Resenha: Filho das Sombras - Juliet Marillier

Editora Butterfly 
Tradutora: Yma Vick 
615 páginas 
2013 

ATENÇÃO: Por se tratar do segundo volume de uma série, essa resenha pode conter spoilers. Leia a resenha de Filha da Floresta aqui.

Liadan é filha de Sorcha e como sua mãe ela possui a habilidade de falar com os espíritos da floresta, que lhe avisam de que ela deve ficar permanentemente em Sevenwaters, uma terra onde a magia é uma força incontrolável da natureza , caso deseje que as Ilhas Sagradas sejam retomadas dos bretões. Enquanto os clãs estão mergulhados em uma guerra contra um misterioso e temido mercenário feroz, Liadan se vê capturada e cada vez mais atraída por esse homem sombrio, mesmo indo contra o aviso que os Seres da Floresta lhe deram.

"Morrer sem conhecer a si mesmo é a pior coisa que pode acontecer." 

Anos depois dos acontecimentos finais de A Filha da Floresta, somos levados de volta às terras encantadas de Sevenwaters, dessa vez guiados pela geração seguinte da família de Sorcha que está, junto com os clãs aliados, em meio a uma guerra com um guerreiro desconhecido e impiedoso ao mesmo tempo em que tentam reaver as Ilhas Sagradas que há tanto tempo foram tomadas pelos bretões.
Assim como o livro anterior, Filho das Sombras foi uma surpresa muito gratificante. Todo o encantamento que eu tive com Filha da Floresta, que acabou se tornando uma das melhores leituras do ano até agora, se repetiu nesse livro que conseguiu continuar magistralmente a jornada da família de Sevenwaters.
Devo admitir que gostei muito mais do livro anterior; creio que me conectei mais à Sorcha do que a Liadan, mas nem de longe isso quer dizer que Filho das Sombras não é um bom livro. Na realidade é sim um livro muito bom, o que tornou muito difícil o meu trabalho de resenhá-lo.



Juliet é uma autora excepcional, sua escrita em primeira pessoa mantém o tom poético e místico que a trama pede e flui como um rio, fazendo as seiscentas e tantas páginas passarem num piscar de olhos. É incrível como os acontecimentos são bem amarrados, como as vidas dos personagens são entrelaçadas; cada decisão tomada no livro anterior trouxe consequências para esse, assim como as decisões tomadas neste livro irão provocar consequências no livro seguinte e definir os rumos dos personagens das continuações.

Liadan é uma protagonista muito boa, assim como sua mãe foi no livro anterior, o que me deixou com a impressão de que a especialidade de Marillier é criar mulheres fortes e decididas com personalidades únicas. Liadan é uma menina simples com dons extraordinários que segue sempre o que acha ser o certo, mesmo se isso vai contra os Seres da Floresta. Nem sempre eu concordava com as atitudes que ela tomava mas era impossível não me impressionar com a força das suas decisões. Além de Liadan há uma gama de personagens, novos e antigos, que enriquecem ainda mais a trama. Revemos Sorcha e descobrimos o que aconteceu com ela e seus irmãos após o desfecho do primeiro livro, assim como diversos outros personagens apresentados anteriormente, e conhecemos Bran e Eamonn, personagens essenciais e muito bem construídos que me surpreenderam de formas impensáveis.

A autora têm uma maneira muito eficaz de nos passar as emoções sentidas pelos personagens. É impossível não sentir algo, qualquer sentimento que seja, por eles, até mesmo os possuem uma aparição rápida, e isso nos faz criar uma ligação com a trama de maneira mais fácil. Filho das Sombras é um livro que, assim como o anterior, tem suas raízes fincadas na magia mas possui galhos repletos de realidade. Seus acontecimentos trazem reflexões e ensinamentos que podem muito bem serem utilizados por nós, cidadãos do século vinte e um e traz à tona questões importantes de formas muito sutis.

"Você não gostaria que algo diferente acontecesse, algo tão novo, intenso e especial que a carregasse como uma onda? Que transformasse sua vida em um conhecimento brilhante como o fogo que o mundo inteiro pudesse ver? Algo que a tocasse e lhe desse muita alegria ou mesmo medo, mas que a tirasse do caminho comum e a levasse para uma jornada inesperada, para lugares que ninguém imagina? Você não sonha com algo assim, Liadan?" 

Juliet Marillier conseguiu a proeza de fazer a sequência de uma série tão boa quanto o livro que a inicia, mantendo o interesse do leitor extremamente ativo e renovando a sede de curiosidade pelo o que virá em seguida. Ideal para quem gosta de uma boa fantasia, com toques de emoção e romance. Agora tudo o que tenho a dizer é "Que venha o próximo, por favor!".

Sobre a série:
Inicialmente uma trilogia, Sevenwaters possui quatro livros publicados no Brasil e mais dois a serem lançados no seu país de origem. Cada livro da série conta a história de uma geração da família e apesar de serem aventuras independentes possuem uma ordem cronológica que interliga um livro ao outro.

26 comentários:

  1. Olá
    Eu já tinha ouvido falar dessa série e por mais que possa ter spoilers, li sua resenha e fiquei bem curiosa. Vou ler a resenha do primeiro também. Gostaria muito de poder fazer a leitura deles, especialmente porque gostei de ler seus comentários. Legal saber que a continuação é tão boa quanto o primeiro volume.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu vejo direto resenhas sobre essa série tão falada, mas não tenho coragem de ler ela pelos simples fato de ter muito medo de livros gigantes. Eu solicitei esse livro com a editora,mas quem irar ler será meu companheiro de blog. Em contrapartida eu adoro conhecer culturas novas e e se livro e cheia disso rsrs. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar da série, mas ainda não tive oportunidade de ler. A capa está linda demais e fiquei interessada pela narrativa porque você disse que a autora passa os sentimentos de forma muito crível par ao texto. Gosto demais disso nos livros. Espero poder ler em breve!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. oie, que bom que a autora conseguiu manter o interesse no segundo livro, isso é difícil ainda mais para um livro com tantas páginas. Gostei de saber também que ela consegue nos fazer sentir cada emoção e nos leva a refletir. Esse livro tem sido super bem falado e eu tenho ficado com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Olá more...
    Não conhecia a série ainda... Um problema sério (livros gigantes rsrsrs).
    A capa também é linda... vou pesquisar mais coisas sobre a história e quem sabe eu leia algum dia.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Desconhecia a série e já fico meio desanimada por saber que ainda tem mais dois livros para serem lançados lá fora, ou seja, irá demorar um pouco para vir para cá!
    Gosto de livros grandes, pois prefiro assim para ter uma conexão maior com os personagens. A capa é maravilhosa e a premissa muito interessante. Fiquei bem curiosa e torcendo para os últimos livros virem logo para cá.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá ♥
    Bom eu estava doida para ler a Filha da Floresta, corri na sua primeira resenha para poder entender melhor essa. O livro parece ser maravilhoso a premissa nem se fale só que eu prefiro a Capa do outro livros rsrs. Gostei de saber que a narração e em primeira pessoa amo livros assim de certo modo me sinto conectada aos personagens. Não sabia que fazia parte de uma serie achei que o Livro A Filha da Floresta era único bom saber. Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu ainda não comecei a ler essa série, mas já li tantas resenhas positivas que apenas não comecei, por falta de tempo mesmo. Várias pessoas me indicaram esse livro e sempre dizem que é muito. Preciso acrescentar na minha lista.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi eu simplesmente amo essa série, acho que dos três livros que li é dificil decidir de qual eu gostei mais estou com o quarto em mãos mais ainda não comecei a leitura, mas pretendo fazê-la em breve pra matar a saudade desse mundo tão maravilhoso.
    Tornei-me fã da Juliet marrilier gostaria de poder ler todos os livros dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi linda, tudo bem? Eu preciso começar essa série logo pois sou encantada pela mitologia celta e fiquei sabendo que ela é recheada disso. Todo o enredo me cativa e as capas são tão lindas !
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu já conhecia o livro, mas não tive a oportunidade de ler. Adoro autores que escrevem de uma maneira que envolvem o leitor e tudo mais. Eu amo mitologia, então com certeza vou adorar a leitura. Mas to fugindo um pouco de séries e trilogias haha quem sabe ano que vem!

    bj

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Para te animar: Todos os livros dessa série são bons.
    Bem, já li esse livro há um tempo e, até hoje, guardo sua história no coração. Todas as personagens construídas pela autora são fortes e marcantes e acho que esse traço define a Juliet muito bem. Acho que o que mais gosto na Liadan é o fato de ela ser simples, como você disse.
    Parabéns pela resenha. Espero que curta os próximos livros.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu amo fantasia, então creio que iria gostar bastante da série, até porque não é a primeira vez que leio uma resenha positiva sobre ela.
    Legal saber que a autora escreve de forma que envolve o leitor, poucos autores de fantasia conseguem fazer isso comigo e isso só me deixa mais curiosa para conhecer a sua escrita. Apesar desse livro não ser tão bom quanto o primeiro, imagino que deve valer muito a pena ler a série completa.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Não leio muito livros dos gênero, apesar da proposta desse aparentar ser interessante. Que ótimo que a continuidade da série tenha te agradado. Gostei de saber das personalidades das mulheres no livro e desse destaque por elas serem fortes e terem personalidades únicas. A resenha ficou ótima!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Adoro livros de fantasia e apesar de não conhecer essa série, me interessei pela história. E que bom que gostou do segundo.
    A única coisa que me incomoda um pouco é saber que era para ser uma trilogia e que já saíram 4, e ainda vai sair mais dois... Parece o que aconteceu com "A Seleção" e tenho a impressão que quando a autora faz isso, parece ser por causa dos fãs e tenho medo que os próximos livros sejam ruins... Mas só para ler, para saber.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Tenho curiosidade sobre essa série é realmente espero ler algum dia. A autora está de parabéns! Não são muitos que conseguem fazer uma sequência tão envolvente quanto a obra de partida, só espero que os outros da série continue com a mesma pegada.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Embora eu não tenha lido o primeiro livro, gostei muito das suas considerações e saber que o segundo volume, é tão bom quanto o primeiro, me deixa morrendo de vontade de ler essa história. Gostei de saber que os personagens são bem construídos e os sentimentos passados por eles, reflete em nós, isso é sem dúvidas algo notável e que incrementa totalmente uma história. Espero em breve poder iniciar essa leitura.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  18. Olha menina, li bem por alto a sua resenha, pois eu adquiri essa série há pouco tempo e não quero levar spoilers. O bom que vi é que o segundo livro é tão bom quanto o primeiro. Eu morro de medo de séries por causa disso. É bem comum o primeiro livro ser perfeito e o segundo ruim, ou fraco. Mas é bom saber que aqui isso não acontece.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Eu já ouvi falar dessa livro, mas não li por ser uma história grande. Tipo, não gosto de abandonar e tenho medo de que a leitura não flua pra mim. Percebo que esse aumento da história só me fez não querer ler ele cada vez mais. Me lembra muito a seleção. Eu li, mas teve uma hora que parei. Pois não fluia mais.

    http://porredelivos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Larissa! Não conhecia o livro e gostei de saber que se trata de uma protagonista forte e da leveza poética da escrita da autora. Desejo sucesso! Parabéns pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que li tanta resenha sobre essa série que meio que enjoei dela sem nem ler kkkkk Mas além disso essa é uma história que não é do tipo que leio com frequência, logo não fico animada mesmo. No entanto, a premissa é interessante e fiquei feliz ao ver que a autora conseguiu deixar esse volume tão bom quanto o anterior. Também achei interessante ver que a autora consegue entrelaçar tudo muito bem na historia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oie...
    Muito já ouvi falar a respeito dessa série, porém, ainda não tive oportunidade de ler nem o primeiro volume :(
    Adorei conferir suas impressões e confesso que fiquei tentada a ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Então eu já ouvo falar muitooo dessa serie ainda não tive a chance de fazer a leitura apesar de querer muito já que adoro fantasias toda vez que vou compra-los acabo passando outro na frente mais assim que der vou fazer a leitura.
    Adorei sua resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  24. É muito difícil resenhas livros que amamos, concordo plenamente, mas a sua resenha ficou encantadora e aumentou minhas expectativas para a série, espero por personagens marcantes e uma escrita que saiba criar e inserir o leitor bem no universo em que as cenas se passam

    ResponderExcluir
  25. Ola Lindona estou com esse livro e preciso ler urgente, li o primeiro da série e fiquei encantada com a escrita maravilhosa da autora, pelo visto a filha de Sorcha segue as mesmas características marcantes uma verdadeira guerreira e corajosa, a capa do livro é linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  26. Olha, também gostei bem mais de Filha da Floresta, que continua sendo o meu favorito mesmo depois de ler os quatro já lançados. Mas realmente não quer dizer que algum dos livros seja ruim, é que ninguém superou a Sorcha pra mim, embora eu também goste muito da história da Liadan. A escrita da Juliet é incrível e espero ler todas as obras dela, os livros são enormes, mas tudo sempre flui maravilhosamente mesmo.

    ResponderExcluir