Resenha: Cassino Royale (007) - Ian Fleming

 
Editora Bestbolso
Tradutor: Sylvio Gonçalves
173 páginas
2012

Olá, pessoal! Peço desculpas pela resenha de hoje ser curta. Como o livro é curtinho, o texto de hoje acabou sendo também.
Cassino Royale é a primeira aventura de Bond, escrita por Ian Fleming em 1956.

Conta a história de James Bond, um agente secreto britânico enviado em uma missão para derrotar um agente russo perigoso, chamado Le Chiffre. Essa é a plot do livro, que conta com personagens como a bela Vésper, que será a perdição para o tão frio 007. Sim, o livro não conta muito além dessa aventura.



Confesso que descobri isso pesquisando, e fiquei surpresa porque achei os primeiros capítulos extremamente confusos. Fleming apresenta todas as personagens como se já fossem nossos velhos conhecidos. Eu pensei que haveria livros anteriores, pelo fato do filme de mesmo nome não ser nem de longe o primeiro das aventuras do agente secreto. Mas é de fato o primeiro livro de Ian Fleming,  onde conhecemos o agente 007.
Fiquei muito entretida com a leitura, principalmente quando James está no cassino. Os jogos são ótimos, e é de longe a melhor parte da história. Mas o livro é pequeno, então não acontecem muitas coisas além das cenas dentro do Royale.

Entretanto, achei que o ápice do livro, onde tudo acontece, foi cedo demais. Dá pra entender o motivo (que não falarei, por motivos de spoiler!), porém, os últimos capítulos poderiam ter sido mais rápidos, para que houvesse um melhor desenvolvimento da parte mais importante, que ocorre do meio pro fim.
A única coisa que eu realmente não gostei foi o fato se Bond ser machista. Ele tem um enorme preconceito com o fato de Vésper acabar sendo parceira dele. Okay, a época que o livro foi escrito tinha muito disso, que as mulheres deveriam permanecer em casa, sendo diferente dos dias de hoje, mas foi algo que incomodou-me tremendamente.

A escrita de Fleming é fascinante. Adorei o modo que ele conta a história, e mesmo nas partes mais monótonas, eu lia deliciada.
Sou uma admiradora relativamente novata de James Bond, e ainda tenho muito o que ler, mas sei que se depender da escrita do autor, gostarei de todos os livros.

0 comentários:

Deixe seu comentário