Resenha: Uma História de Amor e TOC - Corey Ann Haydu

 
Editora Galera Record
Tradutora: Alda Lima
320 páginas
2015

Bea é uma garota com hábitos bem estranhos, e foi diagnosticada com TOC. Por causa disso, passa a ter que frequentar uma terapia em grupo, com mais três pessoas tão estranhas quanto ela. No local, ela conhece Beck, que possui uma estranha obssessão em frequentar a academia e em manter-se limpo. Mas tudo bem, já que Bea tem medo de qualquer coisa que possa provocar um acidente e gosta muito de perseguir caras específicos. E é nesse meio que Uma História de Amor e TOC se desenrola.

O livro segue uma narrativa lenta, monótona, pelos olhos de Bea. Nada de emocionante acontece enquanto a acompanhamos por suas perseguições a outro cara, ao mesmo tempo que vai conhecendo e se encontrando com Beck. A leitura melhora mesmo de ritmo já nas últimas 150 páginas, que é quando todos começam a enfrentar as coisas que mais os afligem.

Há todo um pequeno mistério na trama, que é o porquê de cada um fazer o que faz, o que aconteceu no passado deles para desencadear o transtorno obssessivo compulsivo. 
A autora soube fechar todas as pontas direitinho, algo que é bem positivo em minha opinião. Ao que consigo pensar, não fiquei com dúvisas sobre alguma parte solta na narrativa.

O livro fala de um problema real, tratando-o de forma crua. Muitas pessoas possuem TOC, de diferentes formas, e é algo que pode piorar bastante com o tempo, se não for tratado direitinho logo. Não conheço nenhum livro que tenha esse problema como centro da história e acho bem legal que existam obras que abordem esse assunto, pois várias pessoas podem se identificar e procurarem algum tipo de ajuda.

"Tortura: saber que alguma coisa não faz sentido, fazê-la de qualquer maneira."

Só há uma palavra para descrever Bea, e é justamente uma que aparece inúmeras vezes no livro: peculiar. Foi uma personagem que não me conquistou, infelizmente. O transtorno dela me pareceu o mais pesado de todos, sendo meio difícil de suportar em alguns trechos. O relacionamento entre ela e Beck não parece de verdade, já que há manias o tempo todo da parte dos dois.
Existe uma personagem que foi uma grande decepção pra mim. No início eu a achei ótima, mas a partir do meio da trama, tornou-se a pessoa que menos gostei.

"Como se o que dava certo entre nós, ou o que gostei nele, fosse a distância entre nós, as estranhas obssessões concorrentes e compulsões, a forma como ambos alternávamos entre felicidade e infelicidade."

É um livro levinho e rápido de ler, que trata tudo sem um grande drama. Entretanto, para se gostar da história é necessário se colocar no lugar das personagens, e pensar que por mais bizarro que o comportamento deles sejam, é algo que não pode ser evitado. Uma ótima história romântica para fazer pensar!

6 comentários:

  1. nossa. bem decepcionada... sabe que eu tava louca por esse livro. a capa é tão tão linda. fico babando sempre que vejo! se superaram ♥ mas e agora? acabei de broxar com a leitura... haha
    digo, sabia que quando se trata desse assunto. principalmente quando é o foco, tem que ser bem paciente mesmo com os personagens.
    toc é um negocio chato, e delicado de se tratar. esperava que a autora tentaria superar essa barreira. mas pelo visto ela abraçou de vez...
    agora nao sei se conseguiria me por no lugar dela;;
    não estou pronta no momento para personagens assim pakspask
    obrigada pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  2. @Laryssa Norões
    Oi! ♡
    A capa é fantástica mesmo, uma das mais bonitas que já vi! Mas não foi aquela leitura perfeita.
    Então, a autora realmente se aprofunda no toc. A gente vê o pior lado dos personagens. Mas vê o lado bom também, e lemos justamente a tentativa de superação desse problema.
    Eu que agradeço por ler. :3

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse livro por achar a capa linda e a sinopse interessante, mas no decorrer da leitura perdi o interesse. Achei muito juvenil, não consegui terminar de ler. Foi uma grande decepção

    ResponderExcluir
  4. @Unknown
    Quando eu o peguei, não sabia bem o que esperar. Achei que iria gostar mais, porém.
    Mesmo sendo bem juvenil, acho que o assunto que trata e as "lições" que ele dá são bem interessantes.

    Obrigada pelo comentário! ♡

    ResponderExcluir
  5. Olá Camila

    Tenho que admiti que gosto de livros do gênero que Termino de ler e me sinto extremamente Satisfeita o que acredito que não seria o caso deste! não suporto livros que a historia e devagar demais, admiro autores que vão em frente com assunto que são diretos e uma pena por que realmente a capa e linda *U*

    parabéns pela Resenha! você escreve muito bem!

    beijos.

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. @Resenha Atual
    Olá Ingrid! Primeiramente, obrigada pelo comentário e pelo elogio! ♡
    O livro é bem lento mesmo, e só se aprofunda nos problemas do meio pro fim. Mas fiquei satisfeita porque ela ao menos não deixou pontas soltas! Haha

    Beijos.

    ResponderExcluir