Resenha: O que Resta de Mim - Thays M. de Lima



Publicação independente
2016
423 páginas

Gabriela tem uma vida cheia de traumas e para superá-los ela decidiu recomeçar indo cursar faculdade em uma nova cidade. Tudo o que ela quer é se dedicar aos estudos e seguir em frente com sua vida, mas tudo se complica quando Guilherme, um jovem lindo e totalmente avesso a compromissos que parece enxergar sua alma e todos os seus segredos, se aproxima.

Gabriela só quer ficar longe de encrencas e é exatamente isso o que Guilherme significa.

O que fazer quando o amor e as feridas do passado andam juntos?

"Sei onde estou e, inexplicavelmente, estou bem com isso. Estou exatamente onde queria estar."

Gabriela tem 19 anos e já enfrentou muita coisa na vida. Abusada sexual e psicologicamente pelo seu pai, aquele que deveria protegê-la, ela viu sua vida ser virada do avesso depois de uma tragédia ainda maior. Ignorada pela própria mãe e sem a companhia do seu vizinho e amigo - apelidado carinhosamente por ela de Inho - que se mudou subitamente, ela viu em Milena, a melhor amiga que o destino poderia ter lhe dado, e sua mãe a sua bóia de salvação. Ela vê uma nova chance de mudar de vida quando consegue uma vaga em uma das maiores universidades do Rio de Janeiro e se muda para a cidade maravilhosa, um lugar onde ninguém sabe quem ela é ou qual é o seu passado. Isso até ela conhecer Guilherme...

O que Resta de Mim é o livro de estreia da blogueira Thays M. de Lima, que decidiu inaugurar sua carreira com um New Adult pautado por um tema de extrema importância e profundidade. Conheci a Thays em uma sessão de autógrafos da autora FML Pepper em Niterói, cidade em que moro, em 2015 e desde então acompanho o seu trabalho como blogueira, assim fiquei muito ansiosa e com a curiosidade à mil quando soube que ela estava escrevendo um romance, por isso quando surgiu a oportunidade de o ler não pensei duas vezes e a agarrei.

Thays tem uma escrita bastante tocante, que por diversas vezes me fez derramar lágrimas. Com uma narrativa em primeira pessoa que intercala os pontos de vista de Guilherme e Gabriela, sua escrita propicia uma leitura extremamente ágil (quem terminou o livro em dois dias levanta a mão o/) e agradável. Contudo, acho que há alguns pontos que podem ser melhorados, como os diálogos que carecem de uma elaboração mais atenta e condizente com a idade dos personagens, a linha do tempo que permeia a trama e possui alguns furos e uma lapidação no excesso de acontecimentos, plot twists e reviravoltas que vira e mexe deixavam a trama um pouco recheada demais. Além disso, as cenas de sexo acabaram ficando superficiais e não me convenceram.

Gabriela é uma protagonista cheia de traumas e complicações que a fazem ser mais retraída e frágil, o que causa uma simpatia inicial muito forte no leitor, mas no decorrer da trama há certas atitudes da mocinha típicas de adolescentes que me deixaram irritada, por isso eu diria que ela é um personagem "meio a meio". Não cai de amores por ela mas também não a odiei. Já Guilherme é o típico garanhão sedutor dos NA com mistérios no passado que ele próprio desconhece. Confesso que não gostei muito dele por conta de suas atitudes inicialmente fofas mas que evoluem para possessivas e machistas em alguns momentos. Contudo, há diversos personagens e casais secundários e que participam ativamente da história e chamaram mais a minha atenção e não vou falar de todos para evitar spoilers mas vou dar um pequeno destaque a Julia, imã de Guilherme e pra mim uma das melhores personagens.

O que Resta de Mim é um livro com elementos que me recordam diversos outros livros do gênero que já li, o que não quer dizer que o romance não tenha suas singularidades e sim que ele necessita de um aperfeiçoamento, assim como a autora necessita aperfeiçoar todo o potencial narrativo e criativo que ela possui. Com um desfecho bastante dramático e inesperado, ela deixou um gancho que vai deixar os leitores mais ávidos desesperados pela sequência.

Sobre a edição:

A edição lida por mim foi a primeira mas já há uma segunda edição sendo preparada, na qual os pontos negativos em destaque serão revistos e corrigidos pela autora e sua equipe.

10 comentários:

  1. Olá
    Eu acompanho o canal da thays (que não ?) E eu adoro os vídeos delas. Quando fiquei sabendo do lançamento de seu primeiro livro eu fiquei muito feliz, ela merece sem dúvidas. A sinopse era tudo o que eu sabia sobre sua obra e essa foi minha primeira resenha dele. Achei bem interessante e apesar de ser um gênero que não leio bastante eu possa até dar uma chance para a Thays. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu achei a trama da história bem instigante, me parece que o livro aborda temas interessantes, sem falar da vida complicada que a protagonista tem. Eu fiquei desanimado em fazer a leitura quando você avaliou o livro e disse que ele deve ser aperfeiçoado, eu vou esperar a segunda edição para não ter uma experiência ruim! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua leitura sobre a obra. Apontou os elementos positivos e elencou o que pode ser aperfeiçoado. Com certeza, vai contribuir para o melhor resultado. Aguardando a próxima versão! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. OI, Larissa
    Gosto bastante do gênero, mas quando o mocinho começa com machismo e obsessão, começa a ficar repetitivo com tantas outros livros que vemos do gênero por aí, né?
    Mas gostei de saber que a escrita é boa e que o livro tem seus pontos positivos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem explicado suai resenha. Conseguiu ver os pontos positivos e negativos da história de uma maneira bem legal. Não me interessei pelo drama. Mas desejo muito sucesso para autora.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Gostei da forma com que vc apresentou o livro.
    Não curto muito quando o machismo fica forte demais, não sei... o.o
    Vou deixar a dica passar.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Não conheço a autora, gostei muito da maneira que abordou os pontos negativos. Essa dica vou deixar passar. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Conheço a Thays do seu canal do youtube, e fiquei bem feliz quando vi que ela iria lançar um livro. A sinopse é bem impactante e que te deixa ansiosa para ler mais, e confesso que ele está entre meus desejados. Gostei da resenha sincera falando que ele é um pouco clichê, o que a sinopse já entrega um pouco, e que bom que ela está revendo os pontos negativos. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Normal esta atitude de mocinha adolescente irritar, eu também não gosto disto por isso muitas vezes já prefiro um drama mesmo. Mas acho que é por uma questão de idade mesmo, porque tem coisas que hoje penso que não faria na idade que fiz. hahahaha

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já ganhei um sortei no insta dessa blogueira, mas não Davi do livro Dela.
    Gostei de saber!
    Eu gosto desse tipo de livro e daria uma chance pra ele com certeza!

    ResponderExcluir