Resenha: Para Todos os Garotos que já Amei - Jenny Han

Editora Intrínseca
Tradutora: Regiane Winarski
320 páginas
2015

Lara Jean é a irmã do meio da família Song, protegida por Margot, a mais velha, e protetora de Kitty. Quando Margot se muda para a Escócia, Lara começa a sentir a pressão de se tornar a mulher responsável pela família. E tudo piora quando as cartas que ela escrevia secretamente para todos os garotos que já amou são enviadas aos respectivos destinatários. O que ela não entende é como foram enviadas, já que guardava bem escondido numa caixa azul-petróleo dada pela mãe, e não sabe como sair dessa furada.

“O amor é assustador.; ele se transforma, ele murcha. Faz parte do risco.”

Já li um livro da autora, O Verão que Mudou a Minha Vida, mas não gostei muito do conteúdo em geral. Porém, não me impediu de dar uma nova chance a Jenny Han, e fiquei realmente feliz por ter dado, já que adorei Para Todos os Garotos. É uma obra mais envolvente, melhor escrita e desenvolvida e bem narrada, além das personagens terem me cativado bem mais.


A história é uma bela comédia romântica. É recheada de situações engraçadas, momentos de tensão, garotos bonitos e romances inusitados. Em muitas passagens é possível visualizar perfeitamente a cena, como num filme, e dar muitas gargalhadas. Tem um ritmo rápido, com capítulos curtos, mas que não atrapalham a leitura.
Mas por falar em garotos bonitos, esse foi o único livro até hoje que me deixou em dúvida para qual garoto torcer. No início eu fui totalmente a favor de Josh, depois fiquei tentada com Peter e no fim, eu não tinha ideia de quem escolher.
Josh é a grande paixão de Lara Jean. É tímido, nerd, inteligente, gentil e apaixonante, o que faz com que a família Song toda o adore. Já Peter é quase o oposto: atleta, carismático, extrovertido, gentil e apaixonante. São personagens diferentes, com personalidades fortes e bem construídos, e apesar de serem 5 garotos ao todo que receberam as cartas, eles possuem o maior destaque na trama.
As irmãs Song me lembraram bastante as garotas do filme Meu Malvado Favorito. A cumplicidade e personalidade delas são bem similares às orfãs do filme. Margot é a irmã mais velha e responsável, muitas vezes agindo como a mãe das meninas. Infelizmente ela não aparece muito, porque se muda para outro país logo no início, voltando apenas no fim. Foi uma personagem que me surpreendeu, e oscilei entre gostar ou não dela. Espero que ela apareça na continuação, sendo melhor explorada. Kitty é a irmã caçula, e é a mais inteligente e decidida das três. Mesmo tendo apenas 9 anos, ela é esperta e respondona, e a grande conselheira de Lara Jean. E o que mais gostei é que apesar de a autora ter inserido todas essas características nela, Kitty não deixa de ser e agir como uma criança, como deve ser. Já Lara Jean é a irmã mais dependente da família. Ela não tem grandes ambições para o futuro, mas tem certeza de que não quer deixar ninguém. Apesar de não ter nenhuma característica marcante, é uma ótima protagonista, sendo a romântica impulsiva.

Mais do que sobre cartas de amor e suas despedidas, Para Todos os Garotos que Já Amei fala sobre cumplicidade. É muito bonito ver o quão Margot é protetora e cuidadosa em relação às irmãs, e o quanto elas são unidas, dedicadas inteiramente a família. Mas é ainda melhor ver o amadurecimento de Lara Jean na ausência da irmã, mesmo quando sua vida vira de cabeça para baixo.
O livro nos mostra que devemos ser gratos a nossa família, porque é a coisa mais importante que temos. E que, quando se ama alguém, devemos fazer algo em relação a isso. Seja correr atrás, se meter em confusões, ou até mesmo escrever uma carta de despedida.

“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”

Sobre a duologia:
Para Todos os Garotos que Já Amei é um romance escrito Jenny Han, e que possui uma continuação, entitulada PS.: I Still Love You (PS.: Ainda Amo Você, em tradução livre). O segundo livro será lançado aqui no Brasil no primeiro semestre de 2016, também pela editora Intrínseca.

11 comentários:

  1. Hey Flor
    Estava doidinha para ler sua Resenha desse Livro <3
    Eu gostei tanto tanto desse livro, que pra mim este ano o considero meu Favorito de todos que Li *-* a Lara e Maravilha a meu deus, como eu queria que ela fosse minha vizinha aquela foda, e genia da Kitty? as vezes ela tira a gente do sério, a Irmã mais velha apesar de gostar não morro de amores por ela e.e menina eu nunca chinguei Tanto Camila, eu odiava tanto o peter nossa..eu gostava demais do Josh mas durante a Leitura Eu Falei, perai.. o que essa Autora esta Fazendo, cade o Josh?por que o Peter esta aparecendo Toda Hora?HAHAHAHA quando ele Peter aparecia eu queria vomitar, mais depois eu comecei a empurrar o Josh pro lado HAHAHA mas o Peter ainda faz raiva na Gente, mas e impossível não gosta dele, enfim adorei esse misto de sentimento, o envolvimento dos outros Garotos <3 a forma de escrita o pai das Meninas, e vou parar de falar se não vira um depoimento HAHAHA amei a resenha, Beijos.
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Resenha Atual
    Oi! ♡
    Opa, obrigada! Espero que tenha gostado da resenha haha
    Não sei se o considero o maior favorito do ano, mas com cetrteza é um dos.
    Lara é um amor, gostei muito dela. Não acho que ela tenha uma característica negativa sequer.
    Cara, eu confesso que parei pra pensar bem sobre os garotos e... eu percebi que eu só gostei do Josh nos primeiros capítulos. O Peter depois da confusão toda... dkshkshsks é tão amor, fofinho, cavalheiro... se a Lara não o quiser, eu quero! Hahaha
    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Faz um tempo que to com uma super vontade de ler esse livro. Me apaixonei desde o início com a capa que achei um amor, e agora só me falta comprar para ler. Espero comprar logo e matar essa curiosidade de finalmente ler esse livro.
    Beijoo,
    docecyn.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou doida para ler esse livro, ainda mais pq já li outros livros da Jenny em parceria com outra autora (Olho por Olho e Dente por Dente) e amei, kkkk Enquando não lançam a continuação de Dente por Dente, acho que vou ler esse pra ver o que acho. Adorei sua resenha (:

    http://umparagrafoamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. @Doce Cyn
    Conheci o livro na turnê intrínseca e ao ver a capa e ler a sinopse, foi amor a primeira vista, mas só pude ler agora haha
    Obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir
  6. @Yasmin Valeriano
    Esses livros com a Siobhan ainda não li. Sabe se a Novo Conceito pretende mesmo lançar o terceiro? Queria ler quando todos já estivessem em minhas mãos.

    Muito obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olha, terminei de ler o Dente por Dente no final do ano passado e até agora não lançaram o 3º. Lá fora já lançou, mas por aqui nem sinal :'(
    Quero muito saber qual será o desfecho da história, ainda mais com a forma como o 2º livro terminou, kkkkkk
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. @Yasmin Valeriano
    É, acho que vou esperar mais para ler os dois primeiros. Se o segundo termina com um acontecimento pro terceiro, eu com certeza ficarei angustiada! Hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Cara, não adianta, não gosto da Margot, começando por ela namorar o Josh e eu ser apaixonada pelo casal joshjean (sim, acabei de inventar).
    O problema da história, é a enrolação do segundo livro, eu comecei a ler em inglês, daí ele se arrasta e quando chegou na metade comecei a prever merda... hahahah
    Li as ultimas páginas vi como tudo acabava e me senti satisfeita e pronta pra esperar sair em português. kkkkk

    ResponderExcluir
  10. @Tayana Oliveira
    Oi, Tayana! Primeiramente, obrigada pelo comentário!
    Então, apesar de a Margot ser a irmã mais velha e a líder das irmãs, eu a achei a mais infantil. Aquelas cenas do final, eu achei ela de uma imaturidade enorme, apesar de saber que tem seus motivos.
    E sim, tenho visto muita gente falando que o segundo é bem inferior ao primeiro. Ainda não li, vou esperar sair em português e espero que não demore. Mas confesso que seu comentário me deixou muuuito curiosa pra ler as últimas páginas! Não tenho preferência sobre o casal. Mas de fato eu amei o Peter, e o Josh não fica atrás! ♡

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu gostaria de saber se não vai ter a continuação desse livro?

    ResponderExcluir