Resenha: Vinci - Jaqueline Cristina

Editora Young
80 páginas
2016

Vinci é um livro feito para ser lido e sentido, fazendo com que as doces lembranças de infância voltem à tona. Trata-se de uma coleção de crônicas com a infância da autora, onde ela nos leva por assuntos como coragem, determinação, fé e outras inúmeras situações que levam o leitor a sorrir e a refletir sobre a própria vida.

“A coragem é um dos impulsos mais importantes para o desenvolvimento de um ser humano. Cada etapa da vida, cada passo dado, cada lição aprendida são conquistadas com um pouco de coragem.”

Eu comecei a ler Vinci sem saber o que esperar. Confesso que inclusive eu achei que fosse um romance curtinho, como um conto. Fiquei muito feliz porque é mais do que eu achei que seria, e intensamente encantador.


O livro é bem curto, em suas crônicas e suas páginas. Bem escrito e narrado de forma simples, em forma de conversação com o leitor e de uma forma que eu diria até mesmo informal, narra cenas importantes da infância da autora, que a fizeram ser quem é hoje. São textos que falam do amor, todos escritos e forma leve e poética, com um toque de saudosismo.

Esse é uma das histórias que todos deveriam ler. É inspirador, poético e ao ler, tive a sensação de conforto, algo quentinho me abraçando. Suas poucas crônicas me fizeram relembrar minha infância, umas boas, outras ruins, e com isso, senti profundamente as memórias de Jaqueline.
Acredito que uma das principais mensagens do livro é espalhar amor, espalhar lembranças, e Vinci cumpre muito bem esse papel. Nos faz pensar em que situações de nossa infância podem ter contribuído em aspectos de nossa personalidade e lembrar os momentos mais marcantes de uma época tão boa e inocente. Para se ler em uma hora, é suficientemente intenso e fofinho para pensar nele por várias outras horas.


“Não deixe que a máscara do medo e da vergonha te impeça de ser uma pessoa sincera! Chore, grite, brigue... Sua personalidade depende de suas atitudes e escolhas.”

Compre o livro em pré-venda com um porta-joias em forma de árvore aqui.



23 comentários:

  1. Ownnn que resenha mais amorzinho, já estou lendo esse livro e tô amando também.

    Até mais, Davidson.
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,

    Eu me apaixonei por esse livro e já baixei todas as maravilhosas ilustrações da obra e a Jacque me conquistou com as sinceras palavras dela nesse livro.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Eu amo a capa desse livro!
    Não costumo ler livros de crônicas, mas esse vem recebendo muitos elogios que me deixaram curiosa :)

    beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tô querendo muito esse livro, principalmente depois de ler tantas resenhas positivas a respeito. Gosto bastante de conferir histórias com toques poéticos e inspiradores, assim como você mesmo afirmou ser. Melhor ainda é poder perceber as mensagens nas entrelinhas. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas sinceramente gostei das suas impressões e percebi que tu escreve muito bem. Parabéns, continue assim, porque vale mais uma resenha opinativa do que um baita spoiler rs

    Eu adorei sério, e adoro livros que sejam reflexivos. Quem sabe eu venha ler ainda.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html

    ResponderExcluir
  6. Parece um livro muito nostálgico. Adoro crônicas e, como tenho espírito de Peter Pan, sei que vou amar por ser sobre a infância. Já tinha lido uma resenha sobre ele antes, mas gostei das coisas que você disse, fez parecer que ao ler, se encontrava com um amigo que não via faz muito tempo.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu já estou convencida a ler esse livro, porque é a quarta resenha que leio dele HAHAHAHHAH não tem jeito. Terei que ler. Tenho certeza que vou me inspirar, aprender mais com a história da autora. Eu achei essa capa linda demais e quero tê-la na minha estante rs

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Primeira resenha sobre a obra e como não amar???
    Quero ler essa obra o mais rápido possivel! Que lindo se sentir dessa forma. Quero me sentir abraçada e me inspirar durante a leitura também!
    Gostei do enredo e a capa é simples e me conquistou. Sua resenha está no ponto certo para nos deixar curiosa!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e nem a autora, e confesso que a capa não me levaria a um livro como você descreveu. Achei bem interessante essa reflexão sobre a infância e sobre o que firmamos na vida adulta a partir disso. Quero conferir!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    A capa desse livro está linda!
    Ele é bem curtinho mesmo, ideal para quem está em busca de uma leitura mais leve e rápida.
    Achei legal ele passar essa mensagem de espalhar o amor e também as lembranças e fiquei interessada por essa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, achei a capa linda e já vi esse livro em outro blog e achei ele bem interessante, por parecer ser reflexivo. Com certeza leria.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii, tudo bem?
    Eu amo esse livro, terminei recentemente e irei postar a resenha também hhaahahhaha sua resenha ficou um amorzinho <3 essa capa sempre me encanta.
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lari.
    Eu estou pra ler esse livro também e espero gostar da leitura assim como você curtiu. Vejo que o livro é tocante, com crônicas e reflexões sobre nossa vida. Por ser curtinho, já vou passar o livro na minha lista e espero me identificar com o livro.
    Amei sua resenha.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi *---*

    Cada vez que vejo alguém falando desse livro fico ainda mais encantada. A capa é tão amor que quero só pra por na minha estante <3. Adorei sua resenha você colocou vários pontos sobre a obra sem dar spoiler, mas apesar disso não leria o livro pois não gosto de crônicas. Mas é como eu disse. Eu o compraria só para ter essa lindeza.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Li Vinci no fim de semana passado e me encantei com a delicadeza da autora, suas ilustrações e infância.
    Achei um livro lindo e com um convite a reflexão.
    Que bom que gostou.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Olá Camila,
    Acho tão legal quando lemos um livro que nos passa essa sensação de quentinho e de amor.
    Até agora, todas as resenhas que li de Vinci foram positivas e isso me anima muito para ler.
    Em minha opinião, é um ótimo livro para re fazer pensar.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Relembrar a infância é sempre algo muito bom, é gostoso poder mergulhar naquelas lembranças e se lembra mais uma vez sobre como era ser criança. E também noa lembrarmos dos sentimentos purosbe da levza que tínhamos quando eramos crianças... É tão raro nos mantermos dessa forma ate a vida adulta. Tudo muda. Adorei conhecer este livro e adoraria ler estes contos.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Ultimamente eu tenho visto esse livro em muitos blogs, e confesso que estou bem curiosa, apesar de não ser uma grande fã de cronicas/contos. Eu adorei o ultimo quote que você postou, me deu mais vontade de conhecer o livro.

    ResponderExcluir
  19. Oie, quando vi esse livro sendo divulgado por aí eu me interessei. Gosto de livros que voltam a infância e esse em forma de crônicas parece algo muito bacana. Adorei saber que você gostou e os quots que nos trouxe ja me cativaram, espero poder ler logo

    ResponderExcluir
  20. Oi.

    Acho que já li umas três resenhas desse livro só essa semana, e todas falaram super bem e que seria uma leituras mais que recomendada. Estou com o livro para ler, mas ainda não tive tempo de começar, tenho que ler o quanto antes e me apaixonar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Li Vinci essa semana e tive a mesma sensação, achava que se tratava de uma história curta de romance e me deparei com uma mini coletânea de crônicas (tipo de texto que amo!), adorei lembrar de fatos bem específicos da infância com essa obra!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi!!
    Essa capa passa uma leveza e uma delicadeza, imagino que a história deve ser algo que deixa a gente com gostinho de quero mais.
    É tão bom poder relembrar a infância, tanto os momentos bons como os ruins que é certo que nos ensinaram algo, acredito que todos nós deveríamos guardar um tempinho para relembrar esses momentos doces que nos fazem sentir um aconchego.
    Tenho muita vontade de ler esse livro.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu vi uma resenha desse livro recentemente e fiquei bem animada, gosto de contos e embora não seja um gênero que leio com frequência, eu fiquei animada para ler essa obra agora, pois gostei dos temas abordados e é uma leitura bem rapidinha, né? Enfim, gostei bastante da sua resenha.

    Beijos :*

    ResponderExcluir