Resenha: Em Algum Lugar nas Estrelas - Clare Vanderpool

Editora Darkside
Tradutora: Débora Isidoro
288 páginas
2016

Após perder a mãe, Jack se muda do Kansas para o Maine com o pai, e passará a morar em um colégio interno. Lá ele conhece Early Auden, um garoto que consideram estranho, e que de fato é, mas que se torna seu grande amigo. E entre histórias lidas no número pi, astronomia, o grande urso apalache e remo, eles partem em uma jornada que é um tanto fantosiosa e realista, em busca de si mesmos e das pessoas que amam, mortas ou não.

Eu acredito fortemente que até agora dei muita sorte com os livros da Darkside. Ainda li apenas 3 e tenho alguns outros na estante, mas posso dizer que esses 3 não me decepcionaram nem um pouco. Foram altas expectativas e elas foram superadas. Espero que continue assim, por favor!
O livro da vez é Em Algum Lugar nas Estrelas, que com certeza é uma das capas mais bonitas na minha estante. Além disso, entra pra uma das melhores leituras do ano, e se torna meu livro favorito da editora.

Clare Vanderpool tem uma escrita maravilhosa. Sua narrativa é calma, mas bem fluída e bem amarrada, escrito de forma poética e até meio lírica. Em muitos momentos, a história tem um tom melancólico, mas ao mesmo tempo, muito singelo e cheio de sensibilidade. Em Algum Lugar nas Estrelas tem uma história que pela sinopse parece até simples, mas que é como a ponta de um iceberg no mar; há muito mais profundidade.
A autora cria duas histórias paralelas: a de Jack e Early e a história contada por Early, que narra as aventuras do número pi.
A sacada genial é que tudo acontece de forma similar nas duas histórias, propositalmente. Enquanto a história de pi é inteiramente fantasiosa, com vulcões, piratas, baleias e labirintos, as situações pelas quais os garotos repete as mesmas aventuras do número, mas de forma totalmente crível, com um toque fantástico, mas sendo realista também.

"Certa vez, ouvi um poema sobre lançar a linha. Ele dizia que, quando o pescador joga a linha, é como se jogasse seus problemas para a correnteza levá-los embora. Por isso, continuo jogando."

Os personagens também são todos adoráveis! Todos aparecem na medida certa - sem serem excluídos ou esquecidos - aparecendo conforme a viagem dos protagonistas vai avançando.
Tive um carinho enorme e me identifiquei bastante com Early e Jackie, pois Vanderpool conseguiu retratá-los muito bem como crianças, com seus medos, suas grandes influências familiares (as frases da família acompanham inúmeros diálogos entre eles) e a curiosidade.
Vale ressaltar também a doença de Early, que não é mencionada de fato, devido a época em que o livro se passa, após a Segunda Guerra Mundial, mas que seria a Síndrome de Asperger.

A trama possui inúmeras reviravoltas e durante muitas descobertas eu fiquei bastante surpresa, já que jamais imaginaria tais ligações na história. O final é muito bonito e me tirou algumas lágrimas, com passagens e lições que me fizeram pensar no livro por muitas e muitas horas depois de terminá-lo.
Finalizo dizendo que a obra é um romance completo, contendo todos os elementos que fazem uma história ser ótima, desde o gênero, até o plot e a construção dos personagens. Em Algum Lugar nas Estrelas é um livro para sentir e ao terminar a leitura, sentir vontade de colocar o livro dentro de você.

“E ao fundo da história de Early, soava a voz dela. A alma dela. A tristeza e a nostalgia dela. Porque, quando chove, é sempre Billie Holiday.”

14 comentários:

  1. Oi Camila!
    Eu havia visto este livro em uma promoção da submarino, mas acabei deixando pra lá (os outros que iam para o carrinho também..), e não pesquisei resenhas para saber mais. Por acaso encontrei a sua e seu ponto de vista me chamou bastante atenção. Além da capa do livro ser linda, a história me parece cativante também. Vou colocar na lista! :D

    Beijos!

    http://www.papelpalavracoracao.com.br/2016/10/olho-no-olho.html
    http://brutwos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a editora não tem te deixado na mão. Gosto de entrega dos cheios de reviravoltas, não dando chance ao leitor de saber o que vem pela frente. Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiee Camila ^^
    Tenho visto tanta coisa boa a respeito desse livro, sem contar que a edição está belíssima, né? Imagino como deve ser pessoalmente ♥ Saber que o livro te agradou tanto e que se tornou seu favorito me deixou ainda mais curiosa e animada para ler, pois imagino que seja uma história muito encantadora.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila,
    Que bom que esse livro foi bem completo para você. Ontem quase adquiri meu exemplar, mas desisti no último minuto, não sei bem porque rs.
    Fiquei curiosa com esse livro, pois nutro uma paixão pelo "pi" tudo que envolva ele, minimamente já chama minha atenção. Achei muito legal os personagens serem todos apresentados na medida certa e, claro, anotei a dica de leitura e me arrependi, amargamente, de não ter comprado ontem :/
    Parabéns pela incrível resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Ainda não li nenhuma obra da editora, mas já estou com uma lista enorme de livro deles que quero lê. A capa desse livro realmente é linda, na verdade, até hoje não vi nenhuma capa da editora que não gostei. Enfim, adorei conferir a sua opinião e fico feliz que a editora tem superado as suas expectativas. Sua resenha me deixou bastante curiosa com o livro, vou anotar esse na minha listinha também haha

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu estou pra ler esse livro desde o anúncio que iria ser lançado pela DarkSide. A premissa dele total me agrada e tenho visto muitos comentários positivos sobre o enredo, sobre ser realmente bonito o final e arrancar algumas lágrimas. Gostei de saber das reviravoltas e fiquei mais ansiosa ainda para ler!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila!
    Eu ainda não li esse livro da DarkSide (na verdade, por enquanto só li um deles), mas ouvi tantos comentários positivos sobre essa história que estou bem animada para ler. O meu único medo é ir com muita expectativa e me decepcionar um pouco.
    Parece ser um livro que envolve um pouco de tudo que eu gosto: fantasia, personagens jovens, drama e alguma doença mental ou distúrbio de desenvolvimento. E se me lembro bem, é nesse livro que trata também da depressão, não?
    Nunca chorei em nenhuma história, quem sabe essa não vai ser a primeira??? Realmente a capa é linda!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/livro-desnecessario-depois-de-voce.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina, tudo bom?
      Então, esse não fala de depressão não. No máximo a tristeza de alguns personagens, mas não é um assunto que tenha foco no livro.
      Mas O Último Adeus fala sobre depressão e suicídio. Seria esse? Tem resenha dele aqui no blog!

      Beijos.

      Excluir
  8. Olá!
    Morro de vontade de ler esse livro porque todo mundo me diz que é simplesmente sensacional. Com uma escrita tão fluída assim e essas grandes reviravoltas que você citou, imagino que seja uma leitura indispensável.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Sabe aqueles livros que você tem a maior vontade de ler e de ter só por sentir uma boa vibração com a capa? Para mim, ela não é apenas linda, ela é cativante e envolvente como poucas capas que eu já vi. Então, só por isso eu já meio que coloquei o livro na lista de desejados.
    Agora, ao ler sua resenha consegui ficar ainda mais apaixonada e com a sensação de que é sim um livro que eu preciso ler.
    Gostei de saber que os personagens são adoráveis e mais ainda que todos aparecem de forma completa, que todos tem o seu espaço...
    Espero gostar da leitura tanto quanto você :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, tudo jóia?
    Esses livros da Caveirinha ainda vão me matar de tanto amor <3 Eu vi um desses na livraria e fiquei completamente encantada, mas ainda não tinha lido uma resenha, que também me encantou pela capa viu! Eu amei, e amo todas as diagramações da DarkSide porque as edições são impecáveis em cada detalhe né?
    Achei a premissa bem bacana, principalmente por tratar temáticas como Síndrome de Asperger e perda de familiares. Acredito que a amizade entre os dois deve ter sido construída de forma muito bonita e sensível.
    Um beijo : *

    ResponderExcluir
  11. Hey xará!
    Adorei a sua resenha. Já tinha ouvido falar desse livro, só críticas positivas, na verdade e ele já tinha me conquistado ali mesmo. A capa é uma fofura, de ficar olhando e sonhando de tão fantasiosa que é.
    A história me parece ser muito boa e eu amei essa saber sobre as duas histórias paralelas.
    Já me conquistou.
    Tenho altas expectativas para esse livro. Espero que sejam alcançadas.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Gosto de livros assim, com bastante reviravolta e muitas surpresas, estou esperando este livro chegar e fico feliz que ele tenha um enredo tão envolvente. E a capa? Como não ser a mais bonita de uma estante? Ela é estonteante.

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila!
    Segunda resenha que leio sobre esse livro e a minha vontade de conferir só aumenta. esse título é demais junto dessa capa maravilhosa, não seria de menos uma história tão incrível. Adoro histórias assim cheia de significados que nos deixam com o pensamento de querer reler ou querer ter esse livro dentro de nós rs' sua resenha está ótima, pude sentir como o livro te prende e conquistou. Espero gostar tanto quanto você!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir