Resenha: O Livro da Menina - Raffa Fustagno



Editora Babilônia Cultural Editorial
144 páginas
2016
Exemplar cedido pela editora

Mais que paixão de blogueira por literatura e cinema, em sua obra de estréia, a jornalista, booktuber, cinéfila e blogueira Raffa Fustagno compartilha as emoções despertadas por livros e filmes.
A Menina cresceu e agora sai em busca de novas plataformas de interação com seu público. Das redes sociais para as páginas impressas, sem perder o estilo inconfundível, seu fascínio pela leitura e pela telona aparece estampado em cada relato de O Livro da Menina.
A empatia com o público young adult e a necessidade de ampliar os canais de diálogo foram alguns dos incentivos para este livro. O Livro da Menina reúne histórias que a autora compartilha no blog A Menina que Comprava Livros e nos eventos que apresenta, e como a literatura e o cinema mobilizam sua vida.
*Sinopse original

Vou começar esse post contando um "segredo": eu tenho uma memória péssima, por isso não me recordo bem como soube da existência da Raffa e do seu blog, mas creio que foi por um amigo que me levou ao evento dela, lá em 2014 (ou seria 2015? Haha) e desde então virei fã dos eventos dela e frequentadora assídua, embora desde meados do ano passado eu não consiga mais ir por conta das obrigações que me deixam com pouco tempo livre. Assim, já conheço a blogueira  há algum tempo e fiquei super animada quando ela anunciou que agora entraria também para o time das autoras.


O Livro da Menina é um compilado de informações acerca do blog da Raffa, o A Menina que Comprava Livros, dos eventos por ela promovidos e das aventuras e loucuras que ela já viveu por ser fã, assim, há diversas curiosidades e histórias sobre todos esses temas. Ficamos sabendo como nasceram o evento e o blog, como ela conheceu seus atores, músicos e autores favoritos, dentre outras situações. Há também diversos casos sensacionais que aparecem ao fim de cada capítulo e que me fizeram dar muita risada.

A obra é interativa e possui dezenas de atividades e brincadeiras selecionadas a dedo para os leitores e os cinéfilos e foi muito divertido realizá-las (em um caderninho à parte, pois me faltou coragem para rabiscar o livro haha). Além disso, Fustagno da ao leitor diversas dicas sobre como organizar um evento, conseguir um autógrafo ou uma foto com o seu ídolo e até mesmo títulos de livros para sair das mais variadas bads e ressacas literárias (tem como não amar?).

Raffa tem uma narrativa muito espontânea e agradável. Seu texto é descontraído e fluído e me deixou com a sensação familiar de estar participando de um dos seus eventos ou batendo um bom papo com ela (muito íntima, só que não), o que proporcionou uma leitura muito gostosa e rápida.

Senti falta somente de uma pequena apresentação sobre quem é a autora e qual o intuito do livro, que seria bastante útil aos leitores que não a conhecem ou ao blog dela.

Preciso mais do que parabenizar a edição do livro que está excelente. Apesar de não possuir orelhas, todo o trabalho gráfico está impecável e com ilustrações belíssimas que me deixam com vontade de passar o dia folheando o meu exemplar.

Para quem faz parte desse mundo de leitores e cinéfilos é impossível não se identificar com uma parte ou com todo O Livro da Menina. Do início ao fim, eu lia as situações pelas quais a autora passou e conseguia facilmente me lembrar de momentos parecidos que vivi. Mas se você não faz parte dessa galera vai adorar o humor irônico da Raffa e suas experiências inusitadas e vai, assim como eu, achar esse livro uma leitura extremamente agradável e divertida.

23 comentários:

  1. Oi Larissa,
    Nossa, eu AMEI sua resenha. Acho que por me conhecer e já ter ido em vários eventos que apresentei você captou exatamente a essência de tudo que quis passar no livro.
    Você não foi a primeira que sentiu falta de uma apresentação, talvez tenha faltado mesmo.
    Apareça nos próximos eventos! terei dia 12 de agosto e 16 de setembro.
    Beijos e que layout fofo do blog <3!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa! Em livros desse estilo de "memórias, gosto muito quando existe interação entre autor e o leitor, é meio que aquele papo entre amigos, sabe? rsrs
    Parece ser um livro muito delicinha de se ler, vou dar uma olhada no blog da Raffa pra conferir mais detalhes.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Oiii Larissa tudo bem?
    Sou apaixonada por livros que retratam algumas reações dos personagens, fico feliz de saber a sua opinião e sei que de certa maneira iria me achar parecida com a personagem principal, achei uma fofura essa capa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Adorei a sua resenha, amo conhecer novos livros, e é em busca de resenhas que nós fazemos isso...
    Estou seguindo seu blog. Vem conhecer o meu?! Te espero heim 😊

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a capa desse livro super fofa, mas ainda não sabia ao certo sobre o que ele se tratava. Eu conheço a autora apenas das redes sociais, sabia que ela tem um blog, mas não sabia que esse livro fala sobre as experiências dela com o blog. Gostei de saber que ele é interativo e confesso que eu também não teria coragem de fazer as tarefas nele kkkk

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que resenha maravilhosa. Adorei conhecer um pouco mais dessa história e poder ver que vai além das impressões de uma fã de cinema e leituras.
    Adoro histórias que nos levam a reflexão, mas gosto mais ainda de histórias que me fazem rir e que são leves. Bom pra matar o tempo!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá, Larissa!
    Tudo bem?

    Achei essa capa super legal, eu não conhecia o livro, gostei da sua resenha e achei interessante ela falar sobre as experiências que teve com o blog. Fiquei intrigado sobre o livro, bateu a curiosidade!

    ResponderExcluir
  8. Oi! Parece ser um livro bem legal mesmo, fiquei interessada em conhecer! A capa também chama a atenção, achei uma graça!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse livro parece ser bem legal, mas eu, sinceramente, não conheço essa autora e olha que sigo vários canais literários, mas nunca ouvi falar dela, então, acho que vou procurá-la antes para formar uma opinião melhor.
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro e achei bem bacana a ideia dele, ainda mais por trazer exercícios. Acredito que seja uma ótima leitura pra crianças e adolescentes que estão começando a ler. Pena não ter uma apresentação melhor da Raffa, né? Seria legal numa próxima edição ter isso pra conhecer melhor o trabalho dela.
    Adorei a capa e amei saber que a diagramação está boa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! Mesmo que com alguns inconvenientes...

    De qualquer das formas, acho ótimo que te tenhas identificado com diversos momentos. No entanto, e mau quando falta o esclarecimento do propósito do livro, ou a apresentação da autora!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Olá! Adoro essa ideia de livros interativos! Bom, todo livro é interativo né, a partir do momento que a gente de certa forma dialoga com o autor, mas gosto muito de propostas que fogem do padrão, com coisinhas a mais pra gente fazer e se sentir parte do livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu acho que não conheço a autora ainda. Achei a capa do livro bem bonitinha, e estava curiosa para saber mais sobre ele. Pela sua resenha, me parece ser uma obra bem legal especialmente para os fãs da Raffa.

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa, não tinha visto o livro ainda, e apesar de achar que seja uma leitura interessante, não apenas pela interatividade que existe, como também pelas histórias vividas e contadas, não é um livro que tenha me interessado no momento.
    Bjs rose.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, o livro parece interessante, sua apresentação também aguça a curiosidade.

    ResponderExcluir
  16. Olá Larissa, tudo bem! Adorei esse livro da Raffa, conheço ela a um tempo, sempre que dá vou aos eventos e sempre aproveito as novidades. E nesse livro podemos saber um pouco da sua vida cheia de aventuras literárias. Muito gostoso de ler e interagir. Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Só a conheci por conta do livro Blogueiras.com, mas pra falar a verdade nem sei qual é o blog dela.
    O livro tem um enredo legal, quem sabe eu leia futuramente.
    BJs

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Nunca dei sorte com livro de youtubers, mas a premissa desse é bem diferente, e parece algo mais próximo a minha realidade de leitora e blogueira. Fiquei curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Não costumo ler livros de youtubers e blogueiros, nada contra, é por falta de tempo mesmo hehehe
    A maioria não costuma me deixar interessada, porém gostei deste. Parece ser o tipo de leitura agradável, leve e descontraída para ler entre aqueles livros mais pesados e que nos sugam.

    ResponderExcluir
  20. Oi. Não conhecia o livro, mas já ouvi falar do blog dela. Acho muito bacana ela compartilhar conosco sobre as experiências como leitora. Acredito que não sou uma fã muito aventureira, então iria gostar de conhecer algumas dicas. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Jura que você ia nos eventos? Como assim não te conheço menina?! rs Também sou do RJ e já frequentei bastante os eventos da Raffa, mas assim como você, devido a vida corrida, tenho meio que sumido um pouco de lá :/ Ainda não comprei o livro dela por falta de grana mesmo, mas acho uma fofura só o tema e o conteúdo. Também como fã de bandas, autores e tudo mais com certeza teria uma identificação grande. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Não "conheci" a Raffa blogueira, só vim saber notícias sobre ela depois que se tornou autora.
    Já tinha ouvido falar no blog dela, mas não acompanhava de fato, só alguns posts aleatórios.
    Fico feliz que ela tem resolvido publicar seus livros, pois sempre vejo elogios a eles.
    Não sou muito fã de livros interativos, como parece ser o caso desse.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá! Que interessante! Ainda não conhecia esse livro, nem a autora.
    Que bom ela ter conseguido publicar o livro. Desejo muito sucesso.
    Ótima resenha, bjooooooo

    ResponderExcluir