidar por isso, e faz tudo que uma garota de sua idade faria. E é uma ótima amiga para Callie, que foi minha personagem favorita. Ela é a parte cômica do livro, digamos assim. É autêntica, extrovertida e cheia de personalidade. Mesmo em seus momentos tristes no livro, ela não deixa se abalar completamente, tentando ficar por cima e com um sorriso no rosto. Além de sempre empurrar Ariane para Miles, é claro. Assim como no início eu não estava muito confiante com o casal, também não estava convencida com ele no início da história, por ser o típico mocinho perfeito. Mas como eu adoro esse típico mocinho perfeito, acabei gostando dele com o desenrolar do livro.
A família de Ariane foi bem desenvolvida, e todos possuindo personalidades bem distintas, mesmo não aparecendo tanto na história, e gostaria de saber mais sobre eles.

O final, apesar de ligeiramente clichê, é muito bonito e me arrancou algumas lágrimas. Algo que gostei é que apesar de a história se passar nos Estados Unidos, a autora não deixou o Brasil de fora, e adoraria uma história que falasse sobre isso. Muito sutil, Procura-se é de fato uma estréia muito boa para Giovanna, e acredito que ela amadurecerá muito em seus próximos livros. É uma história de amor recomendada.

“A vida pode nos derrubar, mas somos nós quem escolhemos se devemos seguir em frente ou não. Escolhi seguir em frente.”

4 comentários:

  1. Olá Camila
    tudo bem?
    Adoro livros desse gênero, além da mensagem que cada um nos transmite, sentimentos diversas coisas no decorrer da leitura! Gostei bastante da premissa do livro e assim como você, acredito que gostaria de um pouco mais se informações..algumas histórias são realmente necessárias.. Mas adoro esse livros fofinhos com toque de drama, gosto também quando autor nos surpreende com desenvolvimento do casal! A resenha ficou muito bem explicadinha..mesmo com alguns pontos negativos, pretendo Lelo com certeza.
    beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Amei o livro! Achei bem interessante e é do gênero que mais chama a minha atenção. Sua resenha me convenceu a ler o livro e eu quero muito!
    Beijos!
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. @Anne Caroline
    Oi Anne, tudo bom e contigo? ♡
    Sim, é um gênero que eu também amo. Tenho uma enorme queda por romances que falam mesmo do amor, sem nada além haha
    Fico feliz que eu tenha te convencido a ler e espero que goste tanto quanto eu!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. @Resenha Atual
    Oi, Ingrid! Tudo bom e contigo?
    Esses romances pra mim são os melhores, principalmente depois de um livro cheio de aventuras e zero romance hahaha
    Realmente falta mais detalhes, mas pelo menos não é algo que faça muita muita falta.
    Espero que goste tanto quanto eu gostei!

    Beijos ♡

    ResponderExcluir