Resenha: Pela Janela Indiscreta - Aimee Oliveira

Editora Garcia
321 páginas
2015

Frederick é um contador bem resolvido, com uma boa vida, recheada de mulheres. Ele estaria plenamente satisfeito, se não fosse o fato de que nenhuma delas é a vizinha da janela a 3 metros de distância. Fred tem uma estranha obsessão por observar a mulher pela qual ele nem sabe o nome.
Mas tudo (felizmente!) muda, quando ele a conhece: encontra com Louise numa confeitaria. Dá-se início então a uma comédia romântica entre os dois, onde tudo começou pela janela indiscreta.

O livro começa narrado por Frederick, em capítulos pequenos com formato de crônica, onde ele conta sua vida cotidiana. Como a linguagem é bem informal (mas bem escrita), pode ser difícil de se acostumar no início, pelo fato do capítulo acabar extremamente rápido, impedindo que a leitura fluísse. Após o tão esperado encontro com Louise, porém, as coisas deslancham. Com a estrutura de um filme de comédia, na qual o próprio Frederick comenta sobre em certo ponto, o livro segue com muito romance, pegação, e brigas, de todos os tipos. Dividido em três partes, ainda há a narração feita pela Lou, que é necessário paciência, dependendo do tipo de leitor, porque o que mais irá se ler são as dúvidas e reflexões da personagem.

Eu começo a achar que não gosto da maioria dos personagens masculinos. Digo, Frederick é um ótimo personagem, e muito bem feito. Mas ele é cafajeste, mulherengo demais e machista! Apesar de ser claro que ele só tem olhos para a linda garota da janela ao lado, ele fala umas coisas que deixaria qualquer mulher ofendida; e ele sabe disso! Contudo, apesar de aparentar ter apenas defeitos, ele é inteligente e leal. A autora conseguiu fazer um personagem diferente, totalmente plausível. E esse foi o motivo pela qual ele não me conquistou, apesar de ter torcido muito para que o casal desse certo.
Já Louise é o perfeito esteriótipo de uma libriana. E me identifiquei muito com ela! Suas indecisões foram um pouco exageradas em alguns momentos, mas no geral, bem normal. Ela é gentil, uma ótima amiga, mas não sabe o que quer da vida! Vive sonhando acordada, planejando o dia em que conhecerá o príncipe encantado – que ela não sabe se esse dia chegará, mas sabe que se um dia encontrar com ele na rua, vai sentir o coração palpitar.

As personagens secundárias não são deixadas de lado. Melissa pode ser uma personagem adorável, ou a grande megera do livro. Minha personagem favorita, além da Lou-lou, foi a melhor amiga dela, Megan. Meg sempre a coloca no lugar, é uma mulher bem resolvida e faz o que qualquer garota, em qualquer idade, faria: comprar inúmeros cupcakes todos os dias, para comer tudo sozinha!

A coisa que mais me incomodou (mas que não influencia na nota dada) não foi a história em si. A diagramação do livro está linda, com janelas por todos os lados. O livro é uma graça completa. Mas parece não ter sido bem revisado. Alguns erros ortográficos, probleminhas de espaçamento, algumas palavras e pontuações cortadas. Isso me deixou triste, porque a obra é muito bem escrita no geral.

O que mais gostei no livro é que devemos dar sempre uma chance ao amor. Que você pode encontrá-lo em qualquer lugar, e que o mais certo, se você gostar da pessoa, é entrar de cabeça. Pura e simplesmente. Sem neuras, sem dor de cabeça. Sem nenhuma grande lição além dessa (ao meu ver), Pela Janela Indiscreta é uma comédia romântica bem construída, que daria um ótimo filme.

8 comentários:

  1. Amei a resenha!!! Mais um livro pra minha lista de leituras!!!

    ResponderExcluir
  2. oi gostei muito da resenha e este livro vai entre na lista do livros que pretendo ler.

    http://www.conversandocomolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila
    Gostei da premissa do livro! Até me interessei a ler mas..
    O Frederick não parece ser uma personagem pelo qual eu gostaria
    Na verdade só encontrei pontos negativos em relação a ele HAHAHAHA
    Mas acredito que leria mesmo assim!!talvez seja pelo fato de os personagens serem bem construídos como você disse! Eu não sou perfeita se tratando de escrita, mas quando se trata de livros e realmente muito chato! Adorei a resenha!mais um para minha lista>.<
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse livro, irei colocá-lo na aba "Desejados" lá no Skoob
    Fico ainda mais curiosa por saber que é nacional
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. @Beah Ramoos
    Obrigada! Espero que aprecie a leitura ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. @wallace vieira Sales
    Olá, obrigada! Espero que goste bastante quando o ler! ♡

    ResponderExcluir
  7. @Resenha Atual
    Oi, Ingrid!
    De fato, o Frederick não é o tipo de cara que me atrairia. Entretanto, como ele também tem algumas qualidades, era válido colocá-las! Haha
    Obrigada e espero que goste do livro! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. @Bárbara Prado
    Oi, Bárbara! De fato, é um ótimo nacional e vale muito a leitura! Espero que te agrade também! ♡
    Beijos.

    ResponderExcluir