Resenha: Aníur - Esther Moratto

Young Editorial
108 páginas
2015

Jake e Meg acabaram de se casar e têm um lindo futuro pela frente... até que o inesperado acontece: uma catástrofe. Um terremoto seguido de uma misteriosa doença abala a cidade onde o casal vive.
Seria o fim do mundo do jeito que Jake e Meg conhecem?

Jake e Meg estão casados há pouco tempo, mas devido a uma viagem de negócios que leva Jake a outro estado, são obrigados a se separar. Nesse curto espaço de tempo em que ficam longe um do outro, tudo o mundo em que viviam desaba de uma forma totalmente inesperada: um terremoto ocorre enquanto Meg esta sozinha, trazendo uma doença que se espalha rapidamente. Enquanto isso, Jake retorna à cidade para tentar reencontrar com vida a mulher que ele tanto ama.

Quem me conhece e/ou acompanha o blog sabe que eu adoro livros que tenham em seu enredo temas como o fim do mundo, catástrofes, doenças e afins, por isso, quando conheci Aníur fiquei extremamente curiosa para saber qual seria o conteúdo por trás daquela capa adorável (não costumo gostar de capas que mostram o rosto das pessoas, mas incrivelmente gostei dessa). Assim, não me contive e o adicionei à minha lista de leitura.



A narrativa em primeira pessoa de Esther nos traz três pontos de vista: Meg, Jake e Zou, um personagem que conheceremos ao avançar na leitura. Cheia de elementos atuais, sua escrita parece não ter ainda um estilo definido, o que não interfere na fluidez da leitura, mas é possível perceber o espírito jovem constantemente presente em sua linguagem.

A trama de Esther é constituída de uma sucessão de desencontros que me deixou extremamente frustrada. Várias vezes Jake e Meg ficaram extremamente próximos um do outro mas, por algum motivo, acabam novamente se afastando. Entendo que eram desencontros necessários à trama, pois sem eles não haveria a jornada para o reencontro do casal protagonista, contudo foi impossível não me frustrar.

Outra coisa que me desagradou foi a falta de esclarecimentos sobre tudo o que acontecia ao redor dos personagens. De onde surgiu essa doença misteriosa? O contágio se dava pelo ar, sangue, contato físico ou de todas estas formas? Algum outro lugar estava passando pela mesma situação? E, acho que a maior questão de todas, onde estava o resto do mundo? Todas essas dúvidas não interferem no desenrolar do enredo principal, mas, ao meu ver, se fossem esclarecidas, deixariam a história muito mais completa.

Com os rápidos acontecimentos é difícil conhecer a fundo todos os personagens, mas a autora conseguiu nos contar um pouco da vida de cada um, principalmente de Jake e Meg, que são perfeitos um para o outro e a cada capítulo do Jake me via torcendo incessantemente pelo reencontro dos dois, apesar de não ter ido muito com a cara da protagonista, confesso para vocês. A achei um pouco entediante, mesmo com a agitação existente à sua volta. Já Zou é uma incógnita. Muitas vezes cheguei a achar que ele era um psicopata, por conta de suas atitudes e pensamentos meio territorialistas em relação a Meg, por assim dizer, e terminei o livro o odiando imensamente.

A autora deu à trama um final imprevisível e, como opção, creio eu que para nos traumatizar menos, acrescentou um fim alternativo, do qual admito que não gostei. Me pareceu uma tentativa não muito bem sucedida de amenizar o primeiro desfecho, que, ao menos para mim, foi bem chocante e diferente dos finais de outros livros do mesmo gênero, o que me agradou imensamente e se tornou o ponto alto da minha leitura.

Aníur é um livro curto, que proporciona uma leitura rápida, não só pelas poucas páginas mas também pela urgência que criamos da necessidade de saber qual será o destino dos personagens criados por Morato. Não é perfeito e poderia ter sido melhor elaborado, mas é um bom entretenimento para quem gosta de um mistério bem recheado com romance e desespero.

18 comentários:

  1. Acho que essa é a segunda resenha que leio desse livro e continuo me surpreendendo com alguns comentários sobre ele. Apesar de tudo,eu gostei muito dessa capa, mas não sei se o conteúdo me agradaria tanto, porque não é um estilo que me cativa tanto. Acho que vou passar essa indicação.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita curiosidade para ler esse livro. Uma coisa que eu sempre comento é que a capa não está legal, na minha opinião. Acho que essa história merecia uma capa mais bem trabalhada. Gostei da sua resenha, foi a mais sincera que já li sobre esse livro. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas resenhas do livro e já encontrei quem tenha adorado e quem tenha achado que foi tempo perdido. Mas confesso que ainda mantenho minha vontade de ler porque a capa é muito interessante.
    Achei interessante o final alternativo!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Li esse livro e gostei bastante.
    Só achei que dois finais foram meio loucos sabe? ?Mas fica a critério do leitor escolher.
    Mesmo assim a escrita da autora é ótima.
    Adorei suas impressões. Parecem com as minhas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu não gostei do livro, pois achei a premissa fraca e com falhas, como você mesmo disse e acho que isso pode atrapalhar na leitura, então eu não leria, mesmo gostando desse tipo de livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já li várias opiniões sobre esse livro e, na maioria, há uma reclamação sobre o final propriamente dito e o final alternativo. Sinceramente não sei se a autora fez bem em dar dois finais - mesmo que não tenha lido.
    Outro ponto que me desanimou e que você citou em sua resenha são esses desencontros. Sempre que assisto filmes com essa ideia fico muito frustada. A falta de esclarecimento também é um ponto negativo.
    Enfim, acho que leria o livro apenas para saber os finais rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, então foi legal ler sua resenha e conhecer um pouco essa história!
    Achei a premissa da história interessante, já que eu gosto muito de histórias que envolvam mistério.
    Tenho certeza que esses desencontros também me frustrariam, mas como o livro é curtinho acho que dá pra superar esse fato!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Li outra resenha desse livro, e apesar de ter ficado curiosa com a trama, ela também não gostou desse final alternativo. Creio que a intenção dela foi boa, agradar a todos, mas acho que também não gostaria disso... Acho que eu não leria, mesmo sendo um livro curto, o final atrapalha tudo. Mas adorei sua resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Vi que muitas pessoas estavam gostando do livro, mas acho que um enredo um pouco corrido não iria me agradar totalmente, talvez o final, quem sabe. Mas fiquei curiosa para saber que não agradou totalmente nenhum dos dois...rs
    Gostei da sinceridade. Bela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor!
    Que peeeena. Eu estava tão animada para ler essa obra, porque – como você – adoro enredos distópicos sobre o fim do mundo. Que pena que a autora não soube dosar as informações, aliás, não soube trazer ao enredo as informações capazes de tornar mais verossímeis os acontecimentos. :/ Hmmmm. Não sei se lerei, mas tenho certeza de que não vou ignorar conhecer a obra se um dia ela "cair em minhas mãos" (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!!!
    Já ouvi falar desse livro e ainda bem que só vi resenhas positivas,como vc também adoro livros com desastres/fim do mundo/doenças inexplicáveis e afins e claro ele já está incluido na minha lista ^^ Só não curti muito essa capa...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/04/resenha-nove-regras-ignorar-antes-de-se.html

    ResponderExcluir
  12. Oie, Larissa! Tudo numa nice?!
    Eu sou como você nesse departamento, não gosto de ver o rosto dos personagens porque limita muito a nossa imaginação. Só pela sinopse do livro eu não leria porque me parece que o foco é o só o romance e a sua resenha mostra isso. Eu com certeza sentiria falta do contexto de saber os porquês das coisas expostas. Confesso que esses desencontros também me deixaria frustrada, tem tipo um estilo de novela mexicana que não me agrada de verdade. É tipo aqueles filmes medievais que todo mundo faz tudo para que o casal não se reencontre quando eles estão quase lá e isso é meio cansativo.
    Mas enfim, a sua resenha está ótima e esclarecedora.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, sabe que eu ouvi falarem muito desse livro e já estava louca de vontade de ler ele, eu gosto de bom mistério e ainda mais quando tem um romance envolvido. Com certeza eu irei atrás do livro o quanto antes, eu adorei sua resenha, meus parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu estava super curiosa para ler uma resenha deste livro, pois nas primeiras impressões que vi tinha gostado bastante, principalmente por ter um cenário de devastação, e o casal querendo se reencontrar.
    Mas que pena que o livro é corrido e pouco focado nos protagonistas. Quanto ao final alternativo nunca gosto, parece que o autor se arrependeu do que escreveu ou que não ficou satisfeito com as criticas e quis amenizar a fúria dos leitores =/

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros nacionais e acho que eles são otimos para nos fazerem passar um tempo daquelas leituras mais densas e cansativas.
    Mas não me interessei muito pela história, gosto de romances melosos e clichês, porém acredito que se surgir a oportunidade de leitura ela será muito bem vinda.
    Adorei a resenha, achei bem completa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá linda,

    Eu ia solicitar esse livro para a editora, mas depois de ver essa capa ridícula e saber que é mais romance do que drama, a vontade desapareceu, porque adoro saber dos questionamentos e acontecimentos de modo detalhado e não numa "porrada" só.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Já tinha visto resenhas desse livro anteriormente e ele tem chamado minha atenção. É algo bem original, e mesmo com você dizendo que parece que poderia ter sido melhor trabalhado, não perco minha vontade de descobrir o que acontece com o casal.

    Abraços, Lara.
    http://imperioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii. tudo bom?
    Confesso que a capa não chamou muito minha atenção e essa temática de fim do mundo também não é lá minha preferida. Uma pena que a autora não tenha trabalhado tão bem sua obra, a ponto de atrapalhar na leitura =/

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir