Resenha: Uma Dobra no Tempo - Madeleine l'Engle

Editora Harper Collins Brasil
Tradutor: Érico Assis
240 páginas
2017

Filhos de cientistas, Meg e Charles Wallace sempre foram acostumados às loucuras em suas vidas, eles mesmos sentindo-se deslocados grande parte do tempo, sem muitos amigos.
Então, quando o pai deles some trabalhando para o governo e depois de sempre mandar notícias, a família inteira fica um tanto abalada. Até que em uma noite tempestuosa, uma figura muito curiosa aparece na casa da família, mandando um aviso que deixa a mãe de Meg atordoada. Agora, cabe a ela e ao irmão partirem em busca do pai, com a ajuda de Calvin, um garoto solitário que está em busca de uma aventura.

Não é a primeira vez que Uma Dobra no Tempo é publicado no Brasil. Há alguns anos, a maior parte dos livros da série foram publicadas aqui, de uma forma bem diferente, como um livro pequeno, capa mais infantil e que, por mais que eu já tivesse visto muitas vezes em livrarias, nunca me chamou muito a atenção.
Em 2017, porém, a editora Harper Collins Brasil relançou o livro todo repaginado. Possui uma diagramação maravilhosa, capa belíssima e dura e que me convenceu a dar uma chance a leitura (sim, desculpem caros leitores, mas a primeira coisa que eu olho em um livro é a capa. Em seguida, a sinopse).

O livro escrito por Madeline L'Engle é antigo e de ficção científica. Há uma grande contextualização ao fim da história do primeiro livro e que é escrito pela neta da autora, contando toda a inspiração e trajetória da avó para publicar Uma Dobra no Tempo. Apesar de grande admiradora do tema, não foram muitos os livros de ficção científica que tive a oportunidade de ler ainda, então a oportunidade de ler este foi muito bem-vinda. Até agora, porém, ainda não sei exatamente qual minha opinião sobre.

A história, por ter sido escrita há muitas décadas, possui  um ar um tanto nostálgico, com ar cortês, onde o tradutor conseguiu manter uma escrita mais polida e com aparência de época, assemelhando-se bastante ao que deve ser a obra em sua língua original.
Quanto ao apego com a obra, fiquei no meio termo. A trama é um tanto envolvente e criativa, cheia de inspirações nas teorias de Einstein, por exemplo. A narrativa evolui bem e os personagens são bem construídos e ao mesmo tempo, concisos. Entretanto, eles não empolgam, não há aquela empatia pela situação das crianças. L'Engle, por sinal, desenvolveu-as perfeitamente de acordo com suas idades (excetuando-se o fato das diferenças curiosas que elas possuem). Mas para mim faltou algo mais para que meu emocional funcionasse junto com as reviravoltas. Além disso, a trama também demora bastante para engatar, fazendo isso apenas lá pela página 70. Como o livro é curto, considero essa lentidão das primeiras páginas prejudicial, já que apesar das outras páginas terem sido muito boas, a história poderia ter sido melhor desde o início.

Por se tratar de ficção científica há viagens pelo espaço e lutas com vilões. A autora cria sua própria teoria, digamos assim, sobre viagens no tempo, explicando direitinho sobre como funcionariam os atalhos feitos pelas crianças. Essa parte do livro conta até mesmo com ilustrações. Por ser leiga no assunto, eu não sei se seria possível; mas o importante é que para a narrativa, é um tanto convincente e empolga. As descrições dos mundos pelos quais as crianças viajam também são muito detalhadas, tanto em cenários como em criaturas diferentes, deixando, como sempre nesse tipo de história, a trama um tanto rica. Foi fácil imaginar as criaturas descritas em aparências e texturas, e encantador ler sobre as mais diferentes paisagens disponíveis na obra da autora.
Madeleine L'Engle também utiliza-se muito de curiosidades que vão da literatura à matemática, deixando um livro interessante para pessoas de qualquer idade. As curiosidades aumentam no ápice do livro, que traz uma mensagem boa de família e fraternidade.

Apesar de tratar-se de uma série, não há exatamente um gancho para o próximo volume, deixando o leitor até mesmo sem saber do que se trata a sequência. Porém, isto é um ponto positivo, já que não ficam muitas pontas soltas e o final é fechadinho. Caso o leitor queira ler apenas o primeiro, não há o desespero para saber o que acontece depois.
Ainda assim, não foi o meu caso, já que Uma Dobra no Tempo aparenta ser apenas uma pequena introdução para uma série cheia de ação e fantasia, e por isso, aguardo ansiosa o lançamento do próximo volume.

15 comentários:

  1. Eu não sei onde eu poderia dizer isso, mas que blog lindo!!! ♥
    Já estou seguindo! <3

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é aquele que inspirou um filme novo da Disney? Tenho quase certeza que sim... Vi o trailer do filme e achei super confuso! Mas, como você disse, a autora deve detalhar e isso deve deixar o livro mais fácil de entende!
    O Blog ta lindo!
    Squadofreaders.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Esse livro vai virar filme, e eu preciso muito conferir essa história. Gosto muito de livros de ficção científica, espero que quando eu leia, goste bastante.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oieee.
    Não conhecia a obra e achei bem bacana, que bom que ela não deixa pontas soltas, e tem um gancho sem ser obrigatório para ler os outros volumes. Entendo sua ansiedade, gostei muito da resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Num primeiro momento, acho que pode parecer meio confuso... mas fiquei curiosa para saber mais, já que até filme da Disney vai ter!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas nunca me interessei, até porque não cheguei a ver sobre o que se tratava.
    Realmente, essa capa está muito boa. Também compro livros pela capa, até porque é a primeira impressão que temos; quero dizer, capa e título, os dois são o primeiro contato com o leitor, então, né? hehhe
    Gostei de saber que é ficção científica com direito a viagens no tempo. Já me interessei.

    Beijos

    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
  7. Oiii Camila, tudo bem?
    Que demais essa resenha menina, gostei de ver e saber a sua opinião, quero muito ler e me aventurar o personagem, parece ser aquele tipo de livro que nos prende a querer sempre mais e mais, amei essa capa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Gosto da premissa deste livro, apesar de achar ficção científica um tanto quando difícil de se ler, então não é sempre que faço isso, mas essa deve ser boa, ainda mais agora que vai ser adaptada para o cinema, espero ver o filme.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler, antes que vire adaptação.
    Estou bem ansiosa por ambos.
    Amo o gênero *_*

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não te julgo por se interessar primeiro a capa do livro, porque eu faço exatamente a mesma coisa haha. Aliás, comprei esse livro por causa da capa, porque estava em promoção e porque vai virar filme, mas não tinha a menor ideia da sinopse kkkk.
    Adorei ler sua resenha e fiquei feliz por perceber que, mesmo se tratando de uma obra de ficção, foi escrita de uma maneira que parece ser bem fácil de compreender. Levei um susto quando você falou que é uma série, mas fiquei aliviada quando você disse que o final é bem fechadinho. Sofro muito aguardando continuações haha.
    Espero ler este livro em breve, antes do filme, e sua resenha me deixou mais animada ainda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi. Ficção científica sempre foi uma pedra no sapato para mim, e raramente consigo me conectar com esse tipo de narrativa, então, pelo que você falou essa não seria uma leitura propícia para mim. Ainda assim, gostei do fato de essa trama ter uma narrativa mais polida, e de ela ter soado nostálgica, uma pena que tenha demorado para fluir o enredo e também que os personagens não despertaram tanta empatia. Tomara que os próximos livros da série sejam tão bons quanto esse.

    ResponderExcluir
  12. Olá, primeiramente: que blog maravilhoso! Estou encantada, apaixonada!
    Estou com uma meta para esse ano de ler livros diferentes do habitual, sair um pouco da zona de conforto. Gostei da proposta desse livro, estou pensando em inclui-lo na minha lista para 2018! Muito legal!
    Florescer Palavras

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não sabia que se tratava de uma série. Mas como estou com muita curiosidade com essa leitura, acredito que vá arriscar. A capa é muito bonita e a Harper Collins tem feito um trabalho muito bacana com seus projetos gráficos. Espero que a leitura seja tão interessante quanto a premissa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Poxa, só porque me interessei pela trama, é uma série? Então vou esperar saírem todos os volumes, assim posso acompanhar tudo de uma vez. Obrigada pela dica, não conhecia o livro, agora vou esperar pelos demais.

    ResponderExcluir