Resenha: O Que Há de Estranho em Mim - Gayle Forman

Editora Arqueiro

Tradutor: Marcelo Mendes

224 páginas

2016

Brit é uma garota de 16 anos que, desde que sua mãe sumiu e seu pai casou-se com uma mulher na qual ela chama de Monstra, sente-se deslocada e fora da família. O problema é que seu pai não entende essa situação e vê a filha simplesmente com uma atitude de rebeldia.
O que era pra ser uma viagem familiar ao Grand Canyon, termina com a garota sendo levada para um internato por conta de seu comportamento. Brit sabe que é totalmente normal e que o internato, o Red Rock, é um péssimo lugar onde as garotas são tratadas como escravas, e onde não há nenhum tratamento qualificado. Junto com mais 4 possíveis amigas, ela precisa descobrir um jeito que prove que não há nada de estranho nela.

Com O Que Há de Estranho em Mim, começo a achar que Gayle errou a mão em Se Eu Ficar (Minha opinião! Hehe). É o terceiro livro que leio da autora, e embora não seja tão bom quanto Eu Estive Aqui, é uma leitura adorável e proveitosa.


No novo livro de Forman, conhecemos Brit. Sua mãe sumiu pelo país por ser esquizofrênica, seu pai se casou com uma mulher horrível e para completar, sua aparência é o que a maioria dos adultos julga não ser aceitável: Seu cabelo é loiro com rosa, ela possui 3 tatuagens e toca numa banda, passando várias madrugadas fora de casa.
Quando sua família julga que a garota passou dos limites, a internam num lugar chamado Red Rock, especial para garotas com problemas de comportamento no geral. O problema é que o lugar é uma verdadeira prisão. Não há ninguém qualificado para um possível tratamento psicológico, as garotas fazem trabalho pesado e forçado e os funcionários tentam vencer o psicológico delas. Mas então ela conhece V., Bebe, Martha e Cassie e juntas, chamando a si mesmas de Irmãs Insanas, elas percebem que podem conseguir lutar contra seus temores e medos.

Brit parece rebelde, mas não é. Ela é uma garota amorosa e insegura, porque ela sente que não perdeu a apenas a mãe; perdeu o pai também. O mais legal é ver o amadurecimento de cada uma das 5 garotas, que possuem problemas diferentes, onde alguns sequer podem ser tratados como problemas, como ser mais gordinha ou ser bissexual, por exemplo, como é o caso de Martha e Cassie. Num lugar onde qualquer um enlouqueceria, elas encontram forças para se encontrar e lutar pelo que acreditam, e foi algo admirável de se ler.
O tema é obviamente a amizade, mas como em todas as histórias da autora, o romance não fica de fora. Gosto do fato de que Gayle consegue criar casais que eu torça com todas as forças, e que fique apaixonada pelo mocinho, algo que sempre é positivo em um livro pra mim.
“Só então me dei conta de que devemos valorizar quem se preocupa com a gente. Isso é algo muito especial, que de uma hora pra outra pode sumir.”

O livro foi de certa forma, bem corrido, com muitos diálogos e muitas descrições apenas em momentos específicos, o que tornou a história curta. Além disso, ele foi bem previsível, em todos os aspectos. Não há mistério, e desde as primeiras páginas eu já sabia o que aconteceria no final. Em certo ponto, já sabia o que aconteceria com uma pessoa, em outro, adivinhei o porquê de outra pessoa agir de um jeito. Não há nenhuma surpresa, nada que surpreenda o leitor, o que deixa a coisa toda meio sem graça.
Apesar de tudo, Gayle Forman traz novamente uma escrita deliciosa, ágil e leve, o que deixa a leitura fluída e viciante, até para aqueles que não gostarem tanto da obra.

O final, além de corrido, deixa a desejar. Parece que a autora não tomou o devido cuidado e atenção para finalizar a trama, já que muitos finais ficam em aberto. Em minha opinião, esse livro em específico não deveria terminar em aberto. Relações na história ficam sem um ponto final e o leitor fica no escuro, sem saber o que aconteceu, como termina em relação àquelas pessoas.

Direcionado principalmente à jovens garotas, o livro ensina a valiosa lição de nunca ter medo de seguir seu próprio caminho e ser quem você quer ser. Que às vezes, não somos nós as loucas e sim, as outras pessoas.
Assim como em Eu Estive Aqui, O Que Há de Estranho em Mim surgiu de alguma experiência da autora e novamente, trata de um assunto jovem e de certa forma, sério. Forman me convenceu a colocá-la na listinha de autoras que admiro, construindo novamente, uma garota que aprende a ser forte, não só pela amizade, mas principalmente por ela mesma.

40 comentários:

  1. Olá, Camila, tudo bem?

    EUUU favoritei esse livro, e discordo completamente HAHAHAHA por que pra mim foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vida *-* é uma leitura que sempre vou indicar! Mas concordo quando se trata de que eu gostaria de saber mais sobre os outros personagens, mas a fundo depois do final, por deveria ter livro de cada um HAHAHAHA não serio foi uma experiência incrível que a autora, que pena você encontrou pontos negativos, eu amei<3

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu estou muito curiosa para ler esse livro, ainda mais depois de ter conhecido bem a escrita da autora. Sem contar quen acho essa capa incrível. Eu só tenho o marcador e ainda assim é um dos mqis bonitos que tenho. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Caramba, eu acho que ainda não tinha visto uma resenha assim sobre esse livro! já vi algumas pessoas dizendo que não gostaram mas de longe a sua foi a que mais explorou os pontos negativos da história. Acho incrível como esse livro divide opiniões, tenho algumas amigas que se apaixonaram pelo livro e vejo muita gente assim também, entre gosta e não gosta. Eu fico curiosa para saber sobre a história, sobre o desenvolvimento mas tenho minhas dúvidas quanto ao gostar ou não.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Confesso que com tantos pontos negativos que você citou eu esperava uma nota menor para ele!
    Eu li esse livro recentemente e gostei bastante!
    Apesar de ser um livro curto e de não ter tantas surpresas eu gostei muito da história em si e de como a autora conduziu ela.
    Gostei muito dos personagens, principalmente das meninas e da amizade delas!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Já estou de olho nesse livro desde que vi sobre seu lançamento. É um livro que tenho muita vontade de ler. Mesmo lendo sobre os ponto negativos que ele tem, ainda quero ler, e tirar minhas próprias conclusões, quem sabe eu não goste.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, se não me engano esse foi o primeiro livro escrito pela autora, talvez por isso ele ainda pudesse ser um pouco aprimorado. Gostei da sua resenha, é uma obra que quero ler, o tema me interessa, ainda não li nada da autora mas acho que vou começar por ele.

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila, tudo bem? :)
    Já tinha lido algumas resenhas sobre este livro, mas a sua foi a mais completa e a que me deixou com mais vontade para ler. Estou a estudar para psicologia, então livros que abordem temas importantes, mas sem serem chatos, acabam por captar a minha atenção. Fiquei um pouco de pé atrás na parte em que vc diz que o final é aberto (odeio quando os autores fazem isso) e também por tudo ser demasiado previsível, mas mesmo assim acho que vou dar uma oportunidade.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nada da autor, mais tenho o livro se eu ficar, mais ainda não tive vontade de ler, a cômico ver o que essa garota tem que passar para provar que não tem nada de errado com ela, e o fato de ela ter o cabelo loiro com rosa, só mostra que ela tem sua própria forma de se expressar.

    ResponderExcluir
  9. Olá, é uma pena que o final não foi o que você esperava, apesar de eu achar que essa trama parece muito envolvente com esse tema mais sério, sabe? por isso eu tenho bastante vontade de lê-lo, particularmente gosto muito desse gênero. Espero ter uma oportunidade em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li um livro da autora, mais fico feliz que apesar dos erros ela soube fazer uma boa história. Acho que se ela não tivesse corrido tanto, principalmente nesse final, acho que já ajudaria bastante e ahhhh, se ela tivesse se arriscado um pouco e não tivesse ficado nessa previsibilidade também ajudaria. Uma pena né?

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Eu já li muitas resenhas positivas sobre o livro, mas a trama não me conquistou. Apesar da leitura ter sido corrida, fico feliz que você tenha curtido a leitura e que a autora passou alguma reflexão para ti.
    Gostei bastante da sua sinceridade e continue assim.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!!

    Gosto dos livros da Gayle lançados pela Arqueiro, mas não sabia que o final desse era aberto. Acho muito legal essa pesquisa e experiência da autora para escrever a obra.
    Não estou com o psicológico bom para ler esse livro mas acredito que em breve farei. Mas agora com um pé atrás, por causa desse final aberto.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Tenho muita curiosidade de ler o livro, mas desanimei um pouco por conta do final. Acho que, se o final for bom, a leitura terá valido a pena, sabe?
    Minha experiência com a autora é conturbada, detestei os dois primeiros livros que li dela e adorei o terceiro, por isso quero pô-la a prova. Acho que vou ler e formar uma opinião.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei tudo o que você disse sobre a Brit, já estava um pouco curiosa com a obra e depois das informações que você deu da personagem estou querendo para logo!
    Da autora só li a duologia Se eu Ficar e amo demais Para Onde Ela Foi, só não li Eu estive Aqui pois teve uma galera que não gostou.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. @Resenha Atual
    Oi, Ingrid, tudo bom?

    Eu gostei muito do livro, mas acho que há alguns melhores, inclusive o Eu Estive Aqui!
    Fico feliz que tenha gostado, beijos!

    ResponderExcluir
  16. @- fecprates
    Oi Fer, tudo bom?

    Essa capa é maravilhosa, sou apaixonada por ela!
    Fico feliz que minha resenha tenha te deixado ainda mais animada. Espero que goste!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. @Beatriz Andrade
    Oi Beatriz, tudo bom?
    Fico feliz que tenha gostado da minha resenha!
    Eu realmente gostei muito desse livro, tanto que dei 4 estrelinhas, mas com certeza houve falhas da autora.

    Espero que goste do livro, beijos!

    ResponderExcluir
  18. @Maiara Vieira
    Oi Maiara, tudo bom e com você?
    Então, eu realmente foquei mais nos pontos que considerei negativos, mas eu gostei de verdade do livro. Como mencionei, é uma leitura embasada e deliciosa, hehehe
    Adorei as meninas também, todas elas me cativaram!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. @Daniela Souza
    Oi, Daniela, tudo bom?
    Estava como você e finalmente pude lê-lo!
    Eu realmente gostei dele, apesar das falhas.
    Espero que goste da leitura!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. @Marijleite
    Oi Marijleite, tudo bom?
    Ah, eu não sabia disso! Bom saber, deve ser por isso mesmo. Apesar disso, ainda o acho infinitamente melhor do que Se Eu Ficar, leitura que não curti.
    Se quer uma dica, leia Eu Estive Aqui. E espero que goste de todos eles!

    Obrigada pelo elogio, beijos.

    ResponderExcluir
  21. @Jéssica Cruz
    Oi, Jéssica, tudo bom e com você?
    Fico muito feliz que tenha achado isso da resenha, me deixa realizada!
    O final até é fechado na parte principal; mas é só isso. O futuro dos personagens fica realmente aberto.
    Dê uma oportunidade sim, não vai se arrepender.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. @leticia vieira
    Oi Leticia, tudo bom?
    Sim, e é de um absurdo e uma crueldade sem tamanho o que fazem ela passar.
    Espero que goste das leituras, beijos!

    ResponderExcluir
  23. @Kétrin Galvagni
    Oi Kétrin, tudo bom?
    Sim, eu gosto da Gayle justamente por ela conseguir tratar de assuntos impactantes, e que são normais entre os jovens.
    Leia sim, não vai se arrepender.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. @nathalia silva
    Oi Nathalia, tudo bom?
    Ela sabe fazer mesmo, li 3 livros dela e apenas Se Eu Ficar não me cativou.
    Acho que a previsibilidade foi o que mais me deixou tristinha hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. @Marina Santos
    Oi, Marina.
    Uma pena que a trama não te conquistou, mas que bom que há muitas opções por aí hehehe
    Obrigada pelo elogio, beijos!

    ResponderExcluir
  26. @Ana Paula Lima Miranda
    Oi, Ana, tudo bom?
    Leia quando tiver psicológico sim, não vai se arrepender.
    O final até é fechado em seu ponto principal, mas o resto é totalmente aberto hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. @Bruna Costabeber
    Oi Bruna, tudo bom?
    O final é até bom, mas deixa a desejar em algumas coisas.
    Odiei Se Eu Ficar, mas sou apaixonada por Eu Estive Aqui hehehe
    Leia e boa leitura!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. @Giovana Oliveira
    Oi, Giovana, tudo bom?
    Fico feliz que tenha gostado da minha resenha!
    Eu faço parte do time que amou Eu Estive Aqui, tem até resenha aqui no blog.
    Recomendo que leia o livro! <3

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Oi!

    Pois então, eu ainda não li nada da autora e irei começar por esse livro provavelmente. Eu vi várias resenhas sobre ele e as opiniões foram muito positivas. Achei a sua a mais sincera de todas. Eu não gosto de histórias previsiveis, não adianta sabe, gosto de coisas diferentes. No entanto, acho que cada um tem uma experiência bem diferente com o livro, então pode ser que eu goste beeeeem mais do que tu gostou. Enfim, parabéns pela sincera e objetiva resenha.

    beijo!

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bem?
    É bem complicado quando a historia é boa, mas a autora corre com ela ou com o final. Eu confesso que gostei muito da premissa desse livro, achei o tema bem interessante, e é algo que eu nunca li. Apesar de tudo, espero ter a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  31. Olá tudo bem?

    Me arrependo muito de não ter comprado esse livro quando tive chance. Todas as resenhas que vi são muito positivas e ficou doido cada vez que veja. Não entra na minha cabeça como um pai pode mandar uma filha pra um lugar como esse. Adorei sua resenha, você desenvolveu muito bem os pontos pertinentes da estória.

    Bjos
    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oii!
    Apesar de todos estarem curiosos e eu já li algumas resenhas bem positivas que recomendam a obra, não sei se leria! Não gosto de livros com temas fortes e ainda mais depois dos pontos negativos que citou não fiquei empolgada com o livro :/ Ótima resenha <3

    Beijão!
    http://www.loucaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Olá

    A sua resenha é a primeira que eu vejo citando alguns pontos negativos da obra. Todos são tão amores que tenho até medo de me decepcionar.Tenho ele guardado na minha estante e assim que sobrar um tempo irei ler.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Com certeza o livro passa lições valiosas, muita gente passa a vida toda sem descobrir quem quer ser, e principalmente, sem ter coragem de seguir o caminho que escolheu. Só por isso a leitura já valeria a pena para mim, mas além disso sou fã da autora, apesar de não ter lido esse livro nem Eu estive aqui - mas já comprei meus exemplares. Pena que você achou o final corrido, e sinceramente acho que não vou curtir muito o final aberto, mas quero ler de qualquer maneira.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  35. Olá, tudo bom?

    OMG, eu preciso urgentemente ler esse livro! A cada resenha que leio a minha vontade só aumenta. Apesar de nunca ter lido nada dessa escritora, só vejo elogios, o que aumenta a minha vontade.

    Sobre o livro eu já acho a premissa muito interessante e cabe ao debate, sabe? As vezes os pais simplesmente não entende sobre as mudanças que ocorrem com os adolescentes e já querem logo taxá-los de algo ruim, sendo que eles estão simplesmente passando por uma fase...

    Enfim, resenha incrível!

    Obrigada pela dica, beijos ;)

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oie, há tempos que esse livro me chama atenção, ainda mais que nunca li nada da gaile. Pena saber que você não achou tão bom quanto o Eu estive aqui, que é outro livro que tenho vontade de ler da autora, os únicos, ee. Esse internato é algo que me chama atenção nesse livro, porque ele é algo absurdo. Adoro o fato de que o tema principal é a amizade, amo isso em livros. Em fim, me sinto um pouquinho desanimada com o fato de terminar em aberto e não ter mistérios, mas como está na minha lista eu darei uma chance para ele.

    ResponderExcluir
  37. Olha, ando achando a mesma coisa que você, que se eu ficar é um caso a parte e que preciso dar outra chance a autora, pois ela me perdeu naquele livro - chato-
    Achei o tema desse muito importante e interessante de ser abordado, mas poxa, um final aberto? sacanagem isso. A autora deveria ter prestado mais atenção e dado um final apropriado ao livro, pois como você disse esse especificamente não é bacana deixar aberto

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá,
    Eu fiquei bastante curiosa quando vi esse livro, porém vi alguns comentários ruins sobre e acabei ficando com o pé atrás. Gostei da sua resenha porque esclareceu alguns pontos, como o final, que você achou fraco.
    Acho que depois da sua resenha eu vou ler para ver o que eu acho.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  39. Oi!
    E quero muito ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais curiosa, mesmo que seja o final não tenha te agradado tanto... A história parece trazer lições realmente importantes, principalmente sobre aceitação e amizade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Oie!!!
    Morro de vontade de ler esse livro, confesso que ele foi o primeiro da autora que realmente me chamou atenção, gosto da premissa dele, tenho certeza que posso vir a gostar muitíssimo da história. Só fiquei meio receosa em relação ao final, tenho problemas com livros que deixam a desejar no seu desfecho. De qualquer maneira acho que o livro vale a tentativa.
    Bjs

    ResponderExcluir