[HQs #11] Até o Fim - Eric Peleias, Gustavo Borges e Michel Ramalho

Olá, pessoas bonitas, sejam bem-vindos a mais um post de mangás e hqs!
E o post, ou melhor, hq de hoje, tem um gostinho especial. Isso porque assim como vocês, eu adoro uma promoção, apesar de serem poucas as que eu resolvo participar. Entretanto, sou fã e acompanho a carreira de um ilustrador brasileiro, o Gustavo Borges, e ao ver o sorteio que ele estava realizando, resolvi participar. Fui sortuda e ganhei!

Por isso, o post de hoje é sobre Até o Fim, uma hq de 96 páginas, com história de Eric Peleias, artes de Gustavo Borges e cores de Michel Ramalho.

A MORTE É O FIM DA VIDA? Você já se perguntou para onde vai depois? A vida simplesmente acaba ou há outra existência? Esta é a mesma para todos, ou cada um tem o destino de acordo com o que acreditou durante a vida? Até o fim é uma história sobre essas possibilidades. Lilian e seus amigos sofrem um acidente de carro e ela faz um acordo para poder voltar à vida: precisa escolher o destino adequado para a alma de cada um dos seus amigos antes de o sol nascer.
Até o Fim é uma hq muito bem resumida na sinopse. Curta, semelhante a um conto ilustrado, passa uma mensagem bonita e um tantinho melancólica.
Cinco jovens - dois deles noivos - cheios de sonhos, planos e ambições, sofrem um terrível acidente de carro. Com isso, todos falecem e ficam espalhados pela região da estrada em que o acidente ocorreu.
Entretanto, Lilian está decidida a voltar à sua antiga vida, pois acredita que há muito para viver. Com um pacto, ela possui tal oportunidade, mas para isso, precisa encontrar seus amigos e dar a eles o destino que cada um deseja.

A história é também muito profunda e poética, recheada de passagens sonhadoras e reflexivas, principalmente quanto ao que pode vir depois da morte, suas inúmeras possibilidades. Particularmente, meu destino favorito foi o de Vanessa. Não só por ser bem criativo e interessante ler sobre o que a personagem acreditava, mas também pelas ilustrações diferentes ao longo das páginas, deixando um tom mais místico.

As ilustrações e cores completam muito bem a trama. Os traços mais relaxados de Gustavo Borges e cores sóbrias e melancólicas de Michel Ramalho deixam o ambiente ideal para o tom que a história de Eric Peleias tem.

A mensagem que a hq passa também é um tanto cativante, principalmente quanto a aproveitar os pequenos detalhes enquanto se está vivo. Tentar ter menos estresse, mais felicidade nas relações e aproveitar cada minuto. Mas também, para trazer certo conforto, já que a morte pode não ser o nosso fim.

O acabamento da hq também é extremamente bom, em capa dura, com extras e boa diagramação, deixando o trabalho final primoroso. Até o Fim pode ser encontrado em livrarias físicas e onlines, com preço médio de R$39,90, pelo selo Geektopia, da Editora Novo Século.

2 comentários:

  1. Adorei a proposta da HQ, é bem interessante, mas o que me chamou mais a atenção foi a capa! Que traço lindo <3 Não conhecia o trabalho de Gustavo Borges mas já adorei =D
    Ótima resenha!

    Beijão
    Toca da Lebre
    Universo DC 52

    ResponderExcluir
  2. Acho essas histórias sobre vida após a morte muito interessantes, pois a maioria delas mostra como nós devemos aproveitar a vida enquanto a temos e isso sempre me deixa animada, feliz, com uma aura iluminada, sei lá...

    Beijos, Aninha
    https://thatisrealme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir