Resenha: Menina Má - William March

Editora: Darkside Books
Tradutora: Simone Campos
272 páginas
2016

Christine Penmark é uma simples dona de casa que se mudou há pouco mais de um ano para Baltimore com seu marido e sua filha Rhoda, uma encantadora garotinha de 8 anos de idade que encanta e seduz a todos com suas maria-chiquinhas trançadas, sua franja arrumada à perfeição, sua linda covinha rasa e seu doce olhar inocente. Quando um menininho da turma de Rhoda morre durante o piquenique de verão, Christine se prepara para consolar sua filha e ensiná-la que tragédias ocorrem mas é surpreendida por uma menina fria e inabalável apesar da morte que presenciou.
A partir desse acontecimento, Christine passa a repensar os traços distantes da filha e ao tentar desvendar o que acontece com ela no presente descobrirá segredos tenebrosos do passado.

"Se eu der para você uma cesta de beijinhos, o que você me dá de volta?"

A família Penmark é perfeita aos olhos de quem vê e Rhoda Penmark é a personificação da criança linda e obediente, mas quem olha de fora não percebe que por trás da menina disciplinada e de personalidade incomum há uma mente ambiciosa e sem escrúpulos, pois nem mesmo Christine e Kenneth, pais da menina, entendiam que seu temperamento frio, egoísta e por vezes falso eram sinais de psicopatia. Afinal, é impossível uma criança angelical cometer crimes dos quais só os piores monstros são capazes. Não é?

Semente do Mal, título original de Menina Má, foi publicado originalmente em 1954 e a editora Darkside e resolveu trazê-lo às prateleiras brasileiras em uma edição maravilhosa que me sinto na obrigação de enaltecer, pois desde a capa até a última página nós temos uma obra de arte que conta uma história não tão bonita assim.

O livro é narrado em terceira pessoa com o foco na visão de Christine que vai nos apresentando pouco a pouco os detalhes e aspectos da personalidade incomum da menininha através de suas observações. A escrita de March é bastante inteligente e sutil e delinea de forma perfeita a psicopatia manifestada desde a infância. O início da minha leitura foi um pouco lenta, porém o autor introduziu o suspense no momento certo e logo me vi presa à trama.

Uma das coisas que mais gostei foi a semelhança gigantesca com a realidade (digo isso comparando aos filmes, documentários e histórias reais que já tive conhecimento pois graças aos deuses não conheço nenhum psicopata mirim) : Rhoda mesmo fazendo as coisas que faz continua sendo uma criança, mantendo, em alguns momentos, o comportamento e o ar infantil, e seus atos são impulsionados por desejos inerentes a toda criança, coisas simples até como receber uma medalha na escola, não ficar de castigo ou ganhar um presente que lhe foi prometido. A grande diferença é que Rhoda, apesar dos ensinamentos da mãe, acha normal não limitar a sua ganância e fazer o que estiver ao alcance para conseguir o que quer e comete seus crimes de maneiras totalmente passíveis de acontecerem na vida real; sem superpoderes ou planos mirabolantes.

A trama acabou tomando um rumo totalmente diferente do qual eu imaginei que tomaria e acabei me surpreendendo muito com as descobertas feitas ao longo do livro pois vão muito além dos atos realizados pela pequena Rhoda. Portanto não espere paginas e mais páginas pingando o sangue derramado pelas mãos de uma criança, ela derrama sangue sim mas é a sua mente incomum que ganha o brilho dos holofotes.

O livro inteiro é inquietante mas o final é ainda mais. Na verdade o desfecho é como uma piada de mal gosto feita em um momento inoportuno. Não pense que quero dizer com isso que ele é ruim pois não é. Embora não tenha me agradado, o fim de Menina Má - que foi orquestrado de tal maneira a dar certa "paz" ao leitor deixando-o pensar que a trama terminaria da melhor maneira possível para em seguida destruir suas esperanças - foi condizente com o desenrolar dos personagens e permaneceu na minha mente como poucos conseguiram.

22 comentários:

  1. Olá
    Eu ja li varias resenhas sobre esse livro e confesso que não faço ideia do rumo desses acontecimentos, mas com certeza deve ser muito tenso. Adorei poder conferir suas impressões e é claro wue me deixou ainda mais motivada para querer ler. Fiquei mais curiosa pelo que você falou sobre o comportamento da menina porque apesar de tudo continua sendo uma criança. Ahh e essa edição <3

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. oie, que bom saber que você gostou desse livro, estou sentindo bastante vontade de lê-lo devido aos diversos comentários que tenho visto e também estou colocando bastante expectativas. Fiquei intrigada com qual foi o final do livro que quebrou as ilusões de paz e que te marcou tão fortemente.

    ResponderExcluir
  3. Ola. Eu acho esse livro lindo, mas estava esperando uma pessoa que me dissesse que ele além de sangue e mais uma mente brilhante por trás de tudo. Voce foi essa pessoa. Fujo de livros de terror porque não gosto dessa pegada sobrenatural e aterrorizante mas você me mostrou algo com que eu possa ligar. Obrigada. Irei ler agora. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da leitura! :) Eu pessoalmente estou muito curioso com o livro, e adoro quando acabamos a surpreendermo-nos com a trama, e sempre demais! :) ahah

    Bem, conseguiste deixar-me curioso com o final, ainda que não ache totalmente bom, adoro finais diferentes do habitual! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho um pouco de medinho deste livro, a começar da capa... rs Mas o jeito que você descreveu o final, me deixou muito curiosa e com uma vontade louca de saber tudo da história. Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Meniná má é um livro que me deixa com uma pulga atrás da orelha, desde a capa instigante até a premissa motivadora, que me faz querer ler esse livro sempre que vejo a foto em alguma rede social!!


    Blog dos Jovens Leitores

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Estou com o livro em mãos para ler e pretendo encaixar ele nas minhas leituras desse mês. Realmente a edição da Darkside é um luxo. Fiquei até com dó de abrir o livro de tão bonito que é. Rsrs.
    Estou super curiosa para ler esse livro é entender um pouco mais de quem é Rhoda. Não pelos crimes mas justamente por conta da sua mente sombria e que faz com que a gente questione se é possível ums pessoa já nascer com essa semente ruim dentro de si. Você me deixou bem curiosa em relação ao final também por ter dito que é surpreende.
    Preciso ler logo!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá Larissa,
    Li esse livro há pouco tempo e concordo contigo, o final foi surpreendente e uma piada de mal gosto.
    Gostei muito da sua resenha e posso dizer que compactuamos da mesma experiência de leitura e impressões. Também achei essa questão de a obra ser bem real muito interessante e foi um dos pontos mais positivos na história, em minha opinião.
    Fiquei com vontade de reler, pois sei que vou tirar outra coisa da obra que deixei de tirar na primeira leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro. Não sabia que seu título original foi A semente do mal. Adoro esse estilo e meu primeiro contato com essas crianças do mal foi no filme O anjo malvado com Macaulay Culkin. Coitada dessa mãe ao perceber aos poucos esses traços de maldade na filha. Adorei a resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Livros de terror nunca me atrai, mas, ao ler sua resenha fiquei bastante curiosa sobre essa obra, porque, tenho uma baita queda por finais surpreendentes, logo, já adicionei nos desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    É realmente um livro que faz a gente ficar incomodado lendo, não tem como não ficar. Gosto da narrativa do autor e de como ele perturba o leitor. Adorei a sua resenha, achei ela totalmente coesa e você destacou os pontos certos. Muita gente se chocou com o livro e não gostou, mas acontece né. Haha. Parabéns pela resenha!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa, tudo bem?
    Esse é um dos livros mais desejados da minha lista, gosto muito da temática psicopatia e se tratando de crianças ainda, melhor! Imaginava mesmo que o livro seria recheado de derramamento de sangue, mas fico feliz em saber que conheceremos melhor como funciona a mente da Rhoda. Já estou ansiosa para descobrir o que acontece no final, adorei a sua resenha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Sempre ouço falar bastante desse livro e confesso que sou curiosa para lê-lo. Rhoda me parece ser bem fria para uma criança e isso por si só já faz com que a obra chame atenção. É ótimo quando o final do livro nos surpreende e espero realizar e leitura desse logo. Adorei a resenha!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi! Sempre escuto falarem sobre e acho que a edição da editora ficou maravilhosa, mas não é o típico livro que eu leria porque sou bem medrosa e é bem aterrorizante ver alguém tão pequena já sendo nesse nível... Mas tenho certeza que é uma obra muito boa e realmente interessante e intrigante! Eu passo a dica, mas para quem gosta deve realmente ser muito bom. ótima resenha!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lari

    Adoro qualquer coisa que contenha crianças capirotas, acho bem mais assustador do que qualquer outra coisa. Muito me agrada o fato do livro não trazer um derramamento de sangue, pois acho que o verdadeiro terror é aquele psicológico, aquele que maltrata a mente da pessoa. Então minha vontade de ler esse livro só aumenta!
    Adorei que você colocou a gif da capa, com os olhos dela piscando! hahahaha
    Primeira vez que vi isso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Larissa, estou doida para ler Menina Má, que está aqui me encarando na minha estante. Adoro um bom livro de terror, e a história de Rhoda promete ser muito intrigante. Que bom sabe que o final foi bem orquestrado, afinal, é horrível quando lemos um livro cujo final nos decepciona. Adorei a resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  17. Oi Larissa!
    Eu adoro histórias que contêm psicopatas e quando são crianças, melhor ainda, rsrs.
    Quando a DarkSide lançou esse livro, fiquei bem louca para ler logo. Eu acabei comprando ele, mas infelizmente ainda não consegui ler ele.
    Existe um filme baseado nele, que se chama "Tara Maldita" se não me engano, e o pessoal fala muito bem dele.
    Gosto desse tipo de terror pois ele é mais psicológico e nos mostra que nossos filhos, irmãos, maridos podem ser o mal! Deixa a situação mais real, mais próxima da gente. Por isso que gosto tanto desse estilo.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/descobrindo-garcia-roza-resenha.html

    ResponderExcluir
  18. Menina má é um dos maiores lançamentos da Dark desse ano. O enredo é inquietante e a escolha pela narração em terceira pessoa deixou um ar mais misterioso no livro. Fiquei curioso com este final, o que de tão surpreendente o autor faz? Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  19. Li esse livro recentemente e adorei. O final dessa obra é algo muito curioso, porque tudo leva Christine a seguir o caminho que seguiu, e o leitor consegue perceber isso, mas ainda assim nos vemos surpreendidos com o desfecho. Acho que piada de mal gosto feita em um momento inoportuno define bem. Fiquei chocada, mas apaixonada pela obra. Foi uma leitura que me prendeu bastante.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. hi baby, tudo bem? comprei esse livro a um tempo e ainda não tive a oportunidade de ler ele mas estou com muita vontade, adorei sua resenha, adoro livros que nos surpreende e mudam a direção se tornando algo que a gente não imaginava que seria, se esse livro faz isso então quero ler logo hehe

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beiijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    ADOREI a resenha sobre esse verdadeiro clássico da literatura e com certeza precursor das crianças malignas que anos depois seriam tema comum em muitas mídias. Com certeza um livro para ser apreciado em toda a plenitude a despeito das controvérsias envolvendo seu final.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiee Larissa ^^
    Essa capa é macabra *-* mas eu acho bonita...hehe' não gosto de terror, muito menos os que envolvem crianças no meio, mas, de alguma forma, eu estou ansiosa e curiosa para ler este livro. Vi tanta coisa boa a respeito dele ♥ Deve ser medonho...hehe' principalmente por aparentar ser real, como você mencionou. Espero gostar...e conseguir dormir depois que ler *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir