Resenha: O Ódio que Você Semeia - Angie Thomas

Editora: Galera Record
Tradução: Regina Winarski
377 páginas
2017

Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.
Não faça movimentos bruscos.
Deixe sempre as mãos à mostra.
Só fale quando te perguntarem algo.
Seja obediente.
Quando ela é seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.
Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim das aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.
Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.
*Sinopse original

"Mas é engraçado como funciona com os adolescentes brancos. É maneiro ser negro até ser difícil ser negro."

É estranho quando a gente lê algo muito bom e que nos toca profundamente e depois tenta colocar em palavras tudo o que esse livro nos provocou e tudo o que achamos da parte técnica da obra e percebe que tem pela frente uma tarefa sofrida. Tudo o que eu queria era poder publicar uma resenha dizendo somente "PELO AMOR DE DEUS, LEIAM ESSE LIVRO!", mas todos sabemos que não pode ser assim, então cá estou bem com a difícil tarefa de dizer a vocês o quão apaixonada fiquei por essa obra prima.

Starr é uma adolescente de 16 anos, negra, que vive diariamente duas realidades muito diferentes: durante o dia ela estuda em uma escola cara em que a grande maioria dos estudantes é branco e rico, durante a noite ela vive em tradicional gueto, onde as gangues dominam e a polícia oprime. Essas duas realidades parecem não conseguir se misturar, como água e azeite, e Starr se vê dividida entre duas maneiras de agir e se comportar. Mas numa noite, depois de ser parada por um policial sem nenhum motivo aparente e ver seu amigo de infância perder a vida de forma fútil e inesperada, Starr começa a perceber que há muito mais coisas erradas que precisam mudar.

O Ódio Que Você Semeia é um livro jovem que trata de racismo como nenhum outro que eu já tenha lido, sem deixar de lado todos os dramas comuns de uma adolescente. A protagonista passa por todas as questões do primeiro amor, amizades, brigas na escola e afins mas nada disso consome sua vida que também conta com as gangues que dominam o seu bairro e a dolorosa lembrança de já ter visto dois amigos serem mortos, sendo ela a única testemunha de uma dessas mortes.

Toda a narrativa é composta por uma linguagem bastante jovem, cheia de gírias, marcada pela cultura pop e repleta de um bom humor que se encaixou perfeitamente à trama - apesar do tema mais pesado - deixando todos os acontecimentos mais dinâmicos e a leitura ágil sem perder a profundidade necessária para o tema. Sem falar que a narrativa de Angie é maravilhosa, daquelas que da gosto de se ler e cheia de frases marcantes que ficam gravadas em quem as lê. Uma delas me marcou tanto que foi parar no meu caderninho de tatuagens a serem feitas futuramente haha.

Outro ponto forte do livro são os excelentes personagens, todos muito bem trabalhados e com suas personalidades tão bem definidas que foi muito fácil imaginá-los, com todas as suas questões e características, como pessoas reais como as que encontramos todos os dias pela rua. Cada novo personagem que surge é uma surpresa e um novo acréscimo à história e não tem um que não tenha me causado alguma reação, boa ou ruim, ao longo da leitura. Destaque especial a toda família de Starr, em especial seus pais, que protagonizou a maior parte das quotes que marquei.

Starr é uma protagonista maravilhosa, que desde o início nos faz refletir sobre o racismo. Eu, que não tenho lugar de fala nessa questão, afinal não sou negra e jamais sofri esse tipo de racismo, consegui entender melhor a questão através da personagem e, obviamente, das palavras de Angie Thomas.

"Sejam rosas que crescem no concreto."

Com muita propriedade, a autora acertou em cheio na maneira como escolheu colocar o tema proposto para o seu livro, que merece e DEVE ser lido por todos independente de sua idade. Pois só lendo mesmo pra entender o quão esclarecedor e apaixonante é O Ódio Que Você Semeia, afinal a amiguinha aqui não conseguiu muito bem colocar em palavras tudo o que sentiu em relação ao livro e como recado final só quer dizer "LEIAM LOGO ESSE LIVRO PELO AMOR DE DEUS!" (e perdoem essa resenha mais ou menos haha <3).

17 comentários:

  1. Menina esse livro já me conquistou só pela sinopse, e após ler sua emoção nessa resenha já estou louca para ler, entrou na minha lista .
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu amei a sua resenha eu não queria muito ler esse livro mais agora fiquei muito interessada em ler esse livro

    ResponderExcluir
  3. Tai um livro que já vou procurar hoje.
    Há tantas coisas e palavras que proferimos e esquecemos que a palavra tem uma força incrível que tanto pode causar amor ou ódio, fomentar o preconceito e pior o racismo
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ficado curiosa para conhecer essa obra e após ler sua resenha fiquei mais ainda haha. Parece ser uma história muito forte, reflexiva linda e envolvente. Fiquei emocionada com a história da Starr e estou curiosa para saber como será o desenrolar dela. Sua resenha está ótima, dica anotada. Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Sei muito bem como é querer que todos leiam certo livro, mas não conseguir pôr tudo em palavras, hehe. Adorei sua resenha e certamente vou ler a obra, que parece ser boa mesmo! ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei sua resenha. E olhando a capa não daria nada por ele. Ver seu entusiasmo com essa leitura me deixou com vontade embarcar nessa história.
    Adoro livros assim que nos deixam sem palavras para definirmos tudo que sentimos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi, Larissa. Eu adorei a sua resenha! Estou bem curiosa com esse livro, mas sabia pouco sobre ele. Curti muito a premissa e acho que é uma leitura cheia de reflexões e ótimas mensagens.

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa, não conhecia o livro, e apesar de sua resenha entusiasmada sobre sua leitura, não me interessei por ele, pelo menos até o momento. Mesmo assim, vou deixar sua dica anotada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi larissa
    Realmente é muito difícil falar de um livro quando gostamos muito mas você conseguiu transmitir seu amor pela leitura. Já tinha visto esse livro em outros blog e acredito ser um excelente livro com debates interessante sobre temas polêmicos e uma história marcante. Se puder quero conferir também
    Beijos
    Raquel machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Larissa!
    Sei muito bem como é esse sentimento de não conseguir transmitir tudo o que um livro tem para nos dizer. rsrs
    Gostei da resenha, esse livro já tinha me chamado a atenção antes. Vou anotar aqui como dica de leitura.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, mas todas as resenhas que já vi para ele estão positivas! Gostei muito de saber que é um livro bem escrito e com personagens bem construidos! Dica anotada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. nossa, vc ficou realmente empolgada coma leitura... esse entusiasmo acaba deixando a gente com mais vontade de ler tb hehehehe
    já tinha visto o livro antes pelo instagram e fiquei curiosa pra ler... é importante demais a temática do racismo e precisa realmente ser trabalhada...
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Que bom que a autora conseguiu trabalhar uma temática tão pesada de modo tão suave (suave no sentido de: ter passado uma mensagem importante de modo fácil de ser compreendido). Ainda não li mas é claro que está na minha lista. Inclusive adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  14. Olá! O livro parece ser bem interessante. Fiquei curiosa quando vi os primeiros comentários. Com certeza, já anotada a indicação. super bjo

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa
    Vou te contar uma coisa, eu já tinha visto este livro e estava curiosa
    Depois do seu post, estou resolvida, vou ler este livro! Você me convenceu
    Adorei a capa e a sinopse
    Depois te conto
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Estou louca para ler este livro desde a primeira vez que o vi na fanpage da editora!
    A temática é mega importante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu estou com esse livro aqui para ler, por isso acabei lendo sua resenha meio por cima, sabe? Mas gostei bastante de ver que o livro te conquistou muito e que ele realmente é bom, pois minhas expectativas estão altas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir