Resenha: O Mar Infinito - Rick Yancey

 
Editora Fundamento
Tradutora: Edite Siegert Sciulli
248 páginas

ATENÇÃO: Trata-se do segundo livro de uma trilogia. Se você ainda não leu "A 5° Onda", essa resenha pode conter spoilers. Leia a resenha do primeiro livro.

Cassie Sullivan sobreviveu às quatro ondas provocadas pelos Outros, assim como seus amigos. Agora a humanidade está quase extinta, a 5° Onda se espalha sob a Terra e os sobreviventes devem escolher: enfrentar o inverno enquanto esperam por Evan Walker ou procurar abrigo antes que o inimigo os ache? Afinal, o próximo ataque só está esperando para acontecer e nem os humanos e nem os Outros sabem do que seus inimigos realmente são capazes.

"Estou me afogando em sangue. Não meu. O sangue dos bilhões que morreram antes de mim, um mar infinito de sangue que me envolve e me puxa para o fundo sem luz.
— Se você for humano, não há esperança"

Quem leu a minha resenha de A 5° Onda sabe que eu amei a história criada por Ricky Yancey e estava super ansiosa para ler a continuação. Minhas expectativas estavam nas alturas e qual não foi a minha surpresa ao ter todas elas atendidas? Poucas vezes, ao menos na minha experiência, o livro inicial de uma trilogia ou série consegue ser superado pela sua continuação, mas, nesse caso, o autor conseguiu com maestria atingir esse feito, trazendo um segundo livro com um ritmo frenético e bruto, que possui, contudo, mais questões do que respostas.



Eu tinha esquecido o quão boa é a narrativa de Ricky. É extremamente bem elaborada, inteligente, criativa e cheia de metáforas e significados ocultos que vão sendo desvendados à medida em que avançamos na leitura.
O ritmo dos acontecimentos é bem diferente do livro anterior; aqui tudo é mais imediato. A trama dos Outros tem um foco maior, assim como os personagens, que ganharam pontos de vista, e suas respectivas histórias.

Nesse volume a história vai muito além de Cassie, Sam e Zumbi. Conhecemos o passado e as emoções de todo o esquadrão formado no primeiro livro e foi impossível não simpatizar com Pão de Ló e não me apaixonar por Especialista, que é quem narra a maior parte do livro. Há também alguns personagens novos que surpreendem e encantam mais do que o imaginado.

A sequência de A 5° Onda é cheia de reviravoltas e nada é o que parece, cada capítulo é uma surpresa e é cada surpresa de deixar o queixo caído que fica difícil sair ileso do turbilhão de emoções que o livro provoca.

  "Eu sou a humanidade.
   Ele caiu
   Eu sou a humanidade.
   Ele se levantou."

O Mar Infinito foi uma leitura extremamente rápida e agitada. Yancey me deixou com os nervos à flor da pele e em desespero total para saber qual o desfecho dessa trilogia singular.

Sobre a série:
O Mar Infinito é o segundo livro da trilogia A 5° Onda, iniciada com o livro de mesmo nome. O último volume, entitulado A Última Estrela, tem lançamento previsto para o dia 25 de Maio desse ano.

1 comentários:

  1. Oii Larissa, tudo bom?
    Eu li a 5ª Onda porque todos estavam falando muito bem desse livro, mas raramente consigo me apegar a distopias. Apesar de ter gostado bastante de A 5ª Onda, por algum motivo, ainda não senti vontade de ler Mar Infinito, apesar de que pretendo... um dia :)
    Ótima resenha, adorei!
    Resenha Atual
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir