Resenha: Confesse - Colleen Hoover

Editora Galera Record
Tradutora: Priscila Catão
320 páginas
2017

Outras resenhas da autora: O Lado Feio do Amor; Novembro, 9.

Auburn foi uma adolescente que perdeu o garoto que amava muito cedo. Cinco anos depois, ela se muda para o Texas, onde tem um emprego que odeia e se sente muito sozinha. Até que, precisando de dinheiro, ela conhece um pintor famoso na região, Owen, que a pede para ajudar em suas vendas durante uma noite. Owen faz Auburn ter reações que não tinha desde que perdeu Adam, mas revelações colocam o futuro relacionamento dos dois em jogo.

Quando recebi Confesse para resenha, demorei um pouco para perceber que tinha mais um livro de CoHo nas minhas mãos. A ficha só caiu quando estava com ele em mãos prestes a iniciar a leitura. Não é novidade que sou fã da autora, então quando iniciei Confesse e chorei logo nas primeiras sete páginas (o novo recorde!), achei que seria mais um livro da autora que me faria desabar. Não foi.

"Acabei de me apaixonar completamente por essa música - diz ele. - E odeio essa música."

A narrativa da autora continua uma das melhores possíveis. Ultimamente, ela é a única que consegue me fazer terminar um livro rapidamente, tendo absorvido completamente o conteúdo. Li Confesse em dois dias e poderia ter lido em um. Colleen Hoover consegue construir cenas e diálogos envolventes e instigantes, bem escritos e rápidos. Além disso, suas histórias possuem temas - ainda que algumas vezes um tanto dramáticos - bastante reais e interessantes. Ainda assim, Confesse destruiu um pouco as minhas expectativas, principalmente depois dos últimos livros da autora. As 320 páginas parecem passar em menos de uma semana na história, ainda que passam muito mais, pelas palavras descritas. Ou seja, durante pontos da história, senti que ela não caminhava de forma tão fluída e cheias de reviravoltas do jeito que me agrada nas histórias de Hoover.
Mesmo que isso aconteça, gostei muito sobre como o nome do livro condiz absolutamente com a história e toda a mensagem que existe por trás. A autora chega a mencionar que todas as confissões escritas ao longo foram enviadas de forma anônima para ela. Algumas são bonitas, outras, bem melancólicas e muitas são pesadas.

Outro ponto que me deixou esperando mais foi sobre o próprio casal, Auburn e Owen. Ao contrário de outros, eles não tiveram tanta química pra mim, talvez pelas primeiras impressões que tive do rapaz. Acabei me acostumando com o relacionamento de ambos e torcendo para que ficassem juntos no fim, mas demorou alguns capítulos para que isso ocorresse.
E se antes eu gostava de todos ou quase todos os personagens da autora, Confesse ganha o prêmio de personagem mais desprezível e nojento da literatura. Nunca senti tanto nojo e repulsa por alguma personagem. Se por um lado, é bom, porque mostra a habilidade em criar personagens bem diferentes, por outro eu ficava bem enjoada toda hora que ele aparecia. Não citarei nomes, mas não é difícil descobrir para quem for ler (não é o protagonista, adianto). Se há dificuldade em ler sobre pessoas abusivas, tenha estômago para ler essa obra.

Já o que mais gostei na obra foi uma reviravolta que houve no meio da história, que mudou totalmente o rumo e mensagem do livro, algo que gostei muito porque deu gás e rumo a Confesse. A mensagem como lutar pelo que se ama e proteger a família em primeiro lugar foi uma mensagem bastante positiva.
A autora conclui a história de uma forma bem convincente e que me agradou, perfeito para o que foi proposto. Além disso, como ela muito gosta de fazer, o último capítulo foi para descrever algumas cenas do passado, o que ajudou bastante a compreender a trama no geral, ainda que estivesse apenas no final.

Devo mencionar a bela edição brasileira, que apesar de ter a boca ligeiramente estranha na capa, ficou muito bonita e ainda contém páginas coloridas no fim do exemplar, com alguns dos quadros pintados por Owen ao longo da história.
Por isso, os fãs de Colleen Hoover podem amar ou se decepcionar com Confesse, ainda que seja um ótimo New Adult. Para quem deseja uma leitura do tipo, recomendo começar com O Lado Feio do Amor ou Novembro, 9, que permanecem minhas leituras favoritas da autora.

16 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Nossa, acho que esse livro é para quem tem estômago forte mesmo, ein?! Tenho bastante vontade de ler algo da autora, mas acho que vou começar pelos que você indicou no final do post, rs.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Sempre vejo todos comentando que amam os livros dessa autora, mas eu mesma nunca li nada dela, embora ultimamente esteja ficando curiosa para isso! Parabéns pela resenha, adorei! Ótimo post1By: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Céus... eu preciso começar a ler obras desta autora, só ouço (leio) elogios sem fim.
    Que bom que a história é convincente e também tenho um personagem a quem direciono toda minha repulsa literária, sorte que é apenas personagem kkk

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii! Eu só tinha lido apenas um livro da CoHo que foi Talvez um dia, mas foi o suficiente para fazer-me apaixonar pela sua escrita. Sem deixar de mencionar os personagens incríveis e muito bem descritos que ela criou. Estou mega ansiosa para ler essa nova obra, sua resenha está incrível e me deixou mais curiosa ainda para conferir. Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Ainda não li nada da CoHo, mas pelo tanto de fãs que tem com certeza é um livro incrível, mas quero ler antes Novembro 9, algo me chamou a atenção dele.

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    EU confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro... mas da autora, claro. Ela e muito conhecida!

    Enfim, ainda bem que gostaste! Essa reviravolta no final chamou me a atenção, mesmo que o género literário não seja muito lido por mim...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Já li vários livros da autora e quero bastante ler esse também, mas ainda não tive a oportunidade. A sinopse parece boa, mas me assusta saber que você já chorou logo no começo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Menina eu também adoro a escrita dessa autora já li alguns livros dela e realmente são maravilhosos! Ainda não li esse mas tenho curiosidade afinal e da Collen né? haha gostei bastante da premissa e acredito que se você chorou eu também choraria nas primeiras páginas pelo que você falou haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu amo a escrita da Colleen, mas confesso que esse livro é um dos mais intensos da autora. Existe um conto também, na verdade uma cena bônus que explica muito os últimos acontecimentos da trama. Como ainda não conferi a edição física, não sei se colocaram nela.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Li esse livro recentemente pelo kindle e fiquei muito fascinada com a história. Gosto muito das obras da autora e Talvez Um Dia, ainda é o meu preferido. No entanto, há uma certa magia por trás de Confesse e a edição está maravilhosa com essas ilustrações, que representam as pinturas do Owen. Adorei a reviravolta da história e já odiei aquele policial do inicio ao fim haha. E adorei saber da conexão entre a Auburn e o Owen, muito inspirador.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Ai de novo resenha desse livro! Tô há um século com ele e ainda não consegui ler e olha que lembro que tinha amado uma resenha. E também pq quero muito conhecer C. Hoover, nunca li nada, mas tenho esse e Novembro ambos em e-book.
    Lerei, lerei!
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila!
    Ainda não li nada da autora, mas não foi por falta de opção. rsrs Tenho alguns livros dela em e-book, mas ainda não me chamaram tanta a atenção. Vou seguir seu conselho e começar com O lado feio do amor.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Heeey!

    Tenho muita vontade de conhecer a escrita dessa autora, até adquiri um série dela, mas ainda não consegui fazer a leitura.
    Sempre vejo comentários positivos sobre as obras dela, me parece ser uma autora incrivel.
    Fico feliz que você tenha gostado, uma pena o casal não ter quimica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Acompanho resenhas dos livros dessa autora, ainda que nunca tenho lido um. Não sabia da existência desse, aliás. Fiquei interessada, mas nada tão grandioso. Parece ser uma narrativa bem misteriosa, fazendo jus ao título, pelo jeito. Gosto quando abordam relacionamentos abusivos de forma positiva (problematizando e fazendo da questão algo importante a ser conhecido e refletido), acho que a abordagem dela me apetece, sabendo como ela trabalha questões "tabus" na literatura dela. A capa é muito bonita :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Reviravoltas são sempre vem vindas, ainda mais quando dão um gás ao livro. Não li este da CoHo, mas já está na minha lista.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Fã da Coho presente! Então, ainda não li Confesse, mas tá na minha lista. Gostei que você destacou o que não funcionou na obra para você, ficarei atenta durante a leitura para ver se terei as mesmas impressões. O proximo dela que lerei é novembro 9, fiquei feliz por ser um dos seus favoritos.
    Bjs

    ResponderExcluir