Resenha: O Leão Ferido - Mia Sheridan

Editora Arqueiro
Tradutora: Ana Rodrigues
240 páginas
2016

ATENÇÃO: Se você não leu "O Coração do Leão" essa resenha pode conter spoilers.

Leo ama Evie desde que os dois eram crianças que moravam em lares adotivos temporários, e a única certeza que ele tinha era que nada o afastaria dela.
Mas ainda adolescente Leo é adotado e obrigado a se mudar de cidade, o que faz com que fiquem afastados por oito anos contra a própria vontade. Nesse tempo, Leo enfrentou diversos obstáculos, muitos criados pela própria mãe adotiva, para que pudesse se achar digno de Evie.
O reencontro aconteceu, mas não foi fácil e Leo precisou se esforçar para reconquistar Evie e, com ela, deixar para trás uma infância cheia de tristeza e abandono.

"Às vezes tenho a sensação de ser feito de um milhão de pedaços que tento colar a cada dia."

Evie e Leo cresceram em lares adotivos e foi em um desses lares que eles se conheceram, ainda crianças, iniciando uma amizade que com o passar dos anos se transformou em amor, até que Leo foi adotado e obrigado a mudar de estado, prometendo entrar em contato, o que, oito anos depois ainda não tinha acontecido.
Para quem não sabe, O Leão Ferido é a história que conhecemos em O Coração do Leão pelos olhos de Leo.



Escrever a mesma história por um ponto de vista diferente, ao meu ver, é algo bem difícil pois requer uma grande habilidade de escrita e percepção do autor para que a nova visão não acabe se tornando um livro igual ao anterior. Confesso que vi poucos escritores com esse talento, mas Mia Sheridan conseguiu se sair bem nesta tarefa, trazendo um livro que, apesar do pouco ineditismo, complementa o anterior. Ainda assim, não espere por novidades grandiosas: apesar de vermos tudo através de novos olhos, as cenas, em sua maioria, são exatamente as mesmas, com a adição dos pensamentos e relatos de Leo.

Mas nem só de repetições é feito um novo ponto de vista: há sim várias cenas inéditas que foram extremamente bem-vindas, não só por quebrarem a monotonia que os diálogos já lidos anteriormente causaram, pois obviamente são idênticos aos do livro anterior, (o que para um leitor mais esquecido, como eu, ou para quem já leu O Coração do Leão há algum tempo, é bom) mas por trazerem diversas respostas e detalhes do que aconteceu com Leo, da sua adolescência tão sofrida quanto a infância, do que isso fez com ele e do porquê, exatamente, ele deixou de procurar por Evie, o que é muito gratificante, pois são respostas significativas e que justificam essa nova visão.

Contudo, mesmo com os momentos inéditos, grande parte das demais cenas, como eu disse anteriormente, são iguais, assim como os diálogos e, por isso, aconselho que a leitura de O Leão Ferido não seja feita logo após o término de O Coração do Leão, pois toda essa familiaridade textual pode causar uma leitura monótona e sem atrativos, o que, creio eu, ninguém quer.

Assim como os outros livros que li da autora, esse foi uma boa leitura, não só pela história mas também pela escrita de Sheridan que é leve, fluida e extremamente gostosa, tornando impossível que paremos de ler até chegar ao fim. Seus personagens bem construídos e seus toques certeiros de drama também contribuem para o bom e ágil andamento da trama.

Quem lê Mia Sheridan uma vez nunca mais para e estou extremamente ansiosa pelos próximos livros da série que a Arqueiro irá publicar. Quero muito saber se, assim como nos demais livros, ela conseguirá manter essa mescla única entre romance, drama e um toque sutil de misticismo que as lendas relacionadas aos signos zodíaco, nos quais ela baseia suas histórias, trazem.

Sobre a série:
A série Signos do Amor baseia cada livro em um dos doze signos do zodíaco e cada volume conta uma história única, não tendo uma ordem correta de leitura. Até o momento foram lançados oito volumes nos EUA. No Brasil a série possui três volumes lançados sem previsão para o lançamento do próximo.
Leia as resenhas de A Voz do Arqueiro e O Coração do Leão.

3 comentários:

  1. Oi Lari, tudo bom? Li A voz do arqueiro e amei tanto, se tornou um dos meus livros favoritos, mas ainda nao tive tempo (nem dinheiro) pra ler O coração do leão, estou bem ansiosa pela leitura.... Confesso que não li sua resenha porque fiquei preocupada com os spoilers hahaha Mas deu uma passada por cima e vi que apesar de ter dado 3 estrela você gostou da leitura, espero gostar também *_

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. @Sarah Fernandes
    Oi Sara!
    A Voz do Arqueiro é muito amor, impossível não gostar haha. Os livros seguintes não são tão bons quanto mas ainda assim são muito bons e vale a pena os ler.Tenho certeza de que vai gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O livro parece conter uma estória muito linda e comovente!! Os personagens são bem construídos, cada um com suas características peculiares. Apesar dos duros momentos e perdas por que passaram, Jake e Evie são fortes e muito cativantes!! Já está minha lista de leituras!!

    ResponderExcluir