Resenha: Cinderelas - organização Katerine Grinaldi


Editora Sinna
188 páginas
2019

Este livro não é sobre contos de fadas, embora fale sobre princesas. Não daquelas que usam tiaras, diamantes e pertencem à realeza. Infelizmente. As princesas deste livro são reais, porém nem todos as respeitam.
Nestas histórias, que podem facilmente se confundir com a realidade, elas temem o escuro, temem estar sozinhas na calada da noite, temem seus supostos príncipes encantados.
Neste livro ou neste mundo, essas princesas também são chamadas de MULHERES.
*Sinopse original

Mais uma publicação da editora Sinna voltada para assuntos importantes, Cinderelas reúne vinte contos temáticos sobre as diversas formas de violência contra a mulher: sexual, psicológica, física, verbal, dentre outras. Suas histórias, em suma, pesadas tornaram bastante difícil a missão de resenhar um livro tão delicado e necessário.


Fictícios, porém facilmente confundíveis com a realidade dura e crua de milhares de mulheres pelo país, os contos representam de forma muito penetrante a triste verdade que ainda permeia a sociedade, sendo impossível não se emocionar em praticamente todas as histórias. Num caso raro, essa antologia não apresentou nenhum conto que eu não gostasse: todas as tramas tem algo importante a dizer, a ensinar, algo que mexe com quem está lendo. Falar que foi uma leitura proveitosa, é pouco!

Apesar de toda a profundidade intrínseca aos contos, a leitura da antologia foi bastante ágil e sem grandes dificuldades além das emoções despertadas e das reflexões causadas. A escrita das autoras (o livro é composto somente por mulheres) é bastante perspicaz em representar todos os sentimentos e dores tão reais. Ao longo do livro são apresentados trechos de diversas leis, como a Lei Maria da Penha, de proteção a mulher o que torna o livro bastante informativo.

Impactante. Essa é a palavra ideal para descrever Cinderelas, um poderoso chamado em prol do fim pela violência contra a mulher. Tão real que pode ativar gatilhos (para pessoas que já passaram por situações semelhantes) mas também acionar as consciências.


Lista de Autores

1- Hey, menina... - Rebecca Jorge
2 - Uma princesa sem contos de fadas - Nathalie D. A.
3 - Passos na Escuridão - Andreza Eduarda
4 - Uma Nova História - Fabiane Rodrigues da Silva
4 - Um minuto de coragem - Aldenise Fonseca
5 - Um caso de "A Bela e a Fera" - Laura Guziski
6 - Vazia - Rebecca Jorge
7 - Entre tantas Marias - Sandra Martins
8 - Para sempre, nunca mais - Olivia Rebecca
9 - Leia-me - Amanda Castejon                        
10 - No fundo do mar - Vanessa Nunes
11 - À Deriva - Ana Carolina Coelho
12 - Tremeluz - Camila Lobo
13 - A Maçã Envenenada - Thaís Medeiros
14 - A Canção de Esther - R. Haygertt
15 - Não posso ser melhor do que você? - Gabrielle Sasse
16 - Talvez - Katerine Grinaldi
17 - 1% - Alexia Road
18 - Feridas do Passado - Patricia Maiolini



0 comentários:

Deixe seu comentário