Resenha: A Noiva Fantasma - Yangzee Choo

Editora Darkside
Tradutor: Leandro Durazzo
360 páginas
2015

Na Malásia de 1893, Li Lan é uma jovem garota que recebeu boa educação e cultura, por ter vindo de boa família. Entretanto, após a morte de sua mãe, a jovem e o pai estão cada vez mais perto da falência e por isso, Li Lan não tem muitas perspectivas para um bom casamento. É quando aparece uma rica família oferecendo-lhe um casamento que seria ideal, exceto por uma coisa: O noivo está morto. E Li Lan recusa-se a ser uma noiva fantasma.

“Pensar no morto me trazia uma sensação opressiva, como se o ar fosse arrancado de meus pulmões. Meu pai nutria desdém por assuntos como fantasmas e sonhos.”

Eu sempre estive bem animada para conhecer A Noiva Fantasma. Muito me agrada a literatura oriental, pois me interesso por sua cultura e é quase inevitável não ter bem definido esses traços em obras que vêm do outro lado do globo.
Logo, ao ler a sinopse, pensei que seria fantástico. No aspecto mencionado, de fato foi. Entretanto, no geral, tive uma relação de amor e ódio com esse livro, tornando-o uma leitura “neutra” para mim.


Para começar, a sinopse de A Noiva Fantasma diz muito pouco. Iniciei a leitura achando que seria uma coisa, e terminou sendo completamente outra. Isso não é um aspecto negativo, porém. A surpresa sobre como a história realmente era foi bastante agradável. O livro é dividido em quatro partes, e inicia logo com a descoberta de que Li Lan foi solicitada para ser uma noiva fantasma. A partir daí, acompanhamos seu desespero para que o possível noivo, Lim Tian Chin, pare de a perseguir em seus sonhos. Isso inclui desde exorcismos até uma viagem pela Planície dos Mortos.
A ambientação da obra é muito boa. Há descrições detalhadas sobre tudo, principalmente sobre os lugares que tecnicamente não existem (ou ainda não vimos). Mas as descrições não restringem-se apenas aos lugares, abrangindo muito o que pode ser ensinado da cultura malasiana da época, creio eu.
A escrita de Yangsze Choo também é primorosa, dando um ar de mistério e ao mesmo tempo, suave, para a trama.
Entretanto, as duas primeiras partes me foram dolorosamente lentas, sem nenhum acontecimento que fizesse a trama ficar viciante. No máximo, algumas cenas mais aceleradas, mas que não faziam o livro de fato engatar, o que só acontece a partir da terceira parte. Ou seja, a história só me pegou a partir mais ou menos da página 160 – onde já era a metade do livro. A partir do momento que Li Lan vai para a Planície dos Mortos, a obra ganha fôlego e aí sim eu consegui me prender na história.

Outro ponto a se destacar, que é semelhante ao primeiro destacado, é a própria protagonista. No início do livro, Li Lan é uma jovem ingênua e desprovida de personalidade – eu diria que quase um esteriótipo para a época. A garota apaixona-se – ou acredita estar apaixonada – por um rapaz com quem esteve por cinco minutos, que mais tarde descobre se tratar do primo do noivo morto prometido. Logo, há inúmeras cenas de uma garota que está louca por alguém que não conhece e não tem química alguma, em minha opinião. Porém, a mesma coisa acontece como ao longo da história: o amadurecimento da jovem é perceptível, conforme ela aprende mais sobre o mundo e sobre si mesma.
Gostaria de destacar rapidamente o meu personagem favorito, Er Lang, homem que ajuda Li Lan em sua busca. De personalidade forte e inusitada, em muitos momentos o personagem me lembrou Howl (O Castelo Animado), desde sua falas e atitudes, até mesmo em sua forma peculiar de se vestir.

Gostei muito do final, que de certa forma, é fechado e de forma satisfatória e condizente com o caminho que a história fazia. Devo destacar também as inúmeras reviravoltas que acontecem. A autora deu muitas pistas, mas deve-se estar bem atento a essas dicas para descobrir, coisa que só percebi quando a reviravolta já estava acontecendo.
Resumindo, A Noiva Fantasma teve seus altos e baixos. Mesmo com os pontos negativos destacados por mim, acredito que a leitura é muito válida de todo modo, pois é bem escrita e no geral, bem cativante.

11 comentários:

  1. Oi,
    Faz muito tempo que tenho vontade de ler esse livro.
    Parece ser realmente bom.adorei a resenha.


    Beijos
    Jéssica Tolare
    https://snowhitejt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Camila
    Essa resenha me chamou muito a atenção por se tratar de uma onde a protagonista tem que se casar... com um morto kkkkk nossa, achei bem original, um pouco de Noiva Cadáver, só que mais interessante. Leria esse livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Faz tempo que quero ler este livro, tenho muita curiosidade de saber como sera este casamento e deveria se chamar noivo fantasma rs
    Eu achei sua resenha super explicadinha e até conseguir entender sua relação de amor e ódio, mas pelo jeito a leitura flui bem e instiga por conta das reviravoltas rs
    Vou ler ainda com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quando conheci este livro, nem fazia ideia deste costume oriental, e fiquei passada. Os pontos levantados por você são importantes, mas também acho que a leitura vale a pena, apesar de eu ainda não ter feito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas todas as resenhas que leio sobre ele são positivas então sim tentarei ler em breve. Soube que trata a cultura oriental e fiquei ainda mais curiosa. Vou ler e tirar minhas próprias conclusões da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem
    Acho a premissa desse livro incrível e tenho certeza que será uma ótima leitura, sua resenha só reforçou essa certeza.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Sempre tive vontade de ler o livro por nos trazer algo de "cultural" diferente. Poxa que pena que o livro no inicio se arrastou demais para você, lhe causando essa ambiguidade de gostar e ao mesmo tempo não. Apesar desses altos e baixos, acho que os motivos positivos suplantam os negativos, me fazendo ainda querer ler ele. Adorei a resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando os personagens crescem ao longo da trama! Amei esse livro! Apesar de algumas de suas impressões não terem sido tão favoráveis, ele despertou muito meu interesse. Achei super diferente. Já quero! Grata pela dica! Parabéns pela resenha maravilhosa!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro!!
    Adorei sua resenha porque, como você disse, a sinopse não dá grandes explicações a respeito da história e você me elucidou várias questões e agora quero ainda mais ler essa história. =)

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu acho que não captaria as pistas, sou bem lenta nesses casos hahahah!
    Tenho vontade de ler o livro desde o lançamento, mas sempre estou sem R$ quando ele entra em promo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, esse livro me encantou desde a época do lançamento pela beleza da edição, mas ainda não tive oportunidade de adquirir ele. Me interesso por saber mais sobre a cultura oriental, e também pela questão da personagem se casar com um fantasma. Mesmo com suas ressalvas é uma leitura que ainda quero fazer, talvez com expectativas menores.

    ResponderExcluir