Resenha: A Promessa da Rosa - Babi A. Sette

Editora: Novo Século
432 páginas
2015

Kathelyn Stanwell é uma jovem impetuosa e autêntica e está prestes a fazer seu debut nos bailes da temporada. Num baile de máscaras, conhece um homem misterioso, e acaba levando-o ao jardim, uma atitude impensável para uma donzela. O que ela não sabia é que esse homem misterioso é Arthur Belmont, o Duque de Belmont. Eles passam a ficar cada vez mais tempo juntos e apaixonados, são comprometidos um ao outro. Mas há muitos inimigos e pessoas que não gostam nada dessa relação, o que fará com que muita coisa aconteça com o casal.

Foi meu segundo contato com um romance histórico (o primeiro foi Liberte Meu Coração) e aproveitei muito a leitura. Também fico muito feliz em acompanhar o crescimento da autora. A Promessa da Rosa é um ótimo histórico, mas prepare-se para não conseguir parar de ler. Li em um dia.

É notável a evolução de Babi A. Sette nesse livro. É o primeiro romance histórico lançado dela, e tem muito talento. É perceptível que ela fez uma ótima história, com personagens complexos e uma narrativa cativante. Gostei muito mais de A Promessa da Rosa do que Entre o Amor e o Silêncio.

Ao mesmo tempo que o vocabulário é mais pomposo, por se passar a partir de 1840, também é mais atual, sem muitas palavras difíceis, o que facilita e muito a compreensão do texto. A história é dividida em partes, com intervalo de alguns anos entre elas, o que nos permite entender melhor o aprofundamento e evolução de cada personagem, conforme vão ficando mais velhos e mais maduros.
Cheio de diálogos divertidos e inteligentes, a autora soube conduzir muito bem a história pela Inglaterra da época. Fiquei encantada ao imaginar os bailes, as propriedades e como a sociedade funcionava, mas tive dificuldade de imaginar Paris na mesma época, porque pelo que Babi retratou, os dois lugares pareciam ser extremamente diferentes.

Os personagens da obra são muitos, e bem desenvolvidos. Todos tem algum tipo de importância para a história, sendo o foco em algum trecho. Kathelyn é uma mocinha forte, bem avançada para sua época. Ela quer se casar apenas se for por amor, caso contrário, ela deseja ser livre. É espirituosa, com tiradas engraçadas e inteligentes. No entanto, é muito sensível, porque deseja proteger sua família, em especial a irmã mais nova, Lilian, e ao mesmo tempo ser feliz com o homem que acabou se apaixonando perdidamente.
Novamente, não fiquei muito encantada com o protagonista, Arthur. Ele pode ser muito ciumento, manipulador e dominador quando quer, o que diverge muito com tudo o que Kathelyn é, feminista já em sua época. Entretanto, para não dizer que ele só possui defeitos, digo que é atencioso, galanteador e muito gentil, sendo louco pela amada.

“Você crê não precisar dessa hipocrisia enquanto ela é sua amiga, Kathelyn, no momento em que ela lhe vira a face e mostra sua fealdade, entenderá que por mais que corra, ela acaba lhe engolindo viva.”

A Promessa da Rosa é um livro triste, ao meu ver. O amor de Kathe e Arthur tem que superar tantas barreiras e é colocado a prova tantas vezes, que os personagens tiveram que ser muito fortes. Tem sim um final feliz, mas é tão rápido, que dá o gostinho de quero mais. Além disso, nem pra todos os personagens o final é feliz, muitos acabando de forma triste, e muitos outros nem temos conhecimento do final. Há uma personagem que eu gostaria de saber o fim, e depois dar um bom soco na cara dela, se desse. Acredito que é um livro mais obscuro que Entre o Amor e o Silêncio, também da autora.

“Você sempre estará em casa quando mergulhar no seu coração.”

10 comentários:

  1. Olá Camila
    Tudo bem?

    Confesso que me sinto confusa HAHAHAHA não em relação e esclarecimento, a Sarah me comentou sobre o livro e não me chamou tanto atenção, mas suas resenhas sempre me conquistam absolutamente todos que você menciona fico curiosa pra ler, você se expressa tão bem que conquista o leitor, como agora!Apenas perco desejo de ler quando livro não faz meu gênero mesmo!Estou muito curiosa HAHAHA faz bastante tempo que não leio um romance histórico a maioria das vezes enrolo pra ler, mas a capa deste livro e tão linda um das mais bonitas que já vi, Liberte meu coração esta na minha lista de leitura, pretendo fazer um projeto pra finalizar todas HAHAHAHA Enfim adorei..você conseguiu me conquistar a ponto de querer ler *-* fico feliz que você tenha gostado do livro.
    Beijinhos

    Obs: Desculpa a demora, final de semana corrido.
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Resenha Atual
    Oi, Ingrid! Tudo bom e com você?
    Novamente, agradeço o elogio, fico sempre muito feliz! hahaha
    Sim, essa capa é maravilhosa, considero-a uma das mais bonitas do ano! Fico feliz que eu tenha te convencido a ler, e espero que goste muito, muito, muito, tanto dele, quanto de Liberte Meu Coração!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Quero muuuuito ler esse livro! Mas estou com aquela pilha de livros para eu ler já então ele está no final da lista! hahaha <3

    amei o blog!
    beijos!

    http://luadevenus.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Juliana
    Leia porque não vai se arrepender! Espero que goste bastante da leitura.
    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros em que o final e até mesmo o livro todo me surpreende, não gosto de leitura que não me surpreende!! O livro parece conter uma estória cativante!! Com certeza, eu gostaria de ler um livro da Babi A. Sette!! Os livros dela são muito bem comentados!!

    ResponderExcluir
  6. @Francisca Elizabete
    A história vai te surpreender, então. Tomou um rumo que jamais imaginei! Sim, adoro os livros dela!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adoro romances e este parece ser muito bom!! A protagonista tem a personalidade forte, é determinada!! Acontecem algumas intrigas e ciúmes dificultando a amor dos protagonistas!! Mas todo romance tem que ter inconvenientes para ficar mais legal!!

    ResponderExcluir
  8. Kathelyn Stanwell realmente parece ser uma jovem obstinada!! Só que quando o amor bate a nossa porta, não há como escapar!! A capa do livro está linda!! Adoro romance de época e da Babi A. Sette melhor ainda!! O livro tem mais de quatrocentas páginas que nos proporcionar uma leitura rica e cheia de detalhes!!

    ResponderExcluir
  9. @Marie dos Santtos
    Também sou fã de romances e amei muito esse! Mas confesso que gosto mais quando os inconvenientes acabam e eles podem ser felizes! haha
    Espero que goste do livro, Beijos!

    ResponderExcluir
  10. @Zilda Rosa dos Santos
    A capa do livro é maravilhosa, Marina Ávila fez um trabalho fabuloso! Também sou fã da Babi e gostei muito mais desse do que Entre o Amor e o Silêncio hahaha
    Obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir