[#HQs 3] Bidu: Caminhos - Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Oi pessoal, tudo bem!?
Hoje é dia de falar sobre quadrinhos (eba!) e depois de muita dúvida e indecisão eu resolvi falar sobre a Turma da Mônica, ou mais precisamente uma das suas graphic novels que são um sucesso desde que começaram a ser lançadas. Essa em particular já não é tão nova assim mas é tão linda que nem me importei com esse detalhe pois, se você, assim como eu, é fã dessa turma essa coleção de graphic novels é um item essencial na sua estante.

Em Bidu - Caminhos, os autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho reimaginam a forma como Bidu e Franjinha - os dois primeiros personagens criados por Maurício de Sousa - se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura.
Bidu: Caminhos foi lançada em 2015 pela Panini Comics em parceria com a Maurício de Sousa Editora, possui 85 páginas, sendo as finais extras que contém informações sobre o processo de criação e os autores, e está disponível nas versões em capa dura e brochura. O título faz parte da segunda geração de graphic novels da Turma da Mônica, onde novas histórias e aventuras dos personagens são contadas com novos traços e sob um novo olhar. Recentemente foi lançada a segunda parte da graphic novel, Bidu: Juntos.

Bidu: Caminhos conta a história do icônico cachorro azul antes dele ser adotado pelo Franjinha, quando ele era um cachorro de rua que vagava em busca de comida e abrigo e passava por diversas dificuldades, assim como todo animal abandonado passa.


Essa aventura acontece no também icônico bairro do Limoeiro, assim há a aparição de diversos personagens familiares aos leitores. Vemos desde as tradicionais fugas das coelhadas da Mônica até os personagens mais marcantes da revistinha do Bidu, como a Dona Pedra, que aparece por um breve instante, e Bugu (Alô Mamãe!), o Duque e o Rúfus.




Diferente dos quadrinhos tradicionais, Bidu e sua turma não falam e numa excelente sacada os autores criaram uma forma de diálogo que se dá através de imagens. Além disso eles usam e abusam das onomatopéias, que foram introduzidas diretamente no quadrinho e não nos balões de fala, o que deu um toque a mais, seja de graça ou sensibilidade, na história.


Os traços: o que falar deles? As ilustrações são lindas, todas em tons suaves e possuem uma atenção especial nos detalhes.
Essa é uma história muito sensível, que faz rir assim como te faz querer entrar nas páginas e consolar os personagens em diversos momentos. De leitura fácil e agradável, essa hq vai muito além das aventuras do cachorrinho azul e nas presenteia com uma história que fala sobre companheirismo, amor e amizade.

16 comentários:

  1. Olá Larissa acertou em cheio na escolha, eu adoro quadrinhos principalmente de personagens da Turma da mônica, da uma nostalgia boa! Esse HQ está lindo demais, os novos traços da uma outra dimensão e são muito fofos. Vc me deu uma ideia brilhante para presente. Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Aaaah esse HQ é muito lindo.
    A primeira indicação que tive dele foi no canal da Pam Gonçalves, e logo fui procurar. Ele é realmente muito sensível e as ilustrações tornam isso ainda mais presente. Vale super a pena não apenas ler, mas tê-lo na estante pra passar por gerações *-*

    ResponderExcluir
  3. Nunc ali nada do Bidu e achei interessante a ideia de contar história dele antes do Franjinha.
    E claro, já senti muita coisa lúdica, gostei muito das cores dos quadrinhos!
    Eu que adoro um vou procurar para ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Que fofura *-*
    Estou louca pra ler essa graphic novel já faz tempo e fico bem empolgada quando leio comentários favoráveis.
    Afinal, existe alguém que não adora os personagens de Maurício de Sousa? rsrs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que amor!!! Bateu uma nostalgia agora. Eu ainda não conhecia, mas adorei ver a sua postagem e fiquei mito interessada.

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai?
    Eu amei essa ideia da Grafic MSP, juntar autores e ilustradores tão talentosos para realizarem obras tão lindas.
    No entanto essa história em particular não me chamou tanto a atenção assim, gostei sim, mas não é minha favorita dessa coleção. Amo os traços e a escrita dos imãos Caffagi, foram as duas que mais gostei, Laços em especial.
    Beijo.
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Que saudade do Bidu! Sério, essa resenha foi muuuito nostálgica pra mim ;)
    Quando era criança adorava ler gibis e A Turma da Mônica era meu preferido, mas, acho que não leria nessa minha fase adulta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, ainda não li essa Hq, mas ela está na minha lista a muito tempo, só ouço comentários maravilhosa respeitos da história, a arte é maravilhosa, já li algumas Hqs que também são desse selo Grafic MSP e amei, espero encontrar logo com a história do Bidu <3
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Cara, eu amava "A Turma da Mônica" e ver um livro em quadrinhos, todo trabalhado e com ilustrações lindas, me dá uma sensação de nostalgia. Ainda mais sendo do BIDU *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Então, na década de 90, em minha infância, enquanto talvez muitas das blogueiras estava nascendo, eu curtia bem "A Turma da Mônica", comprava alguns quadrinhos, não de forma habitual. Achei muito legal essa HQ sobre o Bidu, dá uma sensação de nostalgia. Adorei as suas impressões!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  11. Obaaa!
    Bidu, fez parte de minha infância e adolescência, amo até hoje, excelente escolha.
    Essa HQ eu não conhecia e fiquei feliz com sua resenha, trouxe um ar nostálgico para mim, não tenha dúvidas que darei um jeito de ler <3

    ResponderExcluir
  12. Que gracinha!!

    Sempre fui fã de A turma da Mônica e obviamente apaixonada pelo Bidu <3

    Não sabia da existência de graphic novels por não me dar muito bem atualmente com HQ! Mas conhecendo aqui, fiquei apaixonada. Turma da mônica foi uma das únicas histórias em quadrinhos que me adaptei bem e guardo um carinho enorme.

    Realmente tu trouxe nostalgia nesta resenha e me deixou curiosa para conferir! Obrigada pela dica (:

    ResponderExcluir
  13. Larissa, eu sou apaixonada por quadrinhos, mas infelizmente quase não leio porque sempre tem um livro no meio.
    Eu tenho essa HQ e ainda não li.
    Sou apaixonada por Turma da Mônica e o trabalho das Graphic MSP estão incríveis, são histórias lindas e emocionantes.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Realmente, as ilustrações são maravilhosas! Ainda não conhecia essa HQ, mas achei muito interessante uma obra acompanhando o passado desses personagens. Adorei essa sua dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa!

    Eu ando viciada em quadrinhos e mangá, me pergunto as vezes como vivi tanto tempo sem isso? Hahahahaha quem não conhece esse cachorro mais fofo? Eu adoro a turma da Monica, quando eu era mais nova nova, eu lia bastante! Mas depois de um tempo acabei deixando de lado, mas eu adorei a ilustrações eme fez lembra do velhos tempo, achei super fofo a premissa a ideia dos autores, principalmente os diálogos. Amei post <3

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  16. Oiiii...sou doida pra ler essa obra, parece ser encantadora...e essa capa? Um amorzinho!


    Abraços

    ResponderExcluir