Resenha: Os 12 Signos de Valentina - Ray Tavares

Editora Galera Record
392 páginas
2017

Isadora é uma estudante de jornalismo que terminou o relacionamento de seis anos de forma bastante traumática. A partir daí, ela afunda na fossa até que sua prima a arrasta para uma noite de diversão e ela descobre o motivo de seu relacionamento não ter dado certo: Ela é ariana e o ex-namorado, pisciano. Inferno Astral! Decide então, aproveitando a disciplina de jornalismo online, criar um blog sob o pseudônimo de Valentina e passar o rodo no zodíaco, com o objetivo de descobrir mais sobre cada signo e à procura do libriano perfeito, o paraíso astral de Áries.

Minha história com Os 12 Signos de Valentina começou mesmo em um encontro com a Editora Record, onde ela apresentou aos parceiros os futuros lançamentos de todos os selos do grupo. Na época, a capa ainda era do wattpad, estampando Anne Hathaway, e o que me pegou mesmo foi a sinopse. Adoro signos, apesar de não... levá-los como uma obsessão na vida. Demorou, mas finalmente pude ler com expectativas lá nas alturas... E foram todas supridas!

"Seja feliz sozinha, por inteira, seja feliz consigo mesma, com os seus sonhos e as suas realizações, mas tenha alguém ao seu lado para comemorar!"

A narrativa de Ray Tavares é absolutamente despojada. Cheia de referências a coisas atuais e do cotidiano, a história narrada em primeira pessoa por Isadora é cheia de piadinhas e comentários engraçados vindos da protagonista, tornando as quase 400 páginas facílimas de serem lidas, arrancando ótimas risadas.
Adendo também que a autora embarcou numa narrativa perigosa e poderia ter caido na mesmice; afinal, a história é sobre encontros com cada signo do zodíaco. Felizmente, Tavares consegue segurar a trama e não deixa que ela se torne cansativa ao longo dos 12 encontros e cenas além.
A história de Isadora, que age sob o pseudônimo de Valentina, também possui alguns clichês, como o fato de o blog se tornar absurdamente famoso rapidamente e por mais que haja suspeitas, ninguém realmente confirma que é Isadora que está por trás. Entretanto, não é um ponto negativo porque a própria protagonista zomba e surpreende-se com essas coisas.

Algo que me encanto bastante foram os personagens. Construidos em cima de características aceitas de seus signos, todos são muito críveis, envolventes e divertidos, até mesmo nas partes de mais drama. Ainda que nenhum rapaz que Valentina experimenta me interesse, fiquei completamente apaixonada por Andrei, um garoto "sem signo" que aparece devagarzinho e me fez soltar muitos suspiros. Isadora é uma protagonista maravihosa e pude sentir e me compadecer totalmente de sua situação. Outra personagem que muito chama a atenção é Marina, uma capricorniana que é responsável por colocar o mundo e a história nos eixos sempre que necessário.

Creio que a mensagem mais interessada a ser passada não é ensinar mais sobre os signos (apesar de ser ótimo nessa questão também) e sim sobre ser feliz. Sofrer por um tempo com algo que tenha acontecido de ruim, mas não deixar que isso te derrube. Não procurar culpados (como Isadora inicialmente coloca a culpa no inferno astral), e se recuperar da forma que lhe fizer melhor, mesmo que isso seja encontrar e beijar uma pessoa de cada signo, se encontrar e encontrar a felicidade, mas que possa ser compartilhada com alguém. O amor pode estar logo ali e nada é o fim do mundo, mesmo que pareça. A autora passa de forma sutil, mas cheia de força essa mensagem e pareceu um tanto clara pra mim.

Com um final fechadinho e com clichê fofinho, Os 12 Signos de Valentina foi a aposta ideal da Editora para o primeiro livro editoriado de Ray Tavares. Agora, aguardo ansiosamente para os próximos trabalhos da autora e espero poder ler até mesmo os publicados apenas - por enquanto - no wattpad.

9 comentários:

  1. Sejamos sempre felizes sozinhos, mas sempre com alguma companhia, esse negocio de se auto-isolar não funciona, adorei sua resenha, inclusive vou dar uma navega no eu blog para ver outras resenhas. Sabe, eu sempre gostei de ler, desde de bem pequena ( não que eu ainda não seja, kkk ) mas de uns tempos pra cá venho deixando esse costume de lado, e agora mais do que nunca quero voltar a ler bastante, é fundamental para mim a leitura, eu me sinto conectado com o todo o universo quando estou com os livros, é um sentimento muito louca, mas é meritório.
    www.bloganyduarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tinha um preconceito com esse livro, por eu não acreditar em signos achei que nunca pensaria em dar uma chance pra ele, mas com a forma que tu falou dele eu amei e achei mega interessante. Pode ser que daqui uns tempos eu leia ele ❤
    Obrigada pela dica!😍
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Não é a primeira vez que leio sobre esse livro e todos os comentários são sempre muito positivos. Mesmo não acreditando em signos acho a premissa do livro muito interessante, deve ser uma leitura muito divertida mesmo. O fato de ser clichê não me incomoda, pelo contrário, estou cada vez mais ansiosa para realizar a leitura.
    Parabéns Pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa, fiquei meio assim se leria esse livro, pois não sou muito chegada em assuntos que abordam sobre signos, mas achei tão amaável essa capa menina e parece por outro lado uma leitura bem engraçada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oii! Apesar da obra não ser do gênero que eu curta muito, a sua resenha despertou a minha curiosidade. Achei a história interessante, reflexiva e muito divertida, eu não conhecia a autora, mas espero conferir essa obra um dia. Sua resenha está linda, bjss!

    ResponderExcluir
  6. Olá! essa capa está lindinha! Te confesso que a sinopse não me chamou atenção, mas a sua resenha me deixou curiosa! Parece ser uma leitura bem divertida e gostosa de realizar, beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não conhecia esse livro mas fiquei bastante curiosa.
    Vou anotar a indicação. Espero ler em breve.
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Eu conheço o livro, mas não o li ainda. Que bom que gostou do livro. Apesar disso e da beleza da capa, confesso que não me empolguei muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar desse livro e também não conhecia a autora. Adoro ler resenhas alheias porque consigo anotar um monte de dicas literárias legais e Os 12 signos de valentina foi uma dessas dicas. Sua resenha foi muito bem escrita, completinha e me deixou com vontade de ler o livro de Ray Tavares. Ahh! Preciso dizer que o layout do blog de vocês é um amorrr, principalmente o banner <3
    http://nostalgiacinza.blogspot.com/

    ResponderExcluir