Resenha: Num Piscar de Olhos - Teodora Kostova


Editora Charme
Tradutora: Ingrid Lopes
396 páginas
2015   

Recentemente, no dia 28.05, uma autora absolutamente fofa autografou seu lançamento na Saraiva do Rio Sul – RJ. Num Piscar de Olhos, escrito por Teodora Kostova e novo lançamento da Editora Charme, conta a história de Stella, uma moça de 19 anos que perdeu parte da família bem jovem. Por causa disso, a sua melhor amiga muda-se com sua mãe para a Itália, deixando-a bem solitária por anos. Para completar, uns anos depois ela descobre que tem câncer. Após a cirurgia ela resolve ir para a Itália, passar um tempo com sua prima, e é lá que ela conhece Max.

O livro é intenso. Forte. Bonito.
O ínicio é meio morno, com muitas apresentações, descrições de lugares e corridas pela praia. Entretanto, há um momento do livro que bam!, as coisas começam a fluir e entram num ritmo na qual eu não consegui parar de ler. E posso garantir, isso não demora tanto a acontecer!
Acho que mesmo com tantos personagens, não consegui sentir ódio de nenhum deles. Raiva sim, bastante, hahaha.


Uma grata surpresa foi Max. Apesar de sua descrição física ser a de um completo bad boy, ele é exatamente o contrário disso. É um cavalheiro, com uma boa personalidade e quase tudo que eu gostaria de encontrar em alguém.
Gostei muito do modo que a Teodora moldou as coisas. Ela criou um ambiente aconchegante, e quase pude sentir como se já conhecesse a Itália! Ponto também para os casais que ela criou. A autora conseguiu criar um romance leve e apaixonante, que conseguiu me frustrar, berrar de alegria, torcer pra caramba e chorar como um bebê. Devo mencionar que estou muito ansiosa para ler o segundo livro “Then, Now, Forever” (sem título pro português ainda) porque narrará a história de um casal que adorei! Mas gostaria de saber mais sobre um meio casal bem conturbado e o futuro deles. Espero que eu possa saber mais no próximo livro, ou nos que virão.

Mas há também as coisas que me incomodaram.
A primeira delas, e talvez o motivo que me fez andar devagar com a leitura no início, foi a repetição dos nomes. Eu podia contar uns 3 “Stellas” por paragráfo. Como não li o original, pode ser que seja um problema de tradução. Depois eu me acostumei -ou o problema parou- porque a leitura alavancou.
Outro fato é que acredito que os personagens deveriam ter sido melhor explorados. O livro é muito focado em Maxtella e por mais que exista livros com outros personagens (o segundo é sobre Beppe e Gia) e que autora tenha afirmado que fará livros com mais alguns, senti falta deles na história. Principalmente da Helen e da Niki!
Por último, apenas um detalhe que me deixou incomodada, é o fato de algumas ações da Stella terem me pertubado bastante, e classifico-as como infantis. Tive em mente que ela tem apenas 19 anos, e é normal ter ações do tipo. Mas poxa, ela perdeu parte da família bem cedo e teve câncer! Cada um com sua forma de lidar com as coisas, porém.

Apesar de ter encontrado pontos negativos na leitura, é um livro delicioso, que li rapidamente (tendo lido em um dia, mais ou menos) e com uma bonita história de amor. E por isso dou 4 estrelinhas.

1 comentários:

  1. Mimila! Adorei sua primeira resenha. Como disse há pouco, não sou fera nisso (estou longe), mas aprecio quem saiba escrever resenhas justamente por reconhecer a dificuldade que existe em depurar e sucintar um livro minimamente extenso como este da Deodora. (Nunca vou esquecer do nosso encontro aquele dia haha) Embora não tenha acompanhado seu antigo Blog de perto, é legal ver sua nova investida. Este sim estarei sempre visitando!

    Ansioso por mais postagens suas.
    <3,
    M.F.

    ResponderExcluir