Resenha: Sob a Luz dos Seus Olhos - Chris Mello


 
Editora Fábrica 231
318 páginas
2016

Elisa e Paul são dois jovens repletos de sonhos e planos para o futuro. Unidos pelo destino, a vida de ambos agora só será completa se estiverem juntos.
Mas será que o "Felizes para Sempre" realmente existe?

"As palavras sempre falham quando tentamos fazer alguém entender o que acontece dentro de nós, pois alguns sentimentos, sensações e certezas não possuem nome, apenas pulsam, existem e nada mais."

Elisa é uma brasileira que acabou de terminar a faculdade e decide que o melhor jeito de começar a vida profissional é passando um ano na Inglaterra, trabalhando como editora, com direito à alguns dias de descanso na histórica cidade de York; e é lá que a vida dela muda de vez ao conhecer Paul, um jovem ator em ascensão.



Lencinhos de papel, chocolates, muitos post-its e um lugar reservado (caso você não goste de chorar em público) compõe o kit básico de leitura para a obra de Chris Melo, um romance de início um pouco lento mas cheio de emoção, com um toque de utopia e ao mesmo tempo bastante real.

Para começar vamos definir essa parte da utopia? Pois bem, Elisa e Paul se conhecem e, entre duros percalços, vivem um amor daqueles que todos nós já sonhamos um dia; em que você encontra a sua alma gêmea, nada os pertuba e tudo é lindo, tudo é azul. Particularmente eu nunca vi um casal assim, com tamanha ligação como a autora descreve, contudo ai vem a parte que citei lá em cima de que, ao mesmo tempo, o romance deles é bastante real. Ai você pergunta "Como assim Larissa!?" e eu respondo que apesar de eu nunca ter presenciado um amor de tal magnitude não quer dizer que ele não exista, afinal o que sei eu sobre o amor? Em qualquer lugar do planeta pode haver um casal nos mesmos moldes de Elisa e Paul, encontrando suas respectivas felicidades um no outro neste exato momento.

Devaneios sobre o amor à parte, a trama de Chris traz personagens que de início são bem difíceis de aturar mas que aos poucos nos cativam em diferentes graus. Todos são muito bem construídos mas não há, no entanto, nenhuma característica que eu descreveria como única ou algum personagem por quem eu tenha caído de amores, apesar de simpatizar com vários.

Algumas atitudes, em especial de Paul, ao meu ver, foram um pouco precipitadas e até mesmo forçadas, mas nada que atrapalhe o andamento da trama.
É até difícil descrevê-los sem me alongar muito e falar o que não deveria, mas posso dizer que a autora conseguiu criar personagens bons o suficiente para o romance a que se propôs contar.

A escrita de Chris foi o que me fez decidir por dar 4 estrelas ao invés de 3. Sua narrativa em primeira pessoa tem o tom exato de encantamento para nos prender logo de cara e fazer verter lágrimas com uma única frase, sem falar das diversas citações lindas que me deixaram com vontade de pintá-las em todas as paredes do meu quarto. Sua escrita é magnífica e tem potencial para ser ainda melhor.

Um detalhe de que não gostei foram as passagens de tempo muito extensas; em poucos parágrafos vemos anos seguidos da vida dos personagens, sem muitos detalhes. Entendo que o foco da autora é o romance do casal em si, mas me fez falta saber o que aconteceu nesses intervalos.

Como já citei, o início da trama é um tanto quanto parado mas logo temos um clímax que só se dissipa na última página.


"Essa é a nossa vida [...] Toda a transformação que um ser humano pode sofrer porque disse sim, toda a magia que só existiu porque, em um dia qualquer, nossos olhos se cruzaram."


Chris Melo é a autora ideal para quem gosta de uma boa "choradeira literária" causada por dramas, empurrões do destino e romance até dizer chega.  Sem dúvida, um nacional que todo leitor fã do gênero deve ter na estante.

32 comentários:

  1. Acho que esse livro é uma opção ótima para quem procurar chorar hehehe, o que não é meu caso. A história é bonita, mas fico um pouco longe de romances melosos demais
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Sua resenha está ótima, mas não é o tipo de livro que me chama atenção,mesmo parecendo ser um bela história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ain....

    que resenha fofa!!!! amei!!!!

    mesmo amando a sua resenha, eu não costumo ler nada que me faça chorar...hehe...

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bem? São tantos os comentários elogiosos que leio sobre esse livro... e sua resenha ficou ótima! Mas ainda não bateu aquele interesse em ler, sabe?! Ainda assim a dica está anotada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Sua resenha ficou muito bonita, eu preciso de um livro para chorar para o desafio, vou tentar ler mais sobre o livro porque me pareceu uma bela história de amor.

    ResponderExcluir
  6. Oiii, como vai?
    Acho que choraria o livro inteiro e confesso que estou precisando disso, faz muito tempo que não choro em uma obra. Sua resenha esta maravilhosa, dica anotada.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Não conhecia a obra e realmente parece carregar uma carga de sentimentos e eu acho que realmente ficaria tocada com essa história. Com certeza pretendo ler futuramente.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. @Rosana Gutierrez
    Oi Rosana!
    Acontece, nem todos gostam de algo mais meloso haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. @Denise Bordignon
    Oi Denise!
    Fico feliz que tenha gostado da resenha! Eu sou uma manteiga derretida então é inevitável chorar por um livro, ainda mais um romance haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. @Gabrielly Marques
    Oi!Tudo bem e você?
    Sei como é,mas um dia o momento de o ler chega ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. @Daniele Vieira
    Oi!
    Realmente é um belo livro e perfeito para chorar haha. Espero que goste.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. @Morgana Brunner
    Oi Morgana!
    Fico feliz que tenha gostado da resenha <3. Realmente, chorar às vezes faz bem e é melhor quando é por um livro que traz uma história bonita. Espero que goste da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. @Vivianne Sophie
    Olá Viviane!
    Espero realmente que goste da trama, que é intensa e cheia de emoção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro, e para mim, teve muito drama, rsrs. A história é boa, mas teve algumas situações desnecessárias. Mas não posso negar que a narrativa da autora me enovlveu bastante.
    Bjs!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    O livro parece ser ótimo para os fãs de um romance mais meloso, mas no momento eu estou tentando fugir disso, e por esse motivo passarei a dica, mas adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii.

    Já vi várias resenhas sobre esse.livro. Sempre elogiando a obra da melhor maneira possível, mas naone uma história que me atraia para ler. Quem sabe na próxima.
    Ótima resenha e claro. ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu raramente choro em livros, em qualquer coisa na verdade. Era o tempo em que eu vivia chorando, acho que secou o poço haha!
    Eu tento me manter longe de livros com esse tipo de romance, são poucos os que me agradam. Mas há quem goste não é? Minha mãe mesmo... Ama!
    Ótima resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi eu conhecia esse livro pela capa, nunca tinha visto a resenha e gostei da obra. Caraaaa eu amo chorar lendo hahahhaa sou doente? Talvez não sei... mas isso que me chamou a atenção na obra kkkkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Há tempos que quero ler esse livro, gosto de chorar de vez em quando hahahah mas sobre a história, ela é linda mesmo. Eu não acredito no amor da vida real, por isso gosto de um bom romance: pra me servir de válvula de escape...

    ResponderExcluir
  20. Se é pra chorar, eu to dentro rsrsrs. Mas concordo com vc, acho chato quando há passagens de tempo assim, sem muitos detalhes. Mesmo assim, sendo um romance bem chororô, eu curto rsrs.
    Bjo

    ResponderExcluir
  21. Tenho fugido um pouco de livros que me fazem chorar, mas já estou de olho nele desde que ele saiu pela extinta editora Underworld. Fiquei contente em ver que ele estava sendo publicado de novo pois assim teria uma chance de ler.
    Acho que essa coisa da passagem do tempo sem saber o que acontece direito é meio chata. Isso só não é pior para mim do que quando acontece muita coisa em tão pouco tempo - tipo o livro se passar em dois meses e tudo acontecer com o casal nesse período.
    Adorei a nova capa e estou bem curiosa com a narrativa da autora. Espero curtir a leitura :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  22. @Elay Lopes
    Oi!
    Realmente, se você não gosta de dramalhão é bom fugir haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. @Carla
    Oi Carla!
    Realmente é muito drama, mas a narrativa é tão boa que lemos tudo rapidamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. @Vitor
    Oi!
    Vitor, eu sou uma manteiga derretida, choro muito fácil e qualquer cena mais emotiva já me arranca lágrimas haha.
    Indica o livro pra sua mãe, quem sabe ela não gosta?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. @Kamila Villarreal
    Oi!
    Deixa eu te contar um segredo Kamila: também não acredito muito no amor, por isso leio tantos romances haha. Mas leia sim, será uma bela visão do que seria o amor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. @Bianca Santana
    Então leia Bianca porque o que não falta são motivos pra chorar nesse livro haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. @Licavargas
    Oi Lica!
    Então, as duas coisas são bem ruins, gosto quando as coisas acontecem e são contadas no seu devido tempo, tudo flui melhor. E realmente, essa capa ficou linda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá Larissa, tudo bem flor?

    Caramba de todas as suas resenhas que eu já tenha lido, confessar que esta e melhor de todas, pude percebe que você realmente entrou na estória você descreveu tudo com tamanha emoção que senti como se estivesse escrevendo para si mesma sozinha perdida em algum lugar, me apaixonei mesmo com alguns pontos negativos senti que preciso ler este livro, gosto de romances intensos nesse quesito, mas depois dessa resenha quem não leria? Fantástica, andei um pouco sumida e bem ocupada, mas depois de uma semana voltar e me deparar com algo assim e muito bom! Vou ler depois te conto o que achei :)

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Achei o enredo do livro interessante, mas não me conquistou como leitora. Estou numa fase de livros fora da caixa, com enredos mais desafiadores, entende?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu conheço a Chris desde o lançamento da primeira edição de Sob a Luz dos Seus Olhos. Foi por esse livro que me tornei fã dela. Paul e Lisa são meus personagens favoritos e a história é maravilhosa. Essa nova edição continua linda e as melhorias que a Chris fez só evoluiu a história.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  31. Amo livros que fazem chorar, porque eles costumam nos tirar da zona de conforto, abalar nossas estruturas. Nos levam a pensar em algo, nem que seja a mera perecibilidade do ser. Ainda assim, não sei se este livro teria tal efeito em mim, o fato de ser parado e esmiuçar tanto um tema tão romântico não costuma ser meu estilo.

    ResponderExcluir