Resenha: Kitty - Elle S.

 
Editora Arwen
295 páginas
2014

Kitty é uma gata rebelde e sarcástica que vive pelas ruas de São Paulo há mais de... 400 anos. Ela é uma gata amaldiçoada, ou melhor dizendo, uma humana presa em um corpo felino. Ela estava bem satisfeita sem donos e com seus hábitos, como pedir comida num bistrô com funcionários bonzinhos. Até que em uma madrugada ela é pega e acolhida por Eduardo Molina. Por mais que acabe fugindo, já que isso pode gerar sérias consequências, é com ele que sempre se encontra. Pode o cara ruivo que abala seu coração ser também seu salvador?

Desde que conheci a Editora Arwen no ano passado, Kitty foi o livro que mais me chamou a atenção. Não só por eu ser catlove (ou crazycatlady, vocês decidem), mas também por eu nunca – repito, nunca – ter visto uma sinopse ou premissa parecida. Um livro narrada por uma gata, uma mulher que conheceu o Brasil de 1500. Ou seja, se a autora conseguisse fazer com que eu realmente acreditasse que era um gato que narrava, já daria em uma ótima história. E ela conseguiu.

Kitty é narrado em primeira pessoa, pela mente de um bichinho cinza e de quatro patas, que só consegue se comunicar (apesar de ninguém, nem mesmo outros gatos a entenderem) através de miados. A história então é toda narrada pelos seus pensamentos e reações aos diálogos dos outros personagens, e nem por isso deixa de ser interessante. Elle S. Tem uma escrita consistente, divertida e instigante; e construiu personagens carismáticos e uma protagonista forte e extremamente bonitinha, o que deixou a história ainda mais agradável.
Um outro ponto positivo é como a autora vai lançando a informação relativamente devagar, nos fazendo acompanhar e compreender de pouco em pouco que há uma maldição, como ela funciona, como pode ser quebrada, além de flashbacks de períodos especificos da protagonista. Isso ajudou a manter todo o mistério em torno do plot principal do livro e não foi feito de forma forçada, e sim para atiçar a curiosidade.

Kitty, ou Catarina, melhor dizendo, é uma mulher da época de 1500 e que jovem, foi amaldiçoada e presa ao corpo de um felino. O romance não é histórico, porque esse é apenas o plano de fundo da personagem e por isso não há foco no que mulher presenciou ao longo doas anos. Inclusive só se descobre o que aconteceu com ela no final do livro.
A gata é extremamente sarcástica e logo nas primeiras páginas percebe-se como ela é orgulhosa, egoísta e superior pra comer um simples pedacinho de atum. É divertidíssimo ler sobre a raiva de Kitty em ter uma família, mas derretendo-se toda pela “ração do saquinho roxo de salmão”.
Entretanto, conforme Kitty vai se apaixonando por Eduardo, seu lado humano passa a dividir cada vez mais espaço com seus instintos felinos, e por causa disso, tornando-se mais séria e creio eu, que perdendo um pouco a essência que conhecemos no início.

“Recebi um carinho malditamente bom nos pelos da minha cabeça. O que eu reconheci como uma técnica bastante eficaz de distração. Afinal, meus olhos se fecharam instantaneamente, um pouco contra a minha vontade.”

Ela e Eduardo fazem um belo par. Catarina aparece em um momento extremamente difícil de Eduardo, onde ele dedica-se muito a bebida e sofre muito. Duda é um cara sensível, que pinta a mulher dos misteriosos olhos de gato, e sua tristeza era tanta que a vontade era de poder guardá-lo num potinho e dizer que tudo ficaria bem.
Dou destaque também a Arthur, o cozinheiro do bistrô que Kitty frequentava e melhor amigo de Duda. Apesar de seus dramas estarem em segundo plano, ele foi o personagem mais carismático ao lado de Kitty, e em minha opinião, até mesmo roubava a cena quando aparecia, já que trazia o lado cômico e pé no chão ao livro. Além disso, foi extremamente divertido ler todos os pensamentos da gata sobre o cozinheiro, pessoa que ela considerava um dos melhores amigos e ainda assim, um ser
ultrajante.

O ponto neutro vai para o final que com alguns plot twists, torna-se confuso e de certa dificuldade de compreensão. No caso, era uma coisa, que torna-se outra, que vira outra. A dificuldade de compreensão está no fato de não ter sido tão bem explicado, por mais que consiga-se entender depois de algumas lidas adicionais.
Para terminar, Kitty é um livro divertido e original, que cativa com sua história e seus personagens.
E me deixou mais apaixonada ainda por felinos, se é que isso é possível.

17 comentários:

  1. Eu também já li esse livro e adorei ler seus comentários sobrr a obra, especialmente por concordar com os pontos destacados. Ah, também fiquei ainda mais apaixonada pelos felinos rs. Esse livro também foi um dos primeiros que chamou a minha atenção por parte da editora.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ter esse livro agora! Um livro com um gato e sarcástico parece tudo de bom, apesar de eu sempre imaginar gatos como criaturas sarcásticas normalmente. Eu sou muito Felícia, sabe? Amo gatos e cachorros igualmente.

    Apesar de não conhecer a autora e nem o livro me apaixonei muito pela história que você contou. Mesmo você dizendo que ficou um pouco confusa com o final, não me desanimou nem um pouco para ler. Agora, o que fiquei pensando é: se ela é uma mulher presa num gato, será que ela ficou com paladar de gato? Me imaginei comendo ração e isso não me parece muito apetitoso. Bem, vou ter que ler para saber, portanto procurarei esse livro imediatamente.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. @Mariana Baptista
    Oi, Mariana! Tudo bom?
    Fico muito feliz que tenha ficado empolgada em ler. Recomendo, realmente gostei muito!
    Respondendo sua pergunta: sim, ela fica com paladar felino! Como mencionei na resenha, ela é louca pela ração de saquinho roxo hehehe (leia-se whiskas, e espero que seja a molhada ♡)

    Também imagino gatos de modo sarcástico, mas meu gato é bem bonzinho, aí me confunde hehehe

    Obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir
  4. @- fecprates
    Oi, Fer! Tudo bom?
    fico feliz que tenhamos a mesma opinião! Portanto, igualmente feliz que tenha gostado da resenha hehehe

    Obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila, tudo bem?

    Eu leio resenhas sobre esse livro desde que criei o blog ano passado. Eu concordo com você, também nunca encontrei um livro com uma proposta parecida com a de Kitty. Confesso que na primeira resenha que li eu fiquei bem chocada pq a blogueira esqueceu de mencionar que a gata era uma mulher amaldiçoada... então imagine que eu fiquei pensando que era uma coisa totalmente zoofilica! Ahahahha
    Só na segunda resenha que eu fui entender a dinâmica da história e fiquei super curiosa pra saber se a maldição seria quebrada, se eles ficavam juntos...
    Kitty é definitivamente um livro que chama minha atenção e que gostaria de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca li nada com esta premissa, essa coisa de ter o corpo possuído por um felino... Fiquei bem curiosa em como o enredo ira se desenvolver a partir disto
    Adorei a dica
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila,
    Nunca li nada com essa premissa e, preciso te dizer, tinha uma ideia completamente diferente dessa trama.
    Não consigo imaginar como deve ser engraçado esse lado sarcástico da Kitty. Também não consegui imaginar ela se apaixonando.
    Anotei a dica, pois sua resenha não me deu outra escolha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Ai menina.
    Quero esse livro há anos, quis o livro antes mesmo de conhecer a editora, mas ano passado li uma resenha bem negativa e super que desanimei - por isso não curto muito ler resenhas de obras que lerei -, mas a sua me fez voltar a querer ler a obra sabia? Só fico em dúvida sobre o final, mas vamos ver, agora quero.
    BJokas

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Acho que eu já tinha visto esse lançamento por aí, mas nunca tinha chamado muito a minha atenção.
    Achei bem diferente a protagonista ser amaldiçoada em um corpo felino, e como eu gosto muito de gatos acho que adoraria a trama também.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já vi várias resenhas sobre esse livro e a cada uma fico mais curiosa ainda para ler. A personagem deve ser muito carismática e fiquei interessada em saber como essa maldição é criada. Gostei de conhecer o Duda e saber que ele é um personagem bacana e que cativa o leitor é mais um ponto positivo para a história.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. OIe Mariana , tudo bom???

    Faz tempo que eu namorava esse livro. Na época, eu ainda pensei que era sobre um seriado (The Nine Lives of Chloe King), mas eles não tem conexão!
    Adorei saber que a autora sobre explorar a criatividade e criou um livro único, e definitivamente está na minha lista, apesar de alguns pontos negativos!
    Editora Arwen tem umas capas lindas !

    =)

    ResponderExcluir
  12. Olá Camila, tudo bem flor?

    Caramba nem longe eu poderia imaginar que livro se tratava de uma estória como esta HAHAHAHA tenho um grande carinho pelos gatos tanto que tenho um, já tive mais o problema e que minha mãe enlouqueceu! Enfim pelo que entendi o livro e bem divertido e diferente e claro, estou tentando visualizar depois de ter lido sua resenha como seria ela perdendo sua instinto animal e se apaixonado por um cara, e como seria ele descobrindo que ela não é uma mulher? Ok acho que vou ler este livro kkkkk gostei.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Realmente parece se tratar de uma narrativa bem cativante, e a premissa me interessa muito. Gostei bastante da resenha e saber tua opinião. Que pena que a autora não se aprofundou melhor nas explicações e acabou ficando confuso. Ainda sim quero dar uma chance a leitura. Amo felinos!
    Beijos!
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu também me interessei de cara por essa obra por conta da sinopse e das resenhas que andei lendo. Eu achei a premissa fascinante e bem diferente. Sou apaixonada por gatas, também, mas achei esse romance bem interessante e quero saber melhor desse negócio de ser uma gata com lado humano e tudo mais. Espero que não sinta essa confusão que você disse.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Já vi vários blogs comentando sobre esse livro. EU até me interesso pelo plot, mas fiquei com certo receio quando você fala sobre o final. EU gosto de finais inexplicados, e com plot twist, mas se ficar confuso, aí complica. Pois até tornar a leitura ruim no final. Também não sou fã de felinos... mas mesmo assim, ainda tenho interesse pela leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Nunca tinha ouvido falar no livro.. :) Mas ate fiqeui bastante curioso..

    Tambem gosto bastante de felinos.. ahah e achei interessante o "conceito", já que nunca li nada assim :)

    Bem, deixa-me um pouco preocupado essa confusao e especialmente no final.. Isso deixa-me um pouco reticente! :) Mas a parte divertida realmente cativa-me!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia o livro e nunca li nada com essa premissa super diferente rs' nunca imaginei um livro sendo narrado por um felino, bem original.
    Gostei da sua opinião e a história me parece ser boa e bem divertida, como será que é esse amor? Fiquei curiosa para saber como ela se transformou em uma gata. Mas fiquei confusa nessa confusão que você citou rs' Mas acredito que isso instiga mais o leitor, pelo menos eu estou.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir