Resenha: O Sétimo Dia - Kerry Dewery


Editora: Astral Cultural
Tradutor: Ivar Panazzolo Junior
336 páginas
2017

Outras resenhas da autora: A Sétima Cela

Atenção! Contém spoilers do primeiro livro

Finalmente liberta, Marta Honeydew  foi solta da Cela 7 mas ainda tem cada passo seu vigiado pelo governo que a vê como um perigo. Agora no seu lugar está Isaac, seu único amigo e a pessoa que arriscou a vida para salvá-la. Nada mais justo que arriscar a sua vida por ele também, não é? Mas com tantos inimigos à espreita, será que ela vai conseguir?

"Há muitas pessoas que conhecem a verdade, mas poucas que a dizem."

Marta conseguiu: ela sobreviveu ao corredor da morte e agora está livre graças a Isaac. Mas agora é o rapaz quem está preso e precisa da ajuda de Marta para não ser executado, o que não vai ser nada fácil já que o povo clama pela execução do culpado. 7 dias para traçar e pôr em prática um plano de salvamento e sendo caçada pelo governo que a tem como foragida, a questão mais urgente de Marta é saber em quem ela pode confiar.

"O Sétimo Dia" parte exatamente do ponto onde o livro anterior termina e segue a mesma estrutura onde cada capítulo equivale a uma semana e a uma cela. Porém, pela protagonista estar livre a maior parte dos acontecimento se dá do lado de fora da prisão, o que faz o cenário ao qual estávamos acostumados no primeiro livro mudar bastante o que foi uma mudança muito bem vinda pois ajudou a trazer uma nova dinâmica para o livro que é ainda mais tenso do que o anterior.

A narrativa se mantém ora em terceira pessoa, ora em primeira e se divide entre apresentar a visão de Martha e de outros personagens que são apresentados nesse livro, além de manter os capítulos que representam o programa "Morte é Vida". O ritmo da leitura praticamente não mudou: as partes lentas são compensadas pela escrita direta da autora que poupa o leitor da enrolação e nos guia num ritmo contínuo em direção ao ponto central da trama. Além disso o romance que a autora manteve entre os protagonistas, mesmo não sendo o foco, ajuda a suavizar todo o clima tenso no qual os personagens estão envoltos e nos dá um motivo a mais pelo qual torcer (ou não).

Kerry mantém nesse segundo volume toda a carga de críticas e questionamentos sociais, tanto do governo quanto da sociedade em si, desenvolvendo muito bem todas essas questões enquanto nos prende na rede de intrigas e alienações que envolve toda a história, me causando mais uma vez reflexões acerca da minha realidade e - tristemente - me fazendo enxergar traços dessa realidade em meio à ficção.

Com um desfecho que possibilita novos rumos, "O Sétimo Dia" conseguiu manter o bom ritmo da trilogia e renovou o fôlego para o que ainda está por vir enquanto proporcionou uma leitura rápida e de ritmo constante. Uma continuação que mais uma vez faz o leitor pensar ao tocar na consciência - e ficar em agonia por não ter o livro final em mãos -.



14 comentários:

  1. Oi Larissa, estou com o livro aqui e bem curiosa com o enredo Gostei de saber que a autora manteve o ritmo da história.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Eu pensava que este livro fosse único haha
    Fico entusiasmada com obras que tem teor crítico e reflexivo, porque se for para só para causar "comoção" ou divertimento é melhor lembrar que somos frutos de nossas obras e quando morremos são elas que farão de nós boas lembranças ou não.

    Já coloquei na lista de desejados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Menina, nunca tinha visto continuação desse livro e confesso que fiquei bastante surpresa kkkkkkkkkkk apesar disso, creio que realizaria a leitura com maior amor, porque ela nos traz um ótimo ensinamento. Dica anotada e quero ler o primeiro também kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, bom saber que a continuação manteve o ritmo do livro anterior e que traz algumas reflexões para o leitor, pela sua resenha eu fiquei bem curiosa para conferir essa história.

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que nos fazem parar por um momento e refletir! Confesso que não conhecia a trilogia, mas mesmo sabendo do desfecho do primeiro através da resenha fiquei curiosa para ter contato com a história.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia que tinha continuação hahahha
    Não li o anterior, mas pensei que fosse único. Que choque! Bom, eu me interessei pela história e acredito que daria uma chance para essa leitura, sim =)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Oi. Fiquei bastante curiosa para saber como ela vai salvar Isaac, visto que o inimigo é o governo, são muitos olhos sobre ela. não conhecia a trilogia e amo uma boa crítica social.

    ResponderExcluir
  8. Pulei grande parte da sua resenha para evitar spoilers mas foquei bem no finalzinho haha, gostei de saber que o livro mantém o ritmo, isso é muito bom e com certeza prende o leitor, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Olá Larissa, tudo bem?

    Nossa, não conhecia essa trilogia, mas amei a sua resenha. Me pareceu uma obra diferente das que tive acesso e inclusive, me pareceu uma leitura bem dinâmica e cheia de adrenalina.

    Dica mais que anotada
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Apesar da sua resenha está maravilhosa infelizmente a premissa não me prendeu, acho que não conseguiria ler uma história assim, não faz muito meu estilo literário, mas enfim, se você gostou é o que importa haha bjs.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a trilogia, mas sua resenha me deu a impressão de algo lá pelas bandas de Jogos Vorazes que eu já amei e quero ler.

    Ainda mais quando o livro é rápido e elétrico ao mesmo tempo, como você disse que era.


    --
    https://thereviewbooks.com.br
    #thereviewbooks | @thereviewbooks
    �� Ganhe um Big Rock da Lauren Blakely autografado.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    não conheço essa trilogia, ando bem por fora rs' mas pude perceber que é um livro eletrizante com algumas reviravoltas. Tem tempo que não me aventuro nesses livros, dica anotada!

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já tinha lido algumas coisas a respeito da trilogia mas confesso que ninguém tinha despertado minha vontade e curiosidade em ler até agora. Adorei a resenha, fico feliz que o livro mantenha o ritmo dos outros livros. É triste quando identificamos coisas parecidas da ficção na vida real, mas isso foi o que mais me atraiu na história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem? Não conhecia a trilogia mais me parece uma obra muito envolvente, fiquei bem curiosa com a história de forma geral, adorei sua resenha, direta e de fácil entendimento, beijos!

    ResponderExcluir