Resenha: O Refúgio do Marquês - Lucy Vargas

Editora Charme
312 páginas
2015

Henrik, o Marquês de Bridington, é um homem selvagem e inapropriado que há anos vive no campo para fugir dos fantasmas do seu passado.
Caroline Mooren, a Baronesa de Clarington, é uma jovem destemida, apesar de seu passado doloroso, que recebe da marquesa viúva a missão de reformar a mansão do marquês, e, quem sabe, o próprio.
Com histórias e vidas completamente diferentes, Henrik e Caroline se completam, dando vida à uma paixão que ambos acreditavam não poder existir e trazendo à tona segredos e medos escondidos.
Será o amor capaz de vencer tudo?

"[...] O que eu descobri que sinto por você pode ser condenável, mas é tão precioso para mim que prefiro continuar sentindo."

O Marquês de Bridington é um homem recluso, desprovido de qualquer habilidade social e considerado um selvagem desde que se refugiou no campo após seu casamento, seis anos atrás. Sua mansão está praticamente abandonada, o que enche de desgosto sua mãe Hilde, a marquesa viúva. A Baronesa de Clarington é uma jovem viúva que está passando por dificuldades e, à convite de Hilde, sua parente distante, recebe a missão de colocar nos eixos a mansão. Henrik e Caroline são jovens e sofridos e juntos cultivam, inconscientemente, uma paixão, mas serão todos fortes o suficiente para sobreviver aos segredos guardados?



O Refúgio do Marquês foi para mim uma grande surpresa. Na minha imaginação era um romance de época com um grande gancho erótico, como muitos por aí, mas o que li foi um romance tão lindo que me deixou sem fôlego. E não, não é erótico haha!

Lucy Vargas é uma autora carioca que me conquistou logo de cara com sua escrita aprimorada, fluída e repleta de encanto. Não esperava encontrar uma narrativa tão bem desenvolvida assim e fiquei positivamente surpresa. Sua narração em terceira pessoa é conduzida de forma ímpar, nos dando uma ampla visão dos acontecimentos, pensamentos e sentimentos dos personagens e deixando a leitura bastante ágil. Seu enredo é rico e bem elaborado, com momentos que vão do riso à forte emoção.

Os protagonistas são misteriosos e se tornam mais encantadores a cada capítulo. Caroline é uma mulher firme e decidida que passou por maus bocados em nome da boa reputação e agora tudo o que quer é usufruir da liberdade que a sua precoce viuvez lhe possibilita e passar o resto dos seus dias em sua própria companhia, muito obrigada! Chega de casamentos para ela, apesar de ainda ser jovem ser o que deveria fazer, segundo a sociedade da época. Hilde Preston, a marquesa viúva é uma senhora de língua afiada, e parente bem bem distante de Caroline, que protagoniza diversos momentos divertidos na trama (que a deixa mais leve apesar do teor emocional). Já seu filho, o atual marquês é um homem que abdicou de todos os bons modos, cuidados e vida social e vive somente para suas obrigações.

Há diversos outros personagens além dos citados e para evitar spoilers não os citarei, mas posso dizer que todos são desenvolvidos de acordo com o necessário, enriquecendo a trama.

Gostei da forma como o romance foi desenvolvido: sutil e gradual, surgindo conforme os personagens principais iam se conhecendo. Sem pressa, sem afobação.

Para quem curte o gênero, O Refúgio do Marquês é com certeza uma leitura agradável que nos deixa com a cabeça nas nuvens. Aos que querem se aventurar em um novo tipo de leitura, seja no romance ou no romance de época, é uma forma encantadora de começar.

8 comentários:

  1. Não sei porque também achei que teria pitadas hots, mas parece ser maravilhoso, acho que vou gostar pois gosto muito de romances de época.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. Resolvi visitar uns blogs hoje e encantei com o seu, cada detalhe lindinho, as cores, os desenhos os rabiscos. Parabéns pelo bom gosto.
    http://trocarlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa, tudo bom? Não conhecia o livro mas como adoro romances me pareceu uma boa dica... Achei a capa linda e a premissa bem interessante, quando tiver um tempinho vou ver se consigo ler ele. Adorei a resenha <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. @Sarah Fernandes
    Oi Sarah,tudo bem e você?
    Leia sim,garanto que é uma história linda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. @Ana Paula Crispim
    Oi Ana!
    Que bom que gostou do blog,fico extremamente feliz! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Larrisa!
    Fiquei encanta com sua resenha, está ótima e bem detalhada.
    Eu estou gostando muito de romances de época e já adicionei esse livro à minha lista de desejos. Ainda não tinha ouvido falar no livro nem na autora, mas vou levar a sério sua indicação. :)

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  7. @Helen Dutra
    Oi Helen!
    E eu fico encantada em saber que você gostou da minha resenha *-*
    Também estou numa fase de romances de época e, graças a uma amiga, acabei chegando a esse. Recomendo de olhos fechados e espero que goste tanto quanto eu.
    Bjs!

    ResponderExcluir