Resenha: Pablo Rangel Sem Subtítulo - Gusttavo Majory


Editora Meus Ritmos
130 páginas
2016

Este livro é terminantemente proibido para:
Meninas
CDF's
Professores
Pessoas Caretas
Escolas
Bibliotecas

Depois não diga que não avisei!



Pablo Rangel é um pré-adolescente (ou adolescente, não consegui definir sua idade) extremamente comum, assim como sua vida, e é nesse mundo típico de um jovem garoto em que iremos entrar.

O livro é uma especie de diário de Pablo, onde o protagonista despeja suas aventuras diárias ocorridas dentre os dois meses finais do seu ano escolar. A trama não tem um ponto central, os acontecimentos vão sendo contados à medida em que acontecem e que o personagem acha necessário contar, o que deixa a história sem uma evolução, um desenrolar...ela só vai acontecendo.

Os acontecimentos vão dos banais aos que beiram os dramas de novela mexicana, o que não os deixa menos passíveis de ocorrerem na vida real. 90% são de coisas típicas da vida de um garoto: a escola e seus problemas (aliás é aqui onde grande parte do livro se passa), professores, amigos, garotas, família e questões pessoais, mas também há um ou outro ocorrido único que permeia a narrativa.

Por conta dessa linha de narração mais desprendida, foi um pouco difícil eu me conectar à história, por sua vez os diálogos são extremamente realistas, embora pudesse. ter sido melhor elaborados. Apesar destes pontos, a leitura foi extremamente rápida e em um único dia consegui finalizar a obra.

Apesar do que diz na sinopse, Pablo Rangel Sem Subtítulo é sim um título que poder ser lido por meninas, pois é uma leitura recomendada a todo público infanto-juvenil, independente do sexo, principalmente por abordar, ainda que não com extrema profundidade, assuntos inerentes a qualquer pessoa dessa faixa etária.

Majory é um autor que possui grande criatividade, porém suas obras carecem de aprimoramento técnico para que cheguem a um nível melhor. Ainda assim seu trabalho atual é uma boa opção pra quem gosta de histórias com as quais qualquer um possa se identificar, principalmente se já foi ou é um adolescente.

11 comentários:

  1. Oi, Larissa.

    Gostei da resenha, a parte da escola lembra extraordinário?
    Vou colocar ele na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! Na verdade não, a faixa etária dos personagens é maior, são praticamente adolescentes.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oie amore,
    Que legal esse livro, já começa dando uma instrução – proibido pra meninas- ai que leio mesmo rsrsrs.
    Adoro livros “diário” e acho que vou curtir ler esse.
    Adorei a resenha!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa, não conhecia o livro, mas não fiquei muito interessada no enredo, e nem é por conta dos fatos irem acontecendo sem uma certa continuação. É mais pelo conteúdo mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia esse livro, fiquei interessada, esse tema da escola, e o preconceito entre os alunos me atraí muito para leitura.
    Suas considerações me deixaram animada pra leitura.
    Vou anotar a dica dessa leitura que parece ser bem levinha!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ter curtido muito o livro, imagino que seria uma ótima leitura para alunos de ensino médio e para levantar uma discursão na sala de aula. Eu até gosto de livros cujo personagens são adolescentes, porém não consegui sentir vontade de ler. Espero que o autor consiga desenvolver melhor sua escrita nos próximos livros. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá, não conhecia essa obra e fiquei curiosa para saber mais...parece ser uma leitura rápida e bem descontraída. Acho interessante esse tipo de leitura destinada a uma determinada faixa etária...acho que seria ótimo para um trabalho em sala de aula, com discussões e debates.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Que pena que você não se conectou tanto na história :(
    Fiquei interessada quando você disse ser uma leitura rápida, realmente parece ser bem leve mesmo..
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Larissa tudo bem? Ótima resenha levantando os pontos negativos mas também os positivos. Confesso que talvez no momento a leitura não me prenda, assim como você, mas pela questão do tema tratado. Essa questão de colocar acontecimentos sem um porquê me incomoda muito. Mas com certeza irei indicar para meus sobrinhos que são infanto-juvenis.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Adorei sua resenha e a sinceridade nela! Já de cara a capa do livro não me atraiu e achei a sinopse super pobre, por aí já não leria. Por mais que vc tenha levantado alguns pontos positivos referentes ao livro, não consegui me interessar, talvez por ser mais para um publico adolescente! Parabéns pela resenha, mas dessa vez passo a dica!

    ResponderExcluir
  10. Não gostei da capa, mas o conteúdo parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir