Resenha: Pax - Sara Pennypacker

Editora Intrínseca

Tradutora: Regiane Winarski

280 páginas

2016

A guerra se aproxima e o pai de Peter irá servir. Por isso, o garoto precisa ir morar com o avô e o pai o obriga também a abandonar na floresta, Pax, a raposinha que Peter salvou quando ela era apenas um filhotinho. Entretanto, no mesmo dia que pai e filho deixam a raposinha na beira da estrada, para que ela entre na floresta, Peter se dá conta de que são inseparáveis e resolve voltar sozinho e escondido para resgatar Pax, que pode estar passando frio e fome. A aventura acaba se mostrando bem mais difícil do que ele, mas também faz com que Peter aprenda muito sobre a vida, em todos os seus sentidos.
“As pessoas deviam falar a verdade sobre as consequências da guerra.”

Eu preciso dizer: estou numa fase de ler romances que não tenham romances. Aqueles que falam sobre a amizade, que são recheados de aventuras e sempre trazem valiosas lições. Então caso alguém queira me indicar leituras no estilo de Em Algum Lugar nas Estrelas ou Pax, eu aceito. Porque ambas as leituras derreteram totalmente meu coração.

A obra é narrada em terceira pessoa, com capítulos alternados entre menino e raposa. Pela visão de Peter, há a aventura de se chegar a floresta, com todos os obstáculos. Pelo olhar de Pax, há o novo mundo de descoberta, cheiros e sons que a raposa nunca viu ou sentiu. Com uma narrativa bem construída, adequando a escrita para diferenciar um humano ou bichinho, há o olhar inocente de uma criança em crescimento e a ingenuidade e confiança de um animalzinho com o mundo que conhece e lhe conforta, ao mesmo tempo que descobre haver muito mais do que imaginava.

Os personagens são uma preciosidade, todos com feridas escondidinhas, com uma realidade gritante. Peter, um garoto de 12 anos que perdeu a mãe, cujo pai vai servir na guerra e por isso, precisa abandonar o melhor amigo. Ainda há Vola, a melhor personagem do livro, envolta de mistérios morando no meio da floresta, solitária. Para Peter, parece saber de tudo no mundo, mas ao mesmo tempo, é um tanto sozinha e melancólica. A relação mãe e filho que os dois formam ao longo de discussões e ajuda mútua é muito bonita.
Sem falar, é claro, na parte mais fofa da história: as raposas. Pax é uma gracinha, tentando se enturmar, mas apanhando muito da floresta, enquanto Arrepiada tenta impedir Miúdo de brincar com Pax, já que ele possui cheiro de humano. O livro descreve também hábitos das raposas, então há algumas cenas que podem ser consideradas “nojentas” em questão de alimentação, e outras consideradas explosão de fofura, com as brincadeirinhas dos bichinhos.

No geral, Pax é fabuloso por trazer uma mensagem tão bonita que torna-se bem mais impactante retratada pelos olhos de animais. Pax é sobre as consequências da guerra, seja ela nas relações humanas (como Peter e o pai se dão); sobre como o meio ambiente é afetado e os perrengues que os animais passam durante esses períodos. A obra tem um objetivo de fazer uma crítica a esse pensamento, ao mesmo tempo que é escrito de forma que uma criança poderia ler, e um adulto ficar pensando por horas sobre.
Ainda assim, vale ressaltar que Pax não é uma história triste; pelo contrário. É uma história belíssima, que mesmo com as dificuldades que menino e raposa enfrentam para se reencontrarem, mostra que laços são inesquecíveis e com uma forte amizade, as adversidades nunca são grandes demais para serem enfrentadas.

Devo mencionar também o belo trabalho feito pela editora. Em capa dura, é cheio de ilustrações (também presentes na edição internacional) e muito detalhado com figuras de raposinhas e uma imagem, de Peter ou Pax, para ilustrar em quem o capítulo seria focado.
Finalizo a resenha indicando a história para adultos e crianças que sejam apaixonadas por bichinhos, mas aviso que a já famosa e muito mencionada caixa de lencinhos é necessária, porque é emoção regada de muitas lágrimas, do início ao fim, a la O Cão e a Raposa. O final não é triste, mas Pax ao ser abandonado, remete a cena de dodó no filme da Disney. Logo, tenha o coração aberto para aproveitar ao máximo os ensinamentos de Pax.

23 comentários:

  1. Olá, Camila

    Tenho um amigo que ficou apaixonado por esse livro, ele gostou tanto que me mandou até audio no whatsapp chorando quando terminou! Hahaha
    Acho a história muito fofinha, mas não sei se leria, pois acho juvenil demais. Só que eu não descarto a leitura, acho que seria interessante acompanhar as partes da raposinha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai desde seu lançamento que eu babo principalmente nesta capa, eu acho ela tão linda. mas até então nunca tinha parado para ver do que realmente se tratava e gostei muito o que li na sua resenha, parabéns pelo trabalho está lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bonito este livro. Não o conhecia nem a autora. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Eu tô tão louco por esse livro que você nem tem noção. Depois da sua ótima resenha realmente não tenho dúvidas. Essa jogada de intercalar a narração pelo menino e pelo animal é genial. O livro é lindo. Quero já!

    ResponderExcluir
  5. Oiee Camila ^^
    Esse livro parece ser tão lindo ♥ já tinha lido uma resenha dele antes, e tinha gostado muito, pois a pessoa que resenhou falou maravilhas a respeito. Parece ser uma história inesquecível e muito bonita, além de emocionante. Gostei ainda mais, e fico feliz que tenha gostado :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Já li inúmeras resenhas positivas sobre esse livro sobre como a historia é super fofa, o que parece muito com o meu estilo de leitura. Infelizmente ele não me chama muito a atenção, não sei porque. De qualquer forma dica anotada, quem sabe mais pra frente não é? Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Camila!
    Que história linda! Pela sinopse provavelmente eu não escolheria esse livro para ler, mas pela tua resenha vou colocar na lista. Gostaria de te indicar Angélica de Lygia Bijunga, caso ainda não tenha lido. Vale a pena para quem gosta de história que tragam animais e temáticas acerca da amizade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Desde que vi o lançamento desse livro, fiquei com muita vontade de ler. Eu espero ler no próximo ano. Gostei bastante das suas opiniões e fico feliz que não seja um livro triste, tinha medo de ler e encontrar algo do tipo. Haha. Parabéns pela resenha!

    bj ==)

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila,
    Estou louca para ler esse livro, mas ainda não comprei meu exemplar. Acho a premissa dele fascinante e imagino como deve ser ver um animal dissertar sobre esse tema, gostei de saber que foi impactante.
    Também tenho desses momentos, de querer ler romances sem um relacionamento entre homem e mulher, ou mulher e mulher ou homem e homem e acho que essa história é uma boa pedida.
    A edição está linda, pelo que vi na loja.
    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Você está numa fase que não quer Romances românticos, né? Sei bem passei dela e acho que não volto mais. Conheço o livro, recebi quando era parceria da editora, mas como não curto tanto os livros da NC, não o li e quem fez resenha foi a Val, colunista do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, tudo bem?
      Esse livro é da Intrínseca e não da NC, rs. :D
      Beijos!

      Excluir
  11. Que resenha linda... E que amorzinho que deve ser o livro.
    Comprei o meu em ebook - pois meio que entrei em uma fase de adquirir vários ebooks mas depois quando fiquei sabendo que a edição era de capa dura já fiquei querendo ela. Agora você comenta que tem ilustrações - sem falar que essa raposa na capa é muito fofa me deixa ainda mais desejando o livro físico.
    Mesmo tendo que separar a caixa de lenços, espero me encantar com o livro e com tudo que Pax tem a ensinar. tenho a sensação de que não tem como não ter o coração derretido - e acabar apaixonada pela obra...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Já vi ótimas resenhas acerca do livro e fiquei bem curiosa para conferir de perto essa amizade tão forte que existe entre o menino e a raposa, principalmente por ser tão impactante e a narrativa discorrer alternando entre ambos, o que me agrada muito na leitura.
    Desde o lançamento, a obra está na minha lista de leituras.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila!

    Conheço esse livro das redes sociais, mas nunca me interessei muito nele por não ser o meu tipo favorito para leituras. Já li inúmeras resenhas positivas, inclusive a sua, e acredito que seja um livro com uma mensagem muito bonita, mas não me chama muita atenção. Mesmo assim, obrigada pela dica! Quem sabe, no futuro, me dê a louca e eu decida lê-lo...

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. OOI!
    Primeiro, quando eu via essa capa passando achava que era um cãozinho. kkkkk
    Segundo, ameeei a dica! Também amo esses romances sem romances. haha Parece ser uma história linda, e repletaaa de reflexões. Dica mais que anotada. Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  15. Que otima resenha, estou com este livbro pra ler, espero gostar!^^
    Eu estava com medo do enredo ser pesado, mas não parece ser o caso. Até pq amo livros reflexivos <3
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Conheci o livro no evento da editora durante a bienal. Achei lindo o amor que nasceu entre a rapozinha e o gurizinho. Uma amizade verdadeira e forte que enfrenta a tudo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Camila, esse livro tem um enredo tão lindinho que morro de vontade de lê-lo e pelos seus comentários a historia esta bem desenvolvida e com uma boa mensagem *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Gente, este livro deve ser um amorzinho <3 Achei a ideia do livro de ter ponto de vistas alternados da amizade entre o menino e a raposa super interessante.
    Amei sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  19. Também adoro livros sobre amizade e que trazem mensagem belas. Todas resenha que eu leio da obra elogiam bastante a trama, fica impossível não querer conferir. E eu acho essa capa muito fofa. Preciso do livro na minha estante!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Camila ^^
    Desde o seu lançamento venho achando uma fofura esse livro! Que capa mais fofa! Logo que a vi pela primeira vez me remeti à O CÃO E A RAPOSA e quando li a sinopse fiquei achando que era uma adaptação literária do filme. hauashasuh
    Lendo a sua resenha fiquei a refletir sobre como alguns humanos não pensam duas vezes em abandonar os seus bichinhos de estimação, não se dão conta que eles não vão conseguir se adaptar ao novo meio ambiente como eles acham que vão. É triste essa realidade, viu.
    Recentemente li uma obra - OS SENHORES DOS DINOSSAUROS - onde havia um capítulo pela visão de um dinossauro. Essa foi a primeira vez que topei com tal visão numa obra ficcional então imagine a minha surpresa ao ler a sua obra e ver que tem muitas cenas com essa visão vinda do Pax, Camila. Curti demais saber!!! O livro fica com um ar totalmente diferente e novo. <3
    Tenho certeza que algumas lágrimas minhas iram fugir ao ler essa obra algum dia.
    Parabéns pela resenha. Adorei! Foi a primeira que li sobre a obra e só me fez desejar mais essa leitura como futura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Camila, tudo bem?
    Uau estou doida para ler esse livro, eu preciso de uma obra emocionante no momento e acredito que seria uma boa pedida essa. Com certeza tentarei ler no ano que vem quando estiver mais tranquila com minhas leituras. Adorei a dica e a resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Camila,

    Eu tô muito curiosa para ler esse livro. Não costumo ler estórias onde tenha animal com um personagem, mas as resenhas desse livro tem sido tão positivas que quero arriscas. Além do mais, adoro raposa. São tão fofas!! :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir