Resenha: Bela Chama - Jamie McGuire

Editora Verus
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
335 páginas
2016

Outras resenhas da autora:
Belo Sacrifício
Bela Redenção
Red Hill

Ellie Edson finalmente conseguiu chamar a atenção dos seus pais, mas não foi da maneira como ela esperava. Depois de uma festa desastrosa na casa de férias que a família possui no Colorado, Ellie é afastada da fortuna da família e obrigada a se virar sozinha.
Tyler Maddox é membro da Equipe Alpina de Bombeiros de Elite, assim como seu irmão gêmeo Taylor, e combate incêndios florestais. Se estilo de vida não permite relacionamentos que forem mais do que uma noite, mas quando ele conhece Ellie em uma festa, fica fascinado com a personalidade forte e a atitude indiferente da garota.
Mas aos poucos Tyler vai perceber que os demônios interiores da mulher que ele ama podem ser o inimigo mais poderoso que um Maddox já enfrentou.

"Hoje de manhã já é passado. Podemos ser pessoas totalmente diferentes hoje, se quisermos."

Chegamos finalmente ao último irmão Maddox que faltava. Sinceramente não fico triste com o fim da série pois estou aproveitando aquela sensação de finalmente finalizá-la. Uma sensação que vai durar pouco eu sei, afinal já há mais livros no mesmo universo lançados lá fora... Bom, sem mais divagações sobre séries, o assunto hoje é a história de amor de Tyler Maddox mas que na verdade não é somente uma história de amor e vocês já vão entender o porquê.


Ellie Edson é a filha mais nova de um grande empresário. Acostumada a ter sempre o que quer, exceto a atenção dos seus pais, Ellie sempre se jogou em festas, viagens, bebidas e tudo mais que o dinheiro pode comprar. Só que tudo muda depois que ela dá mais uma de suas festas desastrosas e sofre uma intervenção total de seus pais. Sem mais ajuda financeira e tendo que se virar sozinha no mundo real, Ellie vai perceber que é bem mais difícil do que imaginava sair do fundo do poço, mas que tudo pode ser melhor se você tiver alguém para te ajudar.

Ellie é uma personagem que de início me desagradou bastante por conta do seu jeito mimado e de quem não está nem aí para nada e ninguém, mas ao longo da trama foi possível ver ela se superando e se tornando uma pessoa melhor, o que fez a simpatia por ela surgir naturalmente. Tyler na verdade não foi surpresa nenhuma, ele é um Maddox e não consegui encontrar algo que o diferisse dos irmãos além do fato dele ser menos violento. Uma personalidade apaixonante? Sim, com certeza, mas sem nada de novo.
Há uma boa participação dos demais irmãos e membros da família Maddox, principalmente de Abby que teve sua aparição muito bem aproveitada, mas também há muitos personagens novos: uns bem legais, como a equipe de bombeiros, e outros bem odiosos, como a Paige.

Um ponto que gostei muito é que mesmo o ponto de vista sendo o da Ellie a trama é focada igualmente tanto nela quanto no Tyler, sabemos detalhes da rotina dos dois, tanto da vida pessoal quanto da profissional, e tudo o que Tyler pensa e sente é deixado bem claro para o leitor. Além do romance e do drama já esperados há muitas cenas divertidas, daquelas que nos fazem dar boas risadas, o que ajudou muito a aliviar o clima intenso que é a proposta principal da trama, deixando a experiência com a leitura mais leve e agradável. Também foi muito interessante acompanhar a jornada da protagonista na sua tentativa de se encontrar no mundo profissional, que é a realidade de muitos jovens atualmente.

Boa parte desse clima intenso se deve aos assuntos que Jamie aborda na trama. Ellie é uma pessoa que chegou ao fundo do poço por causa de vícios e problemas emocionais e a autora conseguiu mostrar a real importância dessas situações, assim como toda a dificuldade e sofrimento que uma pessoa com esses problemas pode passar.

Se tem uma coisa que gosto na McGuire é a forma como ela escreve, deixando o texto leve e fluido mesmo nos momentos mais dramáticos e fazendo com que a leitura seja sempre ágil e agradável. Também há uma quantidade considerável de quotes bonitas que fazem aquela parada para o suspiro ser obrigatória no decorrer da leitura e o livro ficar cheio de marcações.

Bela Chama não é um livro grandioso, na verdade ele possui a velha forma conhecida dos young adults mas Jamie usou a fórmula da maneira correta e criou mais um romance gostoso e rápido de ler, ideal para quem já é fã do gênero e gosta de passar uma tarde na companhia de bons personagens.

Sobre a série:
Bela Chama é o quarto livro da série Irmãos Maddox, que conta as histórias dos irmãos de Travis Maddox,  bad boy apresentado em Belo Desastre, Desastre Iminente e Belo casamento. A série ainda terá mais dois livros extras: Belo Funeral e um livro ainda sem título que contará a história de Shepley, primo dos Maddox, e America.

15 comentários:

  1. Oláá! Tudo bem?
    ahh, adoro série de livros, porque quando terminamos sempre queremos mais, então é bom ter continuação. fiquei curiosa para saber mais sobre os primeiros! :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu tenho minhas dúvidas com essa série, porque não sou muito fã de YA e só de saber que tem uma menina mimada no meio já esgota minha paciência kkkkk Mas, muita gente curte e indica... talvez eu leia se tiver a chance ^^

    bjs, Papierllon

    ResponderExcluir
  3. Sabe que esta série nunca me chamou a atenção até mesmo pelo fato da capa, acho que foi por este fato que nunca quis ler, acredita? Algo não bateu e não consegui pegar os livros para ler e sempre vi resenhas meio a meio nas opiniões então deixei passar.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Essa série é uma das quais nunca tive ou terei vontade de ler, vejo muitas resenhas variadas sobre ela, uma amam como você, mas as da que não amam acabou me impactando mais, esse pessoal parece ter problemas e fantasmas demais para o meu gosto.
    Mas tem algo que gosto muito, e sempre para alguns segundos para apreciar, As Capas <3

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras de Jamie, mas confesso que todas me chamam muito a atenção.
    Achei interessante saber que a trama não é só mais uma história de amor como você mesma disse no início e fiquei curiosa para conferir a escrita nesses momentos mais tensos, porém que ainda assim se tornam fluido e leve por conta da escrita utilizada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Larissa, tudo bom? Eu já li três livros da autora e posso dizer que o estilo dela não me convence muito. Clichê em cima de clichê e personagens femininas super irritantes, enquanto os masculinos parecem todos iguais. Gostei bastante da sua resenha. Acho que não irei mais ler nada dela por enquanto :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Adoro Jamie e estou mega ansiosa para terminar a série dos irmãos. Parei no Bela Redenção e espero em breve dar continuidade. Adorei saber que a velha escrita dela está presente, isso me ânimo para continuar. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, já vi tantas opiniões positivas sobre esse livro que me deu uma super vontade de ler. Uma pena que você não achou ele grandioso! Mesmo assim eu ainda quero muito ler!!! Parabéns pela resenha, ficou ótima e muito completa!!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Young Adult é um gênero literário que passo longe, pois em todos os livros temos as mesmas histórias e romances iguais, apesar desse autor tem tido uma escrita que leva um romance de forma mais leve, confesso que não leria.

    ResponderExcluir
  10. COMO EU AMO ESSA SÉRIE!!!

    A sua resenha é a primeira que eu leio sobre esse livro que já ta na minha lista antes mesmo de ler aqui haha
    Mesmo sendo uma formula mais do que conhecida, eu amo ler esses livros kkk
    Espero em breve poder conhecer o ultimo dos Maddox

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lari.

    Acredita que não li nenhum dessa série? Eu fico com preguiça, visto que dá pra perceber que é clichê demais. Eu até gosto de YA, mas estou vendo muitas coisas repetidas, tramas iguais, daí fica tudo muito chato. Sua resenha está de parabéns, como sempre e fico feliz q vc tenha finalizado a série.

    Beijos,
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Assumo que não a série não me atraiu. Eu sempre compro um livro pela capa e essa não me encantou. Além disso, a sinopse não me chamou atenção e não tenho vontade de ler. Mesmo lendo sua resenha, achei a história clichê e, mesmo gostando de romances, não leria.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu não tenho exatamente uma opinião formada sobre essa série, eu li o primeiro livro e achei o Travis um tanto quanto...intenso. E pelo que você disse os outros irmãos também são assim, mas eu morro de vontade de conhecer as historias pois a maioria das pessoas fala bem. Então provavelmente vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Não li a série, mas tenho muita vontade de ler, acho que sua nota foi uma das mais baixas que já vi nesse livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa, espero curtir o livro ainda mais que vc. Adorei saber que embora não seja um livro grandioso tem uma leitura leve e fluida, e eu amo drama hahaahahahha
    adorei.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho muita vontade porque ela realmente contém todos os elementos de YA que me conquistam. Adorei saber que mesmo sendo um pouco clichê a autora consegue nos deixar entretidos. Adorei a sua opinião!
    Beijos.

    ResponderExcluir