Resenha: Filha da Floresta - Juliet Marillier

 
Editora Butterfly
Tradução: Yma Vick
607 páginas
2012

Sorcha é a sétima filha de um sétimo filho. Nascida em Sevenwaters, uma terra onde a magia é uma força incontrolável da natureza, ela se vê, junto com seus seis amados irmãos, vítima de uma terrível maldição que somente ela é capaz de quebrar.
Agora, Sorcha tenta cumprir a tarefa imposta pelos Seres da Floresta para salvar seus irmãos ao mesmo tempo em que se sente um amor proibido, e forte, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.

"Quando os Seres da Floresta lhe davam uma ordem, você a seguia sem questionar, fosse ou não do seu agrado."

É sempre difícil falar de livros como esse, que prendem, arrebatam e emocionam logo de cara, deixando por fim uma grande miríade de sentimentos que palavra nenhuma parece ser suficiente para descrever. Ainda assim cá estou, tentando explicar para vocês o quão surpreendente foi essa leitura. Filha da Floresta é um livro que conheço há tempos mas somente pela capa e pelos elogios de quem já o leu; é o típico caso do "Quero ler mas deixarei para depois" e, felizmente, o depois chegou e tudo em que consigo pensar é "Por que eu não li esse livro antes?".



Sorcha é a filha caçula do grande Lorde Colum de Sevenwaters, uma província fictícia da antiga Irlanda onde a magia ainda reina. Sua mãe faleceu no dia do seu nascimento, o que fez Lorde Colum se dedicar ainda mais às batalhas e se afastar dos filhos, deixando Sorcha ser criada, cercada de amor e proteção, pelos seus seis irmãos: Liam, Diarmad, Conor, Comarck, Finbar e Padriac. Tudo ia bem, até que Lorde Colum resolve que é hora de  seus filhos terem uma nova mãe e, assim, Lady Oonagh surge na vida de Sorcha e sua família, trazendo discórdia e uma terrível maldição.

Parece um conto de fadas daqueles que vemos aos montes por aí, não é? De certa forma o primeiro livro da Coleção Sevenwaters segue bem esse estilo, já que a autora se baseou no conto "Os Cisnes Selvagens" dos Irmãos Grimm, mas não se engane achando que é tudo um mar de rosas: Filha da Floresta segue sim uma linha de contos de fada mas a história contada é cheia de elementos e dilemas reais facilmente reconhecíveis no nosso dia-a-dia.

Marillier tem uma escrita impecável e  poética na medida certa. Sua narrativa em primeira pessoa é tão competente em prender a atenção do leitor que as mais de seiscentas páginas voam imperceptivelmente, deixando a sensação de que poderia haver muitas páginas a mais e ainda assim não seria suficiente para nos saciar.

Seus personagens são muito bem construídos, a começar pela protagonista Sorcha, uma menina de 12 anos extremamente cativante que possui sabedoria e sensatez inigualáveis, mesmo nos momentos mais difíceis de sua jornada. Seus irmãos são tão cativantes quanto, além de intrigantes, principalmente Connor e Finbar (por quem cai de amores, confesso), e possuem características muito únicas. Eu poderia discorrer longamente sobre eles, mas seria injusto tirar de vocês o gostinho da descoberta de conhecê-los, assim como aos demais personagens que aparecem ao longo da trama, como Red, o Bretão,  que surge deixando Sorcha e o leitor numa tremenda confusão de sentimentos

De maneira geral é impossível não sentir tudo o que eles sentem, de um extremo ao outro, boas e ruins, todas as emoções são claramente passadas ao leitor.

"Sorcha é o elo que nos mantém unidos. Sem ela, somos como folhas ao vento, soprados sem destino."

Ainda que seja uma ficção regada a magia, a história que Juliet nos conta traz lições valiosas sobre sacrifícios e amor nas suas mais variadas formas, além de abordar diversos temas delicados ligados à mulher e a forma como ela é vista e tratada pela sociedade.

Eu não imaginava que esse livro fosse ser tudo o que foi e, por isso, ele entrou para a seleta lista de livros que permaneceu comigo mesmo após o fim da leitura, impossível de esquecer. Se você gosta de magia e emoção, me arrisco a dizer que, em algum momento da sua vida, você deve o ler.

Sobre a série:
Inicialmente uma trilogia, Sevenwaters possui quatro livros publicados no Brasil e mais dois a serem lançados no seu país de origem. Cada livro da série conta a história de uma geração da família, possuindo uma ordem cronológica mas independentes entre si.

16 comentários:

  1. Olá Larissa, tudo bem flor?

    Menina me lembro quando encontrei este livro pela primeira vez, me vi perdidamente apaixonada por que você sabe eu adoro uma fantasia <3 Mas quando peguei o livro para ler não sei se eu estava em uma fase ruim acredito que mas, pois eu não aguentei nem ler o primeiro capitulo inteiro( com certeza tem uma coisa errada comigo kkk) achei a escrita da autora muito rustica e difícil de ler, lembrando que na época hoje não sei, eu tenho lido ótimas resenhas sobre este livro, e opiniões apenas positivas e confesso que não tem como correr uma hora vou ter que ler HAHAHAHAH enfim sua resenha esta maravilha, adorei você ter se atentado aos detalhes e personalidade dos personagens,assim que ler pretendo lhe contar :)

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li várias resenhas, tanto positivas quanto negativas, sobre esse livro, e de qualquer maneira, desde que li a sinopse tenho vontade de conferir a história. É um gênero que eu adoro por isso está na minha lista de desejados. Sua resenha me deixou ainda mais motivada para conferir.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou muito chegada nos títulos publicados por essa editora, mas essa série é uma das poucas publicações deles que me chama atenção. Achei legal ver sua impressão sobre a obra, eu ainda não li mas tenho muita curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Essa série é sempre tão elogiada por todos que tenho curiosidade desde o primeiro livro.
    Pela sua resenha empolgada parece que a obra vale mesmo a pena. Gosto de magias que traem também algumas reflexões.
    Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  5. oie Larissa tudo bom??

    eu namoro esse livro por um bom tempo, e ele geralmente não fica em um valor de promoção, esses temos o box estava por 70 acho, ainda é meio caro no meu ponto de vista, mas enfim, eu quero muito ler esse livro, e infelizmente também não tem ebook, procurei para comprar, mas não desisti, permanece na lista!

    =)

    ResponderExcluir
  6. OI!!

    Larissa solicitei esse livro e a editora me enviou, assim como você adorei! Entretanto não sabia que a coleção tinha mais dois livros, realmente espero que a Butterfly lance os que faltam e já estou ansiosa pelo próximo livro da série. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    super te entendo, é tão difícil sentar pra resenhar quando acabamos de passar por uma montanha russa de emoções, quando a história nos arrebata dessa maneira.
    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante, fora a capa que é super linda.
    Parabéns pela resenha e pelo blog mega fofinho, adorei.
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Já li muitos elogios para essa série,
    estou com esse livro aqui, quero ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá! Essa série me chamou atenção, se não fosse o fato de estar com outras séries literárias atrasadas, eu leria sem sombra de dúvidas. Mas assim que aliviar minha fila de livros eu vou pegar firme nessa obra.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!

    Sou doida para ler essa série!
    Cada resenha que leio fico mais empolgada e com a sua não foi diferente. Adorei!
    A capa é linda!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olha, desde que vi essa série pela primeira vez, me interessei pela leitura. Mas infelizmente ainda não pude adquirir nenhum exemplar. A sua resenha me deixou com mais vontade ainda. Só não sabia que tinham mais livros ainda pela frente. Achei que a série já estava fechada no 4º. Mas enfim, mesmo assim ainda tenho interesse pela leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Eu estou louca pra ler essa série. Todo mundo tem me recomendado demais esse livro, mas eu ainda não tive a chance de colocar na estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Olha quando comecei a ver resenhas deste livro não me encantei muito não, mas depois fui prestando mais atenção e me envolvendo. Hoje em dia estou louquinha para ler a série! Parece muito envolvente mesmo. E eu adoro emoções. srsr

    Nota dez pra sua resenha!

    ResponderExcluir
  14. Sempre que paro em uma resenha desse livro, ao terminar fico me perguntando se não existe algum tipo de magia nele pois todas que li até agora deram 5 estrelas. E é tão difícil isso acontecer, então ou é magia mesmo ou então a autora é muito boa. Eu acredito mais na segunda opção...
    Não é meu estilo de leituras, mas acho que preciso - e logo - dar uma chance ao livro. Duvido que não irei curtir :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  15. Olá Larissa!!!
    Toda vez que leio uma resenha sobre essa série vejo as pessoas falando o quanto é boa e o quanto vale a pena ser lido. Porém, apesar dos incentivos não sei por quê não fico presa a querer lê-lo e isso é uma pena :(
    Porém, gostei de sua resenha e como você disse apesar de o livro ser um conto de fadas ele não é :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá =) Eu amei esse livro. Também não esperava tão bom, entrou para o meu favorito. Beijos'

    ResponderExcluir