Resenha: Yaqui Delgado Quer Quebrar a sua Cara - Meg Medina

 
Editora Intrínseca
Tradutora: Regiane Winarski
272 páginas
2015

Piedad, mais conhecida como Piddy, acabou de se mudar para um bairro e uma escola nova. Sua melhor amiga parece estar ignorando-a e seu corpo atraente chama a atenção dos meninos e da esquentada Yaqui Delgado, que não a vê como uma das latinas e a persegue com ameaças.
Fugir? Denunciar? Agora, só resta sobreviver.

"O medo é meu novo melhor amigo. Ele está sempre por perto em um silêncio gelado."

Eis que temos mais um livro que fala sobre bullying. Aqui vemos Piddy a aluna nova, que tem 15 anos, está em pleno desenvolvimento e graças às aulas de dança que faz com sua tia está adquirindo um leve rebolado ao caminhar, se tornar o alvo de ameaças da valentona Yaqui Delgado, tudo graças a... bem nem Piddy sabe direito o porquê, mas a questão é Yaqui quer fazer da vida dela um inferno.



Com uma escrita tocante mas que consegue ao mesmo tempo ser leve e divertida, Medina nos traz uma história que vai além do bullying em si, passando pela violência doméstica, o abandono e mantendo o foco no medo que passa a fazer parte da vida de quem sofre algum tipo de agressão. Vemos através da protagonista como o medo pode modificar e transformar uma pessoa de maneira radical. É uma história singela que aborda vários temas sem se perder.

Os personagens são em sua maioria latinos e por isso a trama é imersa nesta cultura e recheada de frases e expressões da língua espanhola. Apesar de se passar nos Estados Unidos, vemos uma rotina e um estilo de vida bem próprio dos imigrantes e com isso é possível ver um pouco de sua cultura. Piedad é uma menina tranquila, cheia de alegria e uma excelente aluna que vê sua vida mudar na nova escola sem saber a razão. Yaqui, a valentona da vez, parece não ter uma vida fácil mas não há muitas informações sobre ela ou sua história, de maneira que terminamos a trama sem desfazer nenhuma das incógnitas sobre ela.
Apesar de toda a tensão eminente, há diversos momentos divertidos e emocionantes na história, protagonizados pelos demais personagens que fazem parte da vida de Piddy, como Clara, Lila e Joey, que ajudam a deixar a trama mais leve.

O livro de Meg, como dito anteriormente, foca no medo que o bullying traz e não no bullying em si e talvez isso faça com que o livro não seja tão empolgante, se comparado aos demais títulos que tratam do assunto, mas acreditem: é uma daquelas histórias que demoramos a esquecer e por isso é difícil falar dela sem soltar algum spoiler (mas acho que me controlei bem haha). Talvez por focalizar tanto na questão do medo, o livro nos desperte ainda mais para a seriedade da questão, pois nos traz uma visão extremamente realista do que o bullying pode fazer com a vítima, nos fazendo abrir os olhos para uma realidade, infelizmente, bem comum.

Sobre o bullying no Brasil:
Aqui no Brasil há a lei N° 13.185 de 6 de Novembro de 2015 de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), que considera como tal todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva que ocorre sem motivação evidente, com o objetivo de intimidar e/ou agredir (você pode ver a lei completa aqui). Há também o Decreto-lei 2.848/40, aprovado em 20 de Novembro de 2013, que inclui no Código Penal o crime de Intimidação Vexatória (Bullying), com pena mínima de 1 a 3 anos de prisão e multa, podendo ser ampliada de acordo com a gravidade do crime.

9 comentários:

  1. Oi Larissa, tudo bom ? Não conhecia o livro.... Ultimamente estão fazendo bastante livros com Bullying como tema,né? Eu até me interessei por alguns mas esse não conseguiu me conquistar, sei lá, não acho que faz meu tipo haha Mesmo assim fico feliz que você tenha curtido a leitura *_*

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Lembro quando esse livro foi lançado e me interessei bastante.
    Não sabia que se tratava de uma história sobre bullying, mas gosto e acho importante livros tratarem esse assunto, desde que seja bem escrito ;)
    Achei interessante os personagens serem latinos, mostra uma outra cultura, um pouco desconhecida para a gente.
    Gostei de resenha!
    Bjsss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente do céu... Simplesmente amei este blog. Ta de parabéns. Amo.blogs literários.

    ResponderExcluir
  4. Gente do céu... Simplesmente amei este blog. Ta de parabéns. Amo.blogs literários.

    ResponderExcluir
  5. @Carolina Trigo
    Oi Carolina!
    Também acho importante livros que tratem de assuntos como esse,passando boas mensagens atrelados a boas histórias.A origem dos personagens deu um "q" a mais à história,foi um acerto!

    Bjss!

    ResponderExcluir
  6. @Sarah Fernandes
    Oi Sarah!
    Sim,há alguns livros sobre o tema já,mas confesso que não li muitos.É uma pena que não tenha te interessado,mas acontece não é?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. @Jeniffer Daiane
    Jeniffer querida,seja muito bem-vinda!Fico muito feliz em saber que gostou do PLI.

    Mil beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas quando vi a capa logo me chamou a atenção. Não poderia imaginar que se tratava de tal assunto. Gostei bastante do enredo e a resenha está muito bem escrita.

    Mergulhares | Blog

    ResponderExcluir
  9. @Mergulhares
    Oi!
    Tanto a capa quanto o título realmente chamam a atenção,mas de cara não percebemos qual é o assunto tratado.Fico feliz que tenha gostado de ambos!

    ResponderExcluir