Resenha: Um Milhão de Mundos Com Você - Claudia Gray

Editora Harper Collins Brasil

Tradutora: Gabriela Fróes

320 páginas

2017

Exemplar cedido pela editora

Outras resenhas da autora:

Os multiversos agora dependem de Marguerite Caine. Após salvar a alma de Paul, que foi desfragmentada, o inimigo muda de tática. O objetivo agora é destruir dimensões específicas – matando um número incontável de pessoas – e o foco é matar as variadas versões de Marguerite, para que ela seja impedida de tentar salvar as dimensões. Além disso, depois da desfragmentação, Paul tornou-se ainda mais fechado e distante e talvez ambos nunca voltem a ser como eram antes. Marguerite precisará questionar tudo, do amor a seus princípios, enquanto corre contra o tempo para impedir o colapso dos multiversos.

Sempre que termino alguma duologia, trilogia ou série, o coração fica apertado. Entretanto, com a trilogia Firebird, o sentimento é de vazio e é quase uma tristeza infinita! Apesar dos pontos que me desagradaram nos dois primeiros (vocês podem ver que nas respectivas resenhas, eles não ganharam nota máxima), são o tipo de livro que criticamente poderiam melhorar; mas são eles que conquistam nossos coraçõezinhos e viram obras queridas que serão relembradas por um bom tempo. 

"Mesmo que você visitasse um milhão de mundos, não conseguiria. Não dá para saber tudo sobre outra pessoa, nem mesmo a pessoa que você ama. [...] É preciso amar o mistério. Arriscar."

Sem dúvidas, o terceiro e último livro é que possui mais ação. Ao contrário dos dois primeiros livros, esse apresenta poucos universos novos, mas revisita vários outros dos volumes anteriores. Ou seja, Claudia Gray passeia pela trama com agilidade, com vários multiversos conhecidos aparecendo novamente e com elementos que não os tornam desnecessários.
Tenho que mencionar que nesse último volume, quaisquer dúvidas que tivessem restado sobre explicações sobre os volumes anteriores foram sanadas, bem como todas as que pudessem surgir não ficaram sem respostas. Várias teorias, coisas novas e explicações aparecem, e por mais que realmente pareça difícil, ao mesmo tempo parece fazer muito sentido. O que agrada, porque dessa vez, finalmente, as respostas, ainda que elaboradas, parecem ser explicadas de forma mais fácil. É possível, então, compreender tudo o que de fato aconteceu.

Algo que ganha foco maior nesse volume é o próprio relacionamento de Marguerite e Paul. E gosto que na trilogia Firebird, apesar de haver dois personagens interessados na protagonista, nunca existiu realmente um triângulo amoroso. Um ganha na maior parte dos universos, mas o outro consegue seu espaço em algumas raridades. 
Depois que a alma de Paul foi fragmentada e recuperada, ele nunca foi o mesmo, tornando-se meio instável. A autora explora esse lado, trazendo - além da tensão de salvar não só um mundo, mas vários - a tensão sobre o futuro do relacionamento de ambos, já que Paul (um dos crushs literários gente, recomendo), tem medo do que pode fazer a Marguerite. Ou seja, o típico mocinho que acha que é perigoso ficar com a mocinha.
"Se você se sente amado, se sabe que é amado, algo profundo e precioso dentro de você vai sempre estar seguro."

Por fim, a trilogia Firebird não poderia ter um final mais digno. Tudo com lógica (ainda que seja puramente ficção), tudo se encaixa e parece crível. Gray dá um desfecho a todos os personagens – e isso inclui suas diferentes versões nos multiversos, deixando o leitor matar a saudade para logo sentir falta. Um Milhão de Mundos Com Você mostra que é possível que uma trilogia seja boa o tempo todo – e que o final seja melhor ainda. Recomendo de olhos fechados.

Sobre a trilogia:
Um Milhão de Mundos Com Você é o terceiro e último livro de Firebird, da autora Claudia Gray, que mistura mundos paralelos com romance.

8 comentários:

  1. Oiii Camila tudo bem?
    Esse realmente parece ser um livro bastante emocionante e até mesmo romântico, eu não sou muito chegada a realizar a leitura desse tipo de livro, mas quem sabe futuramente eu leia diante de tantos comentários positivos que me encantou.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    É um livro muito impactante, pois mexe com universos alternativos, e parece equilibrar bem o romance e os conflitos, algo que gosto bastante. A escrita é muito boa, confesso que acredito que o mundo é dividido em universos paralelos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Ainda não tive a oportunidade de ler os livros anteriores e sempre me surpreendo porque os nomes me confundem, me fazer imaginar uma história que nada tem a ver com o enredo original rsrs. Sou uma romântica incurável! Bjoooo
    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho os dois primeiros livros dessa trilogia e estou louca pra iniciar.
    Caramba, depois das suas considerações certamente vou me render aos personagens. E fiquei bem contente que a autora conseguiu fechar a história de todos eles, detesto quando ficam muitas pontas soltas.
    Espero me encantar com a leitura assim como você!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Oie amore,

    Não conhecia esse livro, mas já me encantei com essa capa belezura... já quero ler.
    Lendo sua resenha fiquei bem interessada pela história.. já quero ler... dica anotada!
    Mais legal ainda é saber que se trata de uma trilogia.. amo!!!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  6. Conheço a trilogia, mas não comecei a ler ainda. Pelo visto ela foi terminada de forma boa, zerando as coisas na história. Isso é muito bom.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que legal saber que o final vale super a pena! Acho bem difícil terminar trilogias de maneira que nos agrade completamente, e saber que essa termina assim dá aquela vontade de começar a ler. Dica super anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu sempre tive curiosidade para ler esse livro, porém não sabia do que se tratava. Gostei, apesar de não ser muito fã de distopias.
    Adorei a resenha :)

    Bjs!

    ResponderExcluir