Resenha: A 5° Onda - Rick Yancey

 
Editora Fundamento
Tradutora: Edite Siegert Sciulli
368 páginas
2013

Quatro ondas se passaram. Da primeira restou a escuridão, da segunda somente os sortudos sobreviveram, da terceira somente aqueles que não tiveram sorte permaneceram, da quarta, uma regra: não confie em ninguém. Agora vem a quinta onda.
Constantemente fugindo desses seres que parecem humanos mas não são, Cassie acredita que estar sozinha é a única forma de sobreviver. Até que conhece Evan Walker, que parece ser a sua única esperança de resgatar seu irmão, Sammy, e a si mesma. Agora Cassie deve escolher: esperança ou desespero? Desistir ou contra atacar?

"Porque, se eu for a última, então eu sou a Humanidade. E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha"

Cassie, não de Cassandra ou Cassidy, mas de Cassiopéia, é uma adolescente de 16 anos, preocupada com o seu cabelo ligeiramente crespo e o fato de que o menino que ela gosta não sabe da sua existência, que vê seu mundo mudar inesperadamente quando uma grande nave alienígena aparece na órbita da terra. Surgem especulações, vídeos debatendo o ocorrido no YouTube, tentativas de contato, mas eles não se comunicam nem saem pra dizer "olá" e assim a vida continua. Até que vem a primeira onda.



1° Onda: Apagam-se as luzes

Nunca sei o que esperar quando o tema do livro é invasão alienígena e, apesar de adorar essa temática, sempre fico com o pé atrás, achando que vou acabar lendo uma versão ruim dos milhares de filmes do gênero que temos disponíveis por ai. Então, é de se imaginar o meu imenso alívio ao me deparar com uma história que me deixou completamente sem palavras e cheia de pensamentos frenéticos e questionamentos na cabeça.

Além de Cassiopéia, a verdadeira protagonista, temos ao longo da trama mais três pontos de vista diferentes que nos deixam a par dos acontecimentos em diferentes lugares e, de alguma forma, se entrelaçam (não vou dizer de quem para não dar spoiler, por isso vou focar na menina com nome de constelação). Cassie, até então uma adolescente comum e sem grandes atrativos, se vê obrigada a crescer em um curto espaço de tempo e devo dizer que ela se sai bem, apesar dos pesares. Determinada, forte e posso dizer também realista, foi a personagem que me instigou continuar a leitura e que mais me proporcionou quotes (frases retiradas do livro). Era difícil desgrudar do livro quando Cassie iniciava sua narração.

2° Onda: Começa a arrebentação

Pode não parecer mas a sinopse não revela quase nada e por isso cada capítulo,vcada página era uma revelação que se conectava a outra e mais outra até você ligava os fios soltos e tinha uma nova descoberta sobre o caos que tinha se instaurado. É repleto de sangue, morte e do desconhecido mas ainda assim contém momentos de romance e bom humor que aliviam o clima, mesmo que de forma mínima ( bom humor é essencial, não é minha gente? ).

  3° Onda: Pestilência

A escrita de Rick é quase camaleônica, se moldando a cada acontecimento e despertando as emoções desejadas. Ele induz o leitor a pensar não só no ataque alienígena em si, mas no que a humanidade é capaz, no que ela se torna em situações adversas como a desse cenário pós-apocalíptico. Seu único pecado narrativo foi em um determinado ponto de vista que ficou, na maior parte do tempo, entediante.Os capítulos desse personagem se arrastavam, deixando a leitura mais lenta e densa e eu não via a hora da Cassie voltar.

  4° Onda: Silenciador

Para mim, o final é ambivalente, podendo tanto acabar de vez ali mesmo quanto continuar em um próximo livro, como sabemos que é o que acontece, o que não é ruim pois, apesar da vontade de saber o que mais viria em seguida, a ânsia pelo mais veio na forma de uma vontade controlada e não desesperada como costuma ser quando não tenho ainda a sequência em mãos.
Este é um livro que recomendo gostando você ou não do tema. É uma leitura que vai além da premissa proposta, abrindo caminhos e possibilidades e, por si só , já vale a pena.

"Você sabe dizer quem é o inimigo, Cassie?"

Sobre a série:
A 5° Onda é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome que conta com as sequências Mar Infinito, já lançado no Brasil e The Last Star, título provisório do livro final que tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2016 nos EUA.

Além disso, haverá um filme onde a atriz Chlöe Moretz interpreta Cassie. Lançamento dia 21/01/16, e o trailer você confere aqui.


8 comentários:

  1. Amei o post, parabéns.
    Indiquei uma Tag para você lá no blog http://prettywoman-on.blogspot.com.br/2015/12/tag-descobrindo-novos-blogs.html

    ResponderExcluir
  2. Olá ^^ Eu já tinha ouvido falar desse livro, fiquei super interessada, apesar de não gostar muito desse gênero a premissa me chamou bastante atenção *_* Adorei a resenha<3
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. @Sarah Fernandes
    Oi Sarah! Sou suspeita pra falar pois amo o gênero, mas o livro é realmente muito bom e vale a pena ser lido.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. @Beatriz Moura
    Oi Beatriz! Fico feliz que tenha gostado e obrigada pela indicação. *-*
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lari. Amei a resenha! Já tinha ouvido falar sobre o livro e agora com a adaptação estou super ansiosa p/ ler antes do filme. Contudo, espero que a editora lance logo o terceiro e ultimo livro da trilogia, visto que eu gosto de ler as trilogias na sequencia, pois eu fico muito ansiosa com as continuações. Eu gostei da premissa do livro e tenho certeza que vou curtir a leitura. ♥


    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  6. @Marina Santos
    Oi Mari!
    Que bom que gostou!Eu também fico ansiosa pelas continuações e prefiro ler séries que já tenham suas sequências garantidas,mas as vezes não consigo esperar haha. Queria ler esse livro há tempos e a chegada da adaptação acabou me fazendo ler mesmo sem ter as sequências.E leia sim,é uma história muito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
  8. Um dos meus livros favoritos . Porém esse livro está longe de ser clichê. É genial! Sucesso lá fora, o segundo livro já está sendo lançado e deverá chegar ao Brasil até o final do ano. Um dos livros que eu mais espero para esse ano.

    ResponderExcluir