Resenha: Algo de Infinito - Vivian Lopes

Publicação Independente

481 páginas

2016
Disponível apenas em e-Book na Amazon.

Algo de Infinito conta a história da Família Hayes, focando-se em Alice Hayes e em como eles tentam seguir em frente após o suícidio da filha mais velha, Samantha. Alice foi a primeira a ver a irmã morta e três anos depois, quando vai pra Yale cursar a faculdade, ainda sente grande rancor de Sam.
Lá ela conhece Matthew, estudante de Artes, e que passa a colorir os tons de cinza da garota, que finalmente sente que pode deixar de ser “a irmã da garota que se matou” e ser simplesmente Alice.

“Seu pai o pegava no colo e explicava que Sam continuava lá, mas que, assim como as estrelas florescentes coladas no teto do quarto dele, ela só brilhava no escuro.”

Eu não sei se consigo expressar de forma a fazer jus a esse livro, mas prometo tentar. Foi uma surpresa agradabilíssima, que me arrancou muitos suspiros e sorrisos.


É perceptível a evolução de Algo de Infinito, em comparação com Bem-vindo a Napoli (resenha aqui). O primeiro de Vivian Lopes foi muito bom, mas o segundo... Foi incrível, é o que posso dizer. Sua escrita continua primorosa e sua história parece ter sido muito trabalhada e bem desenvolvida, sendo nítido o trabalho de pesquisa que a autora realizou. Como em seu trabalho anterior, Vivian ateve-se um pouco aos clichês românticos, mas diferentemente de Napoli, trabalhou mesmo é com o lado dramático.
Gostei principalmente de sua trama intricada, que começa com poucas informações e por isso você começa torcendo uma pessoa, mas logo há uma reviravolta, com a história um mais esclarecida e você percebia que não era bem o que achava que está acontecendo, e por isso fiquei confusa (de uma forma boa!) e sem saber para quem torcer na maior parte do tempo. Entretanto, apesar do pequeno mistério e da carga dramática, alguns de seus pontos foram bem simples de adivinhar, não sendo surpresa nenhuma para o leitor.

Os personagens são muito carismáticos e por mais que todos sejam bons, sem exceções, os que eu menos me identifiquei foram os protagonistas. Alice mais do que Matthew. Por muitas vezes me vi querendo dar uns tabefes na cara deles, por motivos que não posso mencionar, porque seriam spoilers, e mais do que tudo, muitas vezes me vi sem entender o que se passava na cabeça da protagonista, perguntando-me o porquê de ela agir de uma ou outra maneira. Depois disso, porém, pude compreender no final do livro o porquê dela tomar tais atitudes e foi algo muito singelo e bem pensado. Além disso, é inegável o quanto a garota foi forte, mesmo que não fosse necessário, ao lidar com a morte da irmã. Além disso, foi bastante leal e justa a todos os amigos. Foi desesperador imaginar o quão ela era afeiçoada a irmã e de repente, havia apenas ela, Alex e Charlie, seus outros irmãos.

“Agora éramos três e eu começava a me afeiçoar ao novo número. O número que simbolizava a união e o equilibrio. O número da Santíssima Trindade, o número de porquinho, o número de poderes, o número de parcas na mitologia e o número de cabeças de Cérbero. O número de mosqueteiros. […] A verdade é que, por mais que três fosse um ótimo número, três também era o código mundial para pedir socorro. E os três mosqueteiros eram na verdade quatro.”

Já com Matthew, tive uma relação de amor e ódio. Eu amei sua personalidade e sua sensibilidade com as coisas, mas algumas poucas atitudes (por mais que ele não tivesse noção delas) me incomodaram bastante.
Meu personagem favorito foi Jenkison, que se mostrou de todas as formas positivas possíveis. Foi engraçado, me rendendo boas gragalhadas; foi intenso, me deixando deprimida, e por mais que seja o galã da faculdade e sequer tenha notado isso, é fã da Sophie Kinsella!
Além disso, todos os personagens tem um espacinho na história, e nenhum deles deixa de ser abordado e retratado.

Acho que o ponto que mais gostei na história foi a quantidade de referências (bem colocadas, por sinal, e não jogadas na história) que a autora dá. São inúmeros filmes, séries músicas, citações e informações úteis sobre algum fato ou até mesmo sobre pessoas. Aprendi muito sobre Van Gogh, que tem uma parte importante na história. Considero essa parte importante porque me senti mais próxima a cada personagem, como se eles se tornassem um pouco mais reais na leitura.

Acredito que Vivian soube escrever uma história maravilhosa, detalhada na medida certa, com personagens carismáticos e divertidos, sem deixar de lado o aspecto romântico e dramático. Por isso, não perde em momento algum para os young adults que vem lá de fora, tendo se tornado uma de minhas histórias favoritas.
Por fim, posso dizer que para mim, Algo de Infinito foi tão engraçado e bonitinho como um bom romance da Sophie Kinsella!

17 comentários:

  1. Que capa linda. Como eu não conhecia esse livro ainda? Fiquei bem interessada na premissa, ainda mais depois de ler tantos comentários positivos por sua parte. Espero conferir essa leitura quando tiver a oportunidade.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu ainda não conhecia esse livro e pelo que vi na sua resenha eu acredito que eu gostaria bastante dele. Achei a história bem atraente e a trama parece ser daquelas que só dá vontade de ler até terminar. Achei a capa bem simples, sem muitos detalhes mas ao mesmo tempo é tão bonita, acho que a simplicidade só foi um ponto a favor.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro,
    mas gostei bastante da premissa, a temática mais densa me atraiu bastante, fiquei curiosa para acompanhar essa evolução dos personagens que iniciaram tão marcados por essa tragédia terrível.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Que enredo bacana, também já senti vontade de dar uns "tabefes" nos protagonistas, mas depois entendemos o real motivo deles ser assim,rsrs. Esse suicídio me fez querer fazer a leitura do livro, espero lê-lo assim que possível.

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa, adorei a resenha do livro. Já li da autora Bem-Vindo a Napoli e gostei de saber que sua escrita evoluiu. Legal saber que ela focou no lado dramático nesse livro. Curti demais.
    Já percebi no outro livro da autora que li que ela faz muitas referências e faz isso bem, gostei de saber que esse livro contem isso!
    Vou adicionar na meta desse mês, pois já tenho o livro *-*
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido fala sobre esse livro antes, mas achei a capa linda e super delicada. Estou realmente encantada, principalmente por causa dos quotes que você separou. Acho que a autora deve ter um tipo de escrita que eu gosto e, como já gosto de histórias de drama, eu possivelmente iria gostar de conhecer esta. Obrigada pela dica. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu ainda não conhecia essa publicação, e fiquei bem curiosa para conferir essa história. Com certeza, tem uma carga emocional enorme, e vai me deixar bem emocionada no decorrer a leitura. Não vejo a hora de ter a oportunidade de ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Além dessa capa ser extremamente bonita, esse título já chama muito a atenção. Além do mais, a premissa é muito foda, sempre gosto de ler livros que retratam o suicidio ou como as pessoas lidam com isso. Fico feliz por ter personagens carismáticos, acho que a leitura vai ser muito emocionante e boa. Fiquei bem empolgada. <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas a premissa dele me chamou muito a atenção. Gosto de histórias onde um personagem acaba morrendo (mesmo sendo trágico) e os outros precisam, de alguma forma, seguir em frente. Gostei mesmo da premissa do livro, adoro livros com cargas emocionais grandes ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa, já que gosto de histórias que tenham uma carga dramática, mas que não deixem de ser fofas. Também é bom saber que os personagens foram bem explorados e tem papeis importantes no enredo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Camila, tudo bem flor?

    Menina estou perdidamente apaixonada, que resenha mais fofa, com certeza você conseguiu transmitir o que queria *-* fiquei com certo receio quando você mencionou que não se identificou tanto com os protagonistas,mas pelo que pude notar a leitura valeu a pena, estou encantada com fato de ter tantas referencias e uma mistura de tudo, gostei de saber que tem um toque de drama, eu adoro isso, as estória se torna mais real! Sem sombra de duvidas vou ler este livro, a ideia principal e incrível.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada.
    A temática e forte e bom saber que a autora soube conduzir o livro de forma cativante e emocionante, sabendo dosar bem tudo.
    Bom saber que é um livro nacional.
    Anotei a dica. espero ler em breve.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas fiquei animada de cara porque é o tipo de história que gosto, sabe? Adoro um drama kkkk Bom, é bacana ver que a autora conseguiu melhorar no segundo livro dela e fiquei realmente animada para conhecer os personagens, pois todos parecem bem construídos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Ainda bem que achaste que a autora escreveu uma boa historia! :) E que achaste os personagens carismaticos, bem como os sentimentos e ter em equilibrio o drama e o romance..

    Bem, quanto a detalhes, e otimo que aches que se encontra na medida certa, visto que muitos autores se perdem um pouco nisso! :)

    Que venham mais leituras assim! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Que capa legal e história interessante. Poxa, eu fico imaginando como deve ser difícil a questão que a personagem tem que passar e como a autora consegue retratar toda a evolução da personagem. Só faltou linkar ali onde você fala sobre o outro livro dela. :)

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, uau eu não conhecia esse livro ainda e confesso que sua resenha me deixou super curiosa. Eu adoro esses romances divertidos, e um YA é muito agradável assim. Com toda certeza darei uma chance para o livro logo que eu tiver uma oportunidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Tem livro que o amor e ódio e tanto que acabamos a odiar mais do que amar, isso aconteceu com um livro que estava amando e de repente acabei odiando muito o livro e não voltaria a ler, porém esse livro tem algo maior por de trás da protagonista agir e pensar e acabar de ficando com raiva, no momento não é um livro que leria por esse motivo.

    ResponderExcluir