Resenha: Gatunas - Kirsten Smith


Editora Astral Cultural
Tradutora: Cláudia Mello Belhassof
272 páginas
2019

O que três garotas poderiam ter em comum além de algumas aulas entediantes no ensino médio e problemas corriqueiros de adolescente? Pode parecer estranho, mas essas três jovens, tão diferentes entre si, criaram uma aliança ligada pela emoção de roubar. A história contada através de múltiplas perspectivas revela que, mesmo em uma situação completamente inusitada, na qual elas deveriam estar aprendendo os passos da recuperação após terem tido problemas com a polícia, podem acabar selando uma amizade pra vida toda.
*Sinopse original

"Amizade não tem preço. O resto a gente pode roubar."

Thabita, Elodie e Moe. Três adolescentes completamente diferentes mas que são unidas pelo destino graças a um hábito em comum: furtar. Mas nem todo crime é perfeito e as três são pegas e passam a fazer parte do LLA - Ladrões de Lojas Anôminas, um programa de reabilitação para cleptomaníacos. Em meio às reuniões do LLA e de uma competição - nada saudável - sobre quem furta o item mais legal, nasce uma amizade entre três garotas que tem mais problemas do que deixam transparecer. Gatunas se tornou série pela Netflix antes mesmo do seu lançamento e deixou em polvorosa a maioria dos blogs literários que acompanho - e eu me incluo nessa. 

Thabita é a menina mais popular da escola: linda, rica e com um namorado de dar inveja, esconde à sete chaves o fato da sua família não estar nada bem e do seu namorado não ser tudo isso o que pensam. Já Elodie é a típica boa moça com cara e jeito de anjo. Orfã de de mãe há quase dois anos, ela agora tem uma madrasta muito mais jovem do que seu pai (com quem não consegue interagir muito) e é recém chegada na cidade. Moe é a bad girl da história - ou ao menos o que tenta aparentar -: vive com a tia e o irmão mais velho desde que os pais morreram em um acidente quando ela era uma criança, o seu grande segredo é o romance secreto que ela tem com o vizinho popular e que só é secreto pois, quando estão em público, ele finge que não a conhece. 

Embora cada uma tenha a sua personalidade, todas as protagonistas são adolescentes comuns mas que carregam muito mais drama do que a maioria (o que acabou acarretando na cleptomania como válvula de escape) e é interessante conhecê-las e as acompanhar nessa jornada de reabilitação e auto descobrimento. Todas são cativantes, contudo bastante diferentes uma da outra, porém suas personalidades se encaixam e combinam muito bem, o que cria cenas e diálogos muito interessantes. No entanto, nenhuma das três se sobressaltou a ponto de se tornar a minha personagem favorita, o que na verdade foi bastante positivo pois todas tiveram o mesmo grau de destaque e foram carismáticas o suficiente para que eu torcesse por todas elas de forma igual.

Com diálogos bem divertidos, Kirsten entrega um texto tranquilo, fácil e muito rápido de ser lido. Sua narrativa se divide entre o ponto de vista das três protagonistas e cada uma se expressa de uma maneira diferente - Thabita narra em primeira pessoa, Moe em forma de diário e Elodie utiliza o formato de poesia -, o que contribui muito para que a personalidade de cada uma seja ainda mais evidenciada. Os capítulos curtos também colaboram para a rapidez e fluidez da leitura.

Meu ponto negativo fica por conta da falta de profundidade com que a cleptomania é tratada, passando a impressão (ao menos pra mim) de que a recuperação se deu de forma muito fácil e rápida. Tentei ter um olhar que um adolescente teria, já que, em suma, eles são o público alvo da obra, mas ainda assim achei um pouco problemática essa abordagem um tanto quanto rasa, afinal a cleptomania é uma doença séria e bastante real.

"Estamos todos em uma expedição para sermos notados"

Falando de temas sérios sem deixar de ser divertido, Gatunas é uma excelente escolha para os dias que pedem uma leitura mais leve e rápida ou para quem está tentando sair daquela ressaca literária pesada. Com um projeto gráfico bonito e de qualidade, sua dinamicidade provoca uma leitura bastante agradável e que deixa um gostinho persistente por mais histórias de dramas adolescentes. Bora assistir a série?

1 comentários:

  1. Oi, Larissa :D

    Cada vez que vejo resenhas sobre gatunas, fico ainda mais curiosa para ler e até mesmo assistir. Gosto quando assuntos importantes são abordados, ainda mais que de uma forma leve. Vou adicionar na listinha!

    Já até segui seu blog para ver mais novidades <3
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir