Resenha: Sombras do Medo - Camila Pelegrini

Editora Arwen
291 páginas
2015

Num futuro distópico, o mundo agora concentra-se em uma pequena parte de terra, se comparado com antigamente, e cercado por cinco muralhas. A sociedade divide-se entre Singulares, aqueles que detêm o poder e os bens naturais que restaram; e os Ordinários, que trabalham para que somente possam sobreviver. Entretanto, isso está para mudar. A população corre perigo, a ganância pode matar. Pessoas desaparecem, um fogo congelante vindo de algum lugar. O que pode destruir as Sombras do Medo?

Esse é o segundo livro que eu leio da Camila Pelegrini, apesar de ser o primeiro livro escrito por ela. Com uma premissa totalmente diferente de Aos Olhos de Zoe, a autora nos apresenta uma arriscada e bem sucedida distopia com fantasia.
Sombras do Medo nos apresenta Anabele, uma ordinária de coração puro, que sempre se coloca em último lugar. Mas quanto mais a sobrevivência fica difícil, quanto mais os singulares se afastam dos ordinários, pior a situação fica, principalmente quanto eventos misteriosos têm início. Primeiro vem o frio, congelante, por mais que eles vivam em uma parte onde é deserto, devido às besteiras que os humanos fizeram há muitos anos atrás. Depois, os demaios. Quando acordam, alguém sempre está desaparecido, e isso passa a ocorrer cada vez mais frequentemente.

“Tinham em si todos os sentimentos do mundo, conflitantes ou não, e eram capazes de alimentar todos eles, fazendo-os crescer, de modo que não poderiam, de forma alguma, serem somente maus ou somente bons.”

A primeira coisa que me chamou a atenção na obra foi que é uma história única! Boa notícia para os fãs de distopias, Sombras do Medo foi criado em apenas um livro, não há continuação! Ponto positivo, porque a autora consegue colocar toda a explicação necessária em quase trezentas páginas, e terminei a história sem dúvidas quanto aos acontecimentos. Além disso, ajuda o fato de ter uma linguagem simples, ainda que não seja informal, já que facilita o entendimento do universo criado.
Apesar do básico já conhecido e talvez esteriótipo de distopias, Pelegrini também consegue colocar originalidade, principalmente quanto a protagonista.
Anabele, extremamente importante na história, não é o foco dela. Além disso, é uma garota que mesmo com as adversidades da vida, não começa o livro sendo A protagonista poderosa. Amadurecendo aos poucos, Ane sente medo, receio e muitas dúvidas quanto ao futuro. Ainda assim, não é uma personagem que senti conexão, nem que me cativou ao longo das páginas.
Além disso, prepare-se, porque é uma guerra. Só aviso isso, mantenha lencinhos ao lado. Tive meu coração partido em uma das cenas.
Há um triângulo amoroso, que felizmente não é o foco da trama. Na verdade, eu diria até mesmo que ou você shippa (gosta do casal) Anabele com um dos personagens, ou não shippa ela com ninguém.

A autora trabalhou muito em cima das questões reflexivas abordadas no livro. É uma característica das distopias em geral, e possui presença muito forte em Sombras do Medo. Me arrisco a dizer que a obra é sobre tais questões filosóficas, abrindo espaço para debates importantes, que são muito comentados em nossa sociedade, mas pouco debatidos, de fato. Não quero falar muito para não dar spoilers.

O final não é de muitas surpresas, e meio clichê, eu diria. Entretanto, é um bom desfecho para uma boa história. Camila Pelegrini teve muito sucesso em seu primeiro livro, que possui uma ótima história e escrita, com bons personagens que convencem. Recomendo principalmente para quem adora ou simplesmente gosta de distopia para conhecer uma que se diferencia das demais em diversos aspectos, mas de forma muito positiva.

27 comentários:

  1. Olá,

    Já havia visto esse livro dela e também o outro publicado pela Editora Coerência, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos dois. Gostei muito das suas impressões, pois é legal saber que a distopia é ambientada e a autora ainda conseguiu trazer bastantes reflexões, sem contar que a protagonista me parece ser bem corajosa e que levanta vários questionamentos. Sua resenha me deixou mais animada para conhecer essa história e em breve pretendo fazer isso. Só ressalva para a capa, que não é muito atrativa.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu nao conhecia esse titulo, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito. Parece ser bem interessante por conta da premissa e dos elementos que você destacou, sem contar que é um genero que eu adoro. Achei realmente otimo ser um livro único porque é mesmo difícil encontrar uma distopia que não seja série ou que se torne uma. Achei a capa bem bonita e espero poder ler tambem.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Xará
    Eu adoro os livros da Camila. Tive a chance de ler o Sombras ano passado e gostei bastante. Acredito até mesmo que tenha sido ele a me introduzir no mundo das distopias. Ao contrário de você, me envolvi bastante com a Ane. Achei que ela foi crescendo muito ao longo da história e isso me cativou muito.
    Beijos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila, tudo bem?

    Eu já havia ouvido falar do livro, mas infelizmente ele não me chamou lá muita atenção, mesmo depois de ler inúmeras resenhas. Meu santo não bateu, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro ainda, mas eu passei a amar distopias exatamente pela forte caracteristica reflexiva que elas trazem. Eu amo livros que me fazem pensar, sabe? É esse tipo de história que nos acrescenta algo. Aliás, nem ligo muito para finais clichês, desde que me deixem satisfeita, então arriscaria na leitura.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas já ouvi falar de outro livro da autora que todos dizem bem, então esse com certeza já entrou pra minha wishlist, mesmo tendo um desfecho clichê (não me importo com esse detalhe, desde que seja coerente).
    Claro que vou ler, já que amo distopias!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que bom ver boas impressões sobre livros nacionais, e a Camila ta muito bem falada! Parabéns a autora. Quanto a resenha gostei da suas avaliações e quanto a ter final clichê ou não o que importa é ser bem escrito, as vezes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, lindona!!!
    Obrigada por mais essa resenha! Como sempre, vc super caprichosa e delicada. Adorei <3
    Agora vc já leu os dois hahah e fico feliz por Zoe ter superado o Sombras... espero que o terceiro te agrade ainda mais <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, tudo bem ?
    Até hoje não consegui formar uma opinião e saber se gosto de distopias ou não, de qualquer forma, saber que se trata de um único livro, me deixou bem feliz. Afinal, é algo raro hoje em dia, todos os livros são séries, trilogias sem que muitas vezes, tenham conteúdo para manter o enredo.
    Legal saber que o romance não está tão em foco. Dica anotada.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Faz um bom tempo que não leio nenhuma distopia. Essa parece ser uma das boas e a premissa é muito legal, porém esse não é meu gênero preferido. Se tem algum na frente ele sempre passa e acaba ficando para trás. Vou indicar para os amantes do gênero. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gosto de distopias e sendo nacional já me animo mais para ler. Ainda não li nada da autora e fiquei mega curiosa com mega resenha. A carga dramática forte e já fico tensa com isso, sou muito manteiga derretida.
    Oba livro único, já gostei. Hoje os autores tem uma necessidade incrível de sempre fazer esse gênero com mais de uma obra e as vezes cansca demais.
    Dica anota, espero ler muito em breve.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  12. Olá Camila,
    Ainda não conhecia esse livro, mas tudo parece ser bem construído e desenvolvido, não é? Achei bem interessante, mesmo sendo um livro nesse tema, você ter chorado e precisado de lencinhos. É legal existir o triângulo amoroso e ele não ser o foco da história.
    Outro ponto legal é que a história parece ser mesmo bem original.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem por aí?

    Essa capa é bem meia boca, mas não devemos julgar um livro pela capa, não é? Kkkkkk. A premissa parece bem interessante e eu me interessei bastante pela história, pois eu adoro distopias. É uma pena que o final seja clichê, mas em meio a tantas distopias, muitas coisas viram clichês. Parabéns pela resenha!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Ainda nã li esse livro mas estou doida para ler principalmente por se tratar de diztopia um gênero que amo tanto. E cimcordo com você que é um ponto positivo ser um vume único pois estou um pouco cansada de morrer do coração aguardando os próximos volumes das séries que estou lendo. Rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    Já li esse livro e ao contrario de você, Ana conseguiu me cativar, o crescimento dela foi muito bom. Também fiquei triste com (a morte) o final...

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente, eu simplesmente AMEI o seu layout e seu header <3 tudo uma gracinha! Sobre o livro, acho que pode ser uma boa leitura apesar desse problema com a Ana. Acho que o final clichê, dependendo, não me incomodaria tanto. Vou anotar porque amei a capa kkkkkk
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Oie
    bela resenha e que bom que gostou tanto do livro, parece ser uma leitura tensa e isso é o melhor, quando realmente sentimos com o livro, gostei da dica apesar de não ser um gênero que leio frequentemente

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. A história parece ótima e eu leria se eu não estivesse farta de distopias, eu tô correndo do gênero que nem o diabo foge da cruz.
    Gostei da resenha e da sua escrita e até me deixou curiosa, se eu algum dia voltar a ler livros distópicos, vou procurar esse.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Camila

    Não dá pra fugir muito do estilo da distopia mesmo. Eu já li algumas resenhas desse livro e ele nunca chamou muito minha atenção, não é nem por causa da história, e sim por eu estar cansada de distopias em geral. Mas não descarto uma leitura futura.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Gostei desse livro já pelo fato de ser único, não ter continuidade. E por se tratar de uma distopia, melhor ainda! Gosto de enredos do tipo. Fiquei curiosa, bem curiosa. Agradeço a dica e a resenha, pois não conhecia a obra e se conhecia não me recordo rs Bexitus livrescos!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  21. Oi, Camila!
    Eu gosto de distopias e faz tempo que não leio nada do gênero. Achei a trama legal e parece ser uma leitura envolvente. Dica anotada para ler assim que possível!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  22. Oiee Camila ^^
    Eu comecei a ler esse livro um tempo atrás, mas acabei parando e não voltei à leitura, não sei por que. Acho que não estava muito envolvida pela história *-* enfim, li "Aos olhos de Zoe" recentemente e me apaixonei pela história (como não se apaixonar?!), e gostar tanto do livro me fez querer reler "Sombras do medo". Espero fazê-lo logo :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Tenho muita vontade de ler os livros da autora, mas eu fiquei chateada em saber que é só um volume porque eu sou a louca das séries hahahahaha Mas achei muito legal que a autora conseguiu fazer toda a história e finalizar todos os detalhes muito bem em apenas um volume, isso é para poucos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Ainda bem que o triângulo amoroso não ganha espaço na história, afinal acho que isso deixaria a história muito parecida com outras. Distopias tem esse poder de nos fazer refletir sobre os mais variados questionamentos que temos na sociedade.

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    Tenho esse livro, na edição anterior.
    Já li muitos elogios da escrita da Camila o que me levou a adquiri a obra, ainda não li por ter outras leituras prioritárias, mas nesse ano ele já está minha meta.
    Adoro livros que se iniciam de uma forma e no decorre vai mudando, como é o caso do triângulo amoroso e mesmo com esse final clichê a leitura tem tudo para ser muito boa.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Ainda não conheço a escrita da Camila, mas tenho muita curiosidade pelo fato de Aos olhos de Zoe ser extremamente bem comentado.
    Sou apaixonada por fantasia e quando tem esse toque de distopia acredito ser uma leitura maravilhosa para mim. Adorei saber suas impressões e estou bem intrigada para saber porque acontecem todos esses problemas e porque pessoas desaparecem.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Da autora eu só li o livro Aos Olhos de Zoe e fiquei mega feliz com a escrita da autora. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Pela sua resenha dá para ver que a história é boa e tem um enredo bacana. Não gostei muito da capa, mas assim que tiver oportunidade lerei esse livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir