Resenha: Arcanista - Joe de Lima

 
Publicação independente
307 páginas
2015

Marcel Seeder vive em Vera Cruz, tem 16 anos e durante toda sua vida se preparou para fazer parte da Arcanum, o exército independente. O que ele não esperava é que durante uma visita do Regente-Geral, o maior líder da nação, e sua família dariam início a uma conspiração que tem como objetivo assassinar Camila Noble, a filha mais velha e herdeira do poder e que ele fosse o único que a pudesse proteger.

“Nunca me esqueço de quem conhece os meus segredos.”

Arcanista é uma distopia nacional, onde a sociedade foi totalmente reformulada depois de uma grande guerra que praticamente destruiu todos os recursos energéticos do planeta, mas que também possibilitou a descoberta de uma nova fonte de energia, da qual Marcel e toda a sua sociedade dependem.


Confesso que de início a minha empolgação com a história era nula. Apesar de amar distopias a sinopse somente não conseguiu me atrair. Contudo, logo nos primeiros capítulos a situação se inverteu e, ainda que a verdadeira ação demore mais um pouco para acontecer, o plot distópico e a história que se desenrolava ao longo das páginas foram suficientes para me deixar naquela ânsia de ler o máximo que pudesse.

A história é muito bem ambientada e, mesmo sendo distópica, aborda assuntos muito atuais e relevantes como a deterioração do meio ambiente causada pelo ser humano e a segregação social, este de forma mais sutil.
A narrativa é em terceira pessoa, mas possui o foco no protagonista, Marcel, e abrange muito bem todos os detalhes possíveis tanto do ambiente quanto dos demais personagens, o que facilita imaginar o mundo criado pelo autor, que por sinal possui uma escrita muito boa, derrapando de leve em algumas frases mal construídas, mas com um enorme potencial narrativo.

Diversos outros personagens nos são apresentados além do protagonista. Gostei muito de uns, como Camila Noble, a futura líder dessa sociedade cheia de complexidade criada por Joe, e outros eu preferia esganar, como Antonius e Beatrix, o pai e a melhor amiga de Marcel, respectivamente.

A trama é cheia de reviravoltas e possui vários momentos que me deixaram estarrecida por conta das surpresas que encontrei. É com certeza uma boa leitura para quem gosta de algo que contenha muita ação aliada à tecnologia e uma pitada romance.

Sobre a série: 
Arcanista é o primeiro volume da trilogia Vera Cruz, lançado pela Amazon, onde encontra-se disponível para venda em e-book.

8 comentários:

  1. Oi Lari ^^ Ainda não conhecia esse livro e apesar de você ter gostado não parece ser o tipo de livro que eu leria , talvez algum dia , mais pra frente, eu me arrisque a ler *_*
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii Larissa

    Nao conhecia esse livro. Amo distopias, mas te confesso que pela capa e sinopse ele não me chama a atenção (achei um pouco mais do mesmo),. Que bom que vc gostou e curtiu a leitura, eu agora deixo pasasr a indicação porque estou tentando fugir de séries já que tenho muitas sem finalizar.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa!

    Não conhecia este livro e deve ser bem legal uma distopia nacional.
    Espero poder ler em breve, pois gostei muito de sua resenha! :0

    Beijos!
    Danny
    Participe da TAG Livros e Travessuras do Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não conhecia esta série e confesso que ela não me despertou interesse.
    Pra quem gosta de distopias, é uma ótima indicação.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. @Alice Duarte
    Oi Alice!A capa e a sinopse deixam a desejar mesmo,eu concordo, mas escondem uma boa história.Sobre ter várias séries em aberto: me identifico totalmente haha.
    PS:Amei o nome do seu blog <3

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. @Sarah Fernandes
    Oi flor!
    Essa distopia é mais voltada pra ação mesmo,com uma pegada política. Quem sabe aquele dia em que você não tiver o que ler? Se ler,espero que goste.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. @Irmãos Livreiros
    Oi Danny!
    Fico feliz de que tenha gostado da resenha.A história é boa,só não é divulgada da maneira certa,infelizmente. Espero que leia e goste bastante.

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  8. @Sávio França
    Oi Sávio! Bem-vindo ao blog.
    A série é nova e muito desconhecida,apesar de boa.É uma pena que não tenha te interessado,mas felizmente opções de leitura,nacionais ou não,é o que não falta né?

    Beijos!

    ResponderExcluir