Resenha: A Improvável Annelise - Tatyana Azev

Publicação independente
280 páginas
2016

Annelise Toder é uma menina comum que vê a sua vida mudar ao receber a notícia de que seus pais desapareceram e no mesmo dia vê uma realidade fantástica invadir a sua realidade. Pessoas de um planeta distante, poderes especiais, um sequestro, um Guardião e uma pedra fazem parte da nova vida da menina que se descobre descendente do povo de Antera e em meio a pessoas e lugares desconhecidos ela deverá aprender a confiar em seus instintos se quiser salvar a sua família.

"Annelise era muito improvável, ela mesma sabia disso."

Annelise vem de uma família metade brasileira metade austríaca e diferentemente da sua irmã sempre se contentou em ficar no mesmo lugar, cercada pelos cânions na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Então foi com certa relutância que ela aceitou o ideia de seus pais de fazer um intercâmbio pela Áustria. Tudo ia bem até que Anne recebe a notícia inesperada de que seus pais morreram em um acidente (calma que não é spoiler) e sua primeira reação é voltar para casa mas a menina é impedida por sua irmã e por um homem misterioso.

Há alguns meses houve uma overdose de fotos, lindas, diga-se de passagem, desse livro no meu instagram e foi amor à primeira vista pela capa de A Improvável Annelise. Li dezenas de resenhas e incontáveis elogios que me convenceram de que eu deveria lê-lo e, para a minha sorte, o blog foi selecionado para ser parceiro da autora e assim tive a oportunidade de conhecer a obra dela.

A escrita de Tatyana é uma das mais gostosas que já tive o prazer de conhecer. Extremamente leve, sua narrativa em terceira pessoa tem uma fluidez tão grande que é impossível não terminar o livro em questão de horas. As páginas corriam conforme eu lia pois não só o texto transcorre bem como o suspense criado a cada fim de capítulo me deixava ansiosa por mais. Somente senti falta de um aprofundamento maior em determinados momentos, mas nada que atrapalhasse o meu entendimento geral.

Uma curiosidade que eu achei bem interessante é que o título dos capítulos são frases existentes no trecho em questão. É algo bobo, mas que me deixou bem animadinha quando percebi, além de que, na maioria das vezes, eram pequenas pistas do que estava por vir.

Azev foi muito bem sucedida em criar personagens idênticas na aparência mas com personalidades completamente distintas (o que é um ponto importantíssimo na  história): Annelise é uma personagem que eu definiria como agradável. Não cai de amores por ela mas torci a todo momento pelo seu sucesso e iminente desfecho feliz, já Elissa, sua irmã gêmea me deu nos nervos a maior parte do tempo e definitivamente não é uma personagem agradável graças a sua necessidade de atenção e momentos de menina mimada. Em contra partida há Oliver, guardião de Anne, que é um personagem inicialmente misterioso mas que me conquistou totalmente com seu jeito protetor e reservado. Há vários outros personagens além dos que citei, todos com suas personalidades bem definidas e com participações significativas na trama mas para evitar spoilers não vou discorrer sobre eles.

O enredo de A Improvável Annelise segue os moldes já conhecidos das fantasias e algumas distopias existentes mas em compensação todo o conjunto criado pela autora possui originalidade o suficiente para que as semelhanças não se sobressaíam. Todo o mundo criado pela autora é bastante consiso e todos os seus pormenores (acontecimentos, personagens, elementos fantásticos) são bastante coerentes. A criação de Antera foi um grande acerto e gostei tanto do resultado final que me peguei desejando um livro ou conto sobre o planeta antes dos seus dias finais.

A edição possui uma qualidade excelente e não fica devendo em nada a exemplares de grandes editoras. Não encontrei nenhum erro ortográfico ou de digitação, a diagramação é muito bonita e confortável aos olhos e a capa dispensa comentários.

"Ser diferente tem essa vantagem [...] Quando diferentes se encontram, se unem mais rapidamente."

A Improvável Annelise me conquistou desde o início por conta da narrativa tranquila e dinâmica que mescla ação, romance (há um casal lésbico inclusive, o que achei sensacional pois é raro haver visibilidade homossexual em livros do gênero), fantasia e suspense em doses ideais. É uma excelente escolha para aquele fim de semana ocioso em que há a disponibilidade de passar horas atrás de um livro ou para quem quer conhecer um bom exemplar da literatura nacional. Sem falar que é um livro que deixa qualquer estante mais bonita.

Ficou com vontade de ler? Garanta seu exemplar aqui.

22 comentários:

  1. Oi Larissa, tudo bem?

    Eu lembro da overdose desse livro no insta kkkkkkk a premissa parece ser bem legal, gostei de saber que mescla ação e romance e que a autora se arrisca com um casal lésbico!

    Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu só conhecia a capa e estou louca para conferir uma resenha sobre. Fiquei mega curiosa e confesso que gostaria muito de poder ler tambem. E outra: wssa capa esta simplesmente sensacional. Com certeza deve ser divertido e fugir do tradicional... e ja quero ler por conta disso.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Li esse livro recentemente e como você me encantei pela história criada pela autora. Achei os Anteranos incríveis e não conseguir deixar de amar a Annelise, que é uma personagem bem intrigante e mereceu muito toda aquela reviravolta. O romance também foi bem construído, inclusive gostei do casal lésbico também. Só de ler sua resenha já bateu uma saudade da história haha.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu li uma outra resenha desse livro essa semana passada, e ela dizia a mesma (ou quase) que a sua rsrs. Eu achei a proposta da autora muito bacana. Fico feliz que tenha sido uma leitura de narrativa tranquila, que bacana. Sobre a capa eu achei Lea bem linda e espero muito poder ler em breve. Até mais ver
    Bjk

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Confesso que a capa foi muito bem construida. O título é bastante atrativo, mas como é fantasia não me interessa. Você realmente gostou do livro, porque olha o tamanho dessa resenha! Rsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Que enredo mais bonitinho, que capa linda! Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Eu ainda não conhecia o livro, mas a capa é realmente muito linda!
    Adoro o gênero e adoro mais ainda quando editoras investem em obras nacionais desse gênero.
    Pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Quando vemos um livro de uma editora pequena geralmente pensamos que a qualidade não é tão boa assim, mas muitas vezes nos enganamos. Uma prova é este livro que não peça em nada para diagramação, editoração e capa. Também não encontrei um errinho e olha que eu sou chata para dedeu com isso.

    ResponderExcluir
  9. olá Larissa,
    Li uma resenha desse livro há pouco tempo e fiquei bem interessada na leitura, sua resenha só confirmou meu interesse. Estou me perguntando o que fez a protagonista não poder voltar para casa com a morte dos pais e acho que a autora trabalhou isso bem, pelo menos, essa foi a impressão que tive.
    Me agradou muito a narrativa ser tranquila e vou subir ele na lista de prioridades.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Sua resenha me deixou intrigada para conferir a obra e ela me parece ser bem original. Tenho certeza que também torceria para Annelise e é mesmo raro vermos casal homossexual em livros assim. Adorei a resenha e quem sabe leio algum dia?!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu também já vi diversas fotos lindas desse livro no Instagram. Pela capa eu nem desconfiava que era uma fantasia, mas aí eu fui lendo as resenhas e me surpreendi. Interessante também que é um casal homoafetivo. Com certeza gostaria de conferir a obra, mas terá que ser mais pra frente, não tô podendo colocar mais nenhum livro na fila das prioridades, pois ela já está enorme! hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Eu adorei a capa deste livro, mas a premissa não me chamou a atenção, por mais que você tenha dito que é original. Essa coisa toda de pessoas de outro mundo, poderes especiais e etc não é comigo...hehe' mas fico feliz em saber que gostou, espero que o pessoal também curta a escrita da autora e a história :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho visto algumas resenha sobre essa obra na blogosfera e a cada uma delas tenho ficado ainda mais curiosa para conferir. Eu gosto bastante do gênero e fiquei contente com suas considerações positivas sobre a obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Amei demais essa leitura! É um livro tão gostoso de ler e o Oliver <3 fez tudo melhor haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu ainda não conhecia essa publicação, mas fiquei bem curiosa para conferir.
    Gostei muito dessa capa, e achei muito interessante essa história. Já fiquei com vontade de ler esse livro agora no final de semana!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá =) Também amei a capa do livro. Bom saber que a escrita é boa. Adorei os nomes dos capítulos serem trechos. A personalidade de um personagem faz toda diferença, adorei saber que a autora foi bem sucedida nessa questão. Já tinha vontade de ler o livro, lendo sua resenha só aumentou essa vontade. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Oii!!
    Realmente a capa é muito linda. Fiquei bem interessada em ler também. Estou bem curiosa para entender melhor que acidente foi esse que aconteceu com os pais dela, e por que a irmã dela e esse estranho não deixaram ela voltar para casa. Espero ter a oportunidade de ler mais para frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Amei essa capa, ela é simplesmente linda!
    Fiquei bem interessada na história. Todo o enrede desperta em mim a curiosidade em saber o que irá acontecer com a personagem.
    Adorei a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu já li duas resenhas sobre esse livro, ambas positivas, mas nenhuma destacava a questão do livro ser nacional, eu realmente nem tinha noção, fiquei ainda mais animada para ler. Eu adoro fantasias e tudo mais, então esse livro me chama muita atenção, gostaria muito conseguir lê-lo e espero conseguir em breve.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  20. Olá
    essa capa é simplesmente lindaaa, mas infelizmente o gênero não é o que mais gosto, mesmo assim parece ser uma boa leitura então parabéns pela resenha e sucesso para a autora

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Larissa, tudo bem?
    Uau eu estou doida para ler esse livro, adorei ver que você recomenda a obra e melhor que ela explora pontos diferentes que não estou acostumada a ler e acho que seria uma boa ideia dar uma chance ao livro. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Larissa, o enredo desse livro me deixou um pouco curiosa. Quem seria esse guardião misterioso? Ao contrário de você, essa é a primeira resenha que leio sobre ele, e vou ficar atenta a outras da mesma obra e da autora. Adoro conhecer novos autores. Abraços

    ResponderExcluir