Resenha: Filha da Profecia - Juliet Marillier



Editora Butterfly
Tradução: Yma Vick
640 páginas
2014

ATENÇÃO: Por se tratar do terceiro volume de uma série, essa resenha pode conter spoilers.
Leia a resenha de Filha da Floresta e Filho das Sombras

Fainne foi criada pelo seu pai, Ciarán, em uma terra distante de Sevenwaters mas ao chegar na adolescência sua avó, a horrível feiticeira Lady Oonagh, a obriga a realizar uma terrível missão: infiltrar-se em sua família que ainda reside em Sevenwaters e impedir que seu tio Sean e seus aliados reconquistem as Ilhas sagradas.
Fainne, que foi criada aprendendo a usar os seus dons para o bem, agora se vê obrigada a utilizar o pior lado da magia e ajudar a sua avó a atingir os seus objetivos, deixando Sevenwaters e o destino da humanidades em suas mãos.

"[...]Mas não se pode ignorar o amor, Fainne. Se você o ignora, é porque ainda não aprendeu a reconhecê-lo."

Aqui estou eu, mais uma vez, com a difícil missão de falar de um livro da excepcional Juliet Marillier. A terceira parte dessa série que me surpreendeu e me pegou de jeito se inicia mais de uma década depois dos acontecimentos finais de Filho das Sombras, onde iremos conhecer a jornada de Fainne, uma filha de Sevenwaters que foi criada longe de suas terras e agora retorna incumbida de dar vida a um plano maligno.  Mesmo com uma distância temporal tão grande, conseguiu manter ativo todo o encanto pela história dos herdeiros de Sevenwaters, embora, devo dizer, esse volume não tenha conseguido roubar o título de favorito que ainda pertence a Filha da Floresta.


Fainne da continuidade a uma sequência de excelentes protagonistas femininas, confirmando a minha teoria de que a autora é especialista em criar mulheres fortes, decididas e de personalidade única. Contudo, ainda que siga essa linha, ela é completamente diferente das personagens principais dos livros anteriores por ir por um caminho odiado pelas suas antepassadas, o que ao mesmo tempo me causou muita curiosidade sobre sua jornada de modo geral e também uma enorme dificuldade em me conectar a ela, o que, por sua vez, não me impediu de torcer pelo seu desfecho feliz. Mas não só da protagonista vive o livro e, assim, há vários personagens novos e antigos que contribuem de forma ativa para a trama.

"[...] você não saberá o quanto tem a perder até que perca de verdade."

A grande quantidade de páginas, de início, pode assustar mas conforme a leitura avança nos vemos presos na narrativa em primeira pessoa de Marillier, que consegue, de forma brilhante, do início ao fim manter todo o misticismo que foi gerado dois livros atrás e proporcionar uma leitura mais do que fluida e agradável. O que eu mais gosto de reparar nos livros dessa autora é na forma como todos os personagens e acontecimentos se entrelaçam e relacionam, pois nada é em vão e Juliet preenche perfeitamente cada página, sem deixar furos, por menores que sejam, na história. Isso faz com que as leituras dos livros anteriores seja necessária, pois apesar das tramas de cada livro serem individuais, elas se conectam formando uma grande linha do tempo e a falta de informações mais detalhadas pode fazer com que a leitura fique confusa.

"Eu era a filha de um feiticeiro. E a filha de um feiticeiro não podia ter amigos ou sentimentos. Não podia se dar a esse luxo."

A cada livro dessa série, Juliet me surpreende mais com seu talento para a escrita e criatividade e me faz pensar que é uma grande pena o seu pouco reconhecimento em terras brasileiras. A jornada dos herdeiros de Sevenwaters é uma trama forte e encantadora que vai cativar qualquer leitor que se permitir dar uma chance.

8 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Teve uma época em que quis começar a série, mas aí a vontade foi passando. Apesar de ser um gênero que gosto muito, não tenho lido muito. Quero ter a chance de ler esses livros, um dia, mas não é o momento. Fico feliz que a autora te surpreenda, às vezes, é mesmo difícil "segurar" uma série de livros e muitos autores acabam se perdendo no caminho. A protagonista me parece uma personagem convincente. Esse primeiro quote poderia ser absurdo clichê se não fosse tão destruidor. Gostei muito da resenha, bem verdadeira.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou tanto meu interesse o quanto eu gostaria, mas sabe? Eu gostei de ver a sua opinião e achei muito bacana a autora do livro, diante de ser uma série longa, na maioria das vezes são perdidos muitos fatos ao decorrer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu achei os títulos parecidos com os títulos das irmãs da Lucinda Riley. Achei a obra bem interessante para quem curte o gênero fantasia. No entanto eu não sou fã dessa temática (raramente leio um livro assim) então dessa vez vou deixar a dica passar.
    Mas gostei da resenha, achei bem completa.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Já vi muita gente falando dessa autora e apesar de ter sido uma experiência mediana para você, espero ler algo dela, já que ela cria muito bem suas personagens femininas. O livro parece abordar muitos temas que gosto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita curiosidade com os livros dessa série, acho que cada um dos volumes é melhor que o outro. Eu adorei a sua resenha e poder conhecer um pouco mais dessa série. Não vejo a hora de ler também.

    ResponderExcluir
  6. Olá Larissa,
    Já li os quatro livros lançados aqui no Brasil e sou louca por essa série. Fiquei muito contente por você ter curtido a leitura desse livro e curiosa para reler, pois senti muita falta desses personagens.
    A forma como a autora retrata tudo e faz os personagens e os acontecimentos.
    Espero que todos tenham a oportunidade de ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus nunca tinha ouvido falar desse livro, mas amei sua resenha. Apesar de não ter lido sobre os livros anteriores já senti que vale a pena começar essa série, mesmo sendo enorme fico feliz em saber que você não se decepcionou.

    Já está na minha lista.


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar muito bem da autora mas nunca tinha procurado nada. Agora com a sua resenha fiquei curiosa e acho que vou pegar essa série para conhecer a autora. Além disso amo fantasia.
    Beijos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir