Resenha: Minueto da Madrugada - Décio Gomes

Editora: Schoba

256 páginas

2014

ATENÇÃO:  Por tratar-se do segundo livro de uma trilogia pode conter spoilers do volume um: Albertine. (Resenha aqui.)
 

Rosa é uma jovem alemã que resolveu iniciar uma nova vida após a morte de sua mãe, partindo para a Inglaterra após ler um anúncio procurando uma governanta no local. Ela logo é contratada por Joseph para trabalhar na mansão Ridell, que logo será o lugar onde ele irá morar com a noiva, Dianne. A governanta e a noiva acabam se tornando grandes amigas, enquanto coisas muito estranhas passam a ocorrer na casa. Rosa percebe então que muitos desses acontecimentos podem ter relação com a futura dona da mansão.

Apesar de ser o segundo volume d'As Crônicas Ridell, Minueto da Madrugada é o prólogo de seu percussor. Em Albertine, nós conhecemos Rosa, a fiel governanta dos Ridell, a quem serve há anos. Em Minueto da Madrugada, conhecemos mais a fundo a história dela, sobre como virou a serviçal de Joseph, o dono da imobiliária Ridell.


O segundo livro é uma ótima “meia” continuação. É incrível como o ambiente ficou enriquecido e coisas que antes eram meras passagens rápidas no primeiro livro são bem mais aprofundadas e explicadas, como todo o mistério que sempre existiu ao redor de Dianne.

Outro ponto positivo é que o autor soube pontuar muito bem algumas pontas soltas no primeiro livro, onde podemos compreender melhor toda a situação que está ocorrendo e principalmente, como tudo se iniciou.
A narrativa de Décio continua muito bela e rica, demorando-se bastante nos detalhes e descrições de cenários. Apesar da evolução no livro, é mais lenta que em Albertine. Enquanto no primeiro livro o ritmo é mais frenético e com mais acontecimentos, o segundo também possui muitos acontecimentos, mas num ritmo bem menos acelerado, voltando a fluir mais perto do final. Entretanto, não me impediu de aproveitar a leitura, que fiz em um dia.
Além disso, Minueto da Madrugada é deveras mais assustador. Eu não sei explicar, mas fiquei angustiada com as cenas do livro, que são inúmeras e pesadas. À medida que Dianne vai entrando em acordos que não tem saídas, nem modos de serem desfeitos, os funcionários vão enlouquecendo conforme criaturas com formas demoníacas aparecem para atormentá-las e acidentes acontecem.

As personagens da história são bem complexas. Adorei saber mais sobre a vida de Rosa, que foi uma das minhas personagens favoritas em Albertine. Entretanto, uma personagem me cativou: Dianne. Ela, que apesar de ser uma personagem extremamente importante para a série, não apareceu muito no primeiro volume, é a protagonista desse. Ela é complexa, perturbada e apaixonada por um homem que em minha opinião, a mantém em uma relação abusiva. É nítido que Joseph não a ama, e desde sempre, mostra-se um canalha manipulador e possessivo. Se eu já tinha raiva dele antes, agora que tenho ódio. O casal sempre briga; quando ele está em casa, o que é raro, claro. Entretanto, Dianne sempre tenta manter a relação, porque o ama e faz de tudo para tentar ser feliz com ele. Mas claro, fica a dúvida se ela fez tudo isso de fato por amor, já que ela é mais inteligente do que aparenta.
Quanto aos outros personagens, não há muito o que comentar, já que não aparecem muito e quando aparecem, não há um aprofundamento.

Em minha opinião, é claro que Décio Gomes evoluiu entre os livros. Seus personagens, cenários, descrições e planos de fundo foram melhores e enriqueceram ainda mais sua história. Entretanto, senti que faltou algo além, mais explicações como por exemplo, sobre o misterioso Necronominon e como ele chegou à Mansão. Espero que minhas dúvidas sejam sanadas no terceiro livro. Minueto da Madruga, porém, é uma continuação a altura para a trilogia, e aguardo ansiosamente pela conclusão.


Sobre a série:
Minueto da Madrugada é o segundo volume d'As Crônicas Ridell, escritas pelo autor caruarense Décio Gomes. O terceiro livro deve sair em 2016, e chama-se Elegia.

32 comentários:

  1. Parece ser um excelente livro, ficamos curiosa. ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa, não conhecia o livro, mas parece ser brm interessante, especialmente por conta do gênero. A editora está lançando ótimos títulos por sinal. Por ser o segundo livro de uma série não saberia opinar muito; mas vou procurar mais informações sim. Ah, e vou ler sua resenha do primeiro livro.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oie. Adorei o título tanto do primeiro quanto do segundo livro, parecem muito interessante e eu os leria, com certeza. Adorei o fato que você mencionou a respeito das descrições do cenário que são muito bem feitas. Também me interessou o fato de o casal protagonista ter um relacionamento abusivo e eu gostaria muito de ver como isso foi tratado no livro, sem contar as criaturas sobrenaturais da história, quero saber tudo a respeito delas.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e nem a serie e o gênero e o enredo não me chamaram muito a atenção. Bacana ver como o autor está evoluindo sua escrita juntamente com a história, mesmo que você tenha sentido falta de mais explicações.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Não conhecia o livro e devo dizer que fiquei intrigada, não a ponto de ler, pois não gosto de leituras mais tensas que por vezes podem beirar o terror, mas eu gostei de saber que há brasileiros escrevendo coisas assim, tem público e agora que sei vou anotar a dica para o caso de alguém pedir indicações do tipo. E amo quando vemos a evolução do escritor, dá um orgulhinho né?
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oi, não conhecia o livro ou a série e nem o autor, mas achei interessante, pois me deixou intrigada, mas não sei se leria, já que é um a série e o autor deixa pontas soltas para ser explicado no proximo livro, acho que não teria pacinecia para ler os livros, mas que bom que gostou da trilogia, mas acho que não leria.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro acredita?
    Na verdade não conhecia essa série e achei ótimo ver a evolução tanto do enreod, como personagens e a escrita do autor. É lindo quando acontece.
    Fiquei curiosa, mas vou esperar lançarem o próximo livro para ter todos.

    Adorei a resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei sua resenha. Mesmo não conhecendo o livro e o autor, achei a premissa bastante interessante. pelo que pude notar, a escrita do autor evoluiu bastante - o que é bom.
    Adorei o fato de o autor ter amarrado algumas pontas, pois já li muitas séries que as situações soltas são deixadas apenas para o último livro.
    Já anotei a dica da série e espero ler em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu não gosto de terror, mas comecei a ler a resenha sem preconceito e não gostei nem um pouco do enredo. Não que seja ruim, definitivamente não é, mas eu não curto e não consigo ingressar numa leitura como essa.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro ou esse autor, mas pela sinopse pareceu um livro que eu leria sim. Achei a premissa interessante. Fico feliz que a escrita do autor tenha evoluído e o fato dele amarrar as pontas soltas. Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da sinopse e fiquei interessado. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que bom que deu para perceber uma evolução do autor de um livro para o outro, é sempre frustrante quando isso não acontece. Adoro enredos com personagens complexas. Pena que faltaram algumas explicações, mas de repente o autor fez de propósito e guardou coisas para só contar no próximo livro mesmo. Espero que curta a conclusão da trilogia!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Nossa, um autor caruarense! Admito que não conhecia nem a editora Schoba.

    O livro parece ter uma proposta interessante, misturando criaturas sobrenaturais com uma história de suspense. Foi uma boa resenha, mas senti falta de alguma informação sobre o período em que a história se passa: como se trata de uma alemã visitando a Inglaterra, esse é um fator importante.
    Abraços!
    Rodrigo Lopes
    www.literaturaempauta.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu estou lendo o primeiro livro da série, e mais outros 3 livros diferentes (:/). Como é um dos meus gêneros preferidos, estou adorando. E é bom saber que nesse segundo você percebeu uma melhorar na escrita. Isso me anima mais ainda a continuar lendo.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu já conhecia o primeiro volume da série, Albertine, mas não sabia que o mesmo fazia parte de uma trilogia. A história sempre me interessou, eu tinha visto umas 5 resenhas dele e todas eram bem positivas. Além disso, a história me lembra muito a primeira temporada de American Horror Story, sou viciado nesse seriado e essa semelhança já me deixa louco pra ler. Espero ter a chance de conferir a trilogia, por enquanto fica só na wishlist mesmo kkkk
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  16. Oláa! Mesmo não tendo conhecido o primeiro volume, li sua resenha e achei a premissa desse segundo livro bem interessante. Não sei se leria, mas já anotei o título aqui para não esquecer. É sempre bom ter novas indicações de bons nacionais :D
    Ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. @VouArrasar
    Oi!
    E é. Espero que gostem, caso leiam.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. @- fecprates
    Oi, Fer, tudo bom? Aqui é a Camila! <3
    O gênero não é tão meu estilo, confesso. Mas As Crônicas Ridell arrebataram meu coração!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. @Tamara Padilha
    Oi, Tamara, tudo bom?
    De fato, os títulos são um tanto criativos.
    Espero que goste, caso leia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. @Ivi Campos
    Oi, Ivi, tudo bom?
    Uma pena que não tenha gostado. Pelo menos temos muitas opções de livros por aí!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. @Agatha Guedes do Nascimento
    Oi, Agatha, tudo bom?
    Sim, e o Décio, nesse caso, é muito bom com o gênero.
    Uma pena que não goste!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. @Thatyane
    Oi, Thatyane, tudo bom?
    Entendo, mas a leitura vale a pena! Quem sabe futuramente?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. @Ana Paula Lima Miranda
    Espero que o autor possa fazer cada vez mais sucesso, seus livros são muito bons!
    O terceiro sai em breve, espero.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. @Bruna Costabeber
    Sim, a escrita evoluiu bastante, e isso é ótimo.
    Mal posso esperar pelo terceiro volume e fico feliz que tenha colocado na lista de possíveis leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. @Beatriz Andrade
    Oi, Beatriz, tudo bom?
    Fico triste que não te interesse.
    Quem sabe numa próxima?

    ResponderExcluir
  26. @Roberta Ferreira
    Oi, Roberta, tudo bom?
    Fico feliz que se interesse pela leitura! Espero que possa lê-lo em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. @bruno ferreira
    Oi, Bruno, tudo bom?
    Espero que goste da leiturra, caso leia!
    E obrigada pelo elogio.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. @Ju
    Espero que ele amarre as pontinhas soltas, gosto de finais concretos! hehehe

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. @Unknown
    Oi!
    Desculpe-me, de fato não coloquei essa informação na resenha. Confesso também que não me lembro agora, mas posso ver no livro e te falar depois.

    Obrigada pela opinião ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. @Profissão: Leitora
    Ah, espero que esteja gostando bastante, e continue com a leitura, vale muito a pena!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. @Manoel Alves

    Oi, Manoel, tudo bom?
    Espero que te agrade bastante, caso tenha a oportunidade de ler

    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. @Gabrielly Marques
    Oi, Gabrielly, tudo bom?
    Espero que tenha interesse em ler a trilogia futuramente.

    Obrigada pelo elogio!
    Beijos!

    ResponderExcluir