Resenha: Namorado de Aluguel - Kasie West

Editora Verus
Tradutora: Débora Isidoro
250 páginas
2016

Quando Gia Montgomery é abandonada pelo namorado, Bradley, em pleno estacionamento, prestes a entrar no Baile de Formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, nenhuma de suas amigas acredita em seu relacionamento, e aparecer sem ele seria comprovação o suficiente para o que elas achavam. É aí que ela vê um rapaz sentado em seu carro, lendo enquanto espera sua irmã mais nova sair do baile e consegue convencê-lo a entrar no baile com ela, passando-se pelo agora ex-namorado. Dias depois, ela não se vê pensando no ex-namorado, mas no garoto cujo nome ela nem sabe. Como se apaixonar pelo dublê de Bradley sem ser pega em sua mentira?

Eu já havia resenhado um livro da autora, Encruzilhada (cuja resenha você pode ler aqui) e na época eu disse que havia adorado tudo no conjunto. Agora com Namorado de Aluguel, o segundo livro de Kasie West que leio, eu percebo que não foi um caso de amor com um livro; é um caso de amor com a autora. A premissa já havia me agradado bastante e eu inclusive ia lê-lo em inglês, quando descobri que The Fill-in Boyfriend seria lançado pela Editora Verus. Sabia que teria um caso de amor com a história, só não tinha ideia do quão forte seria esse caso.


“- Bom, se você é uma bagunça, eu sou um desastre natural.
  - O mais lindo que já vi.”

West tem uma escrita consistente, instigante e divertida. Com isso, sua narrativa torna-se envolvente e rápida, fazendo com que o leitor não perceba o passar das páginas. Sua história é tão simpática e fofa que quando vi, já estava na última página e querendo saber mais sobre os personagens. Por ser um young adult, e com uma premissa não tão original (mesmo que tenha me deixado morrendo de vontade de ler desde a primeira vez), a história não tem surpresa e tudo é previsível. Entretanto, o que faz a mágica acontecer é como a autora conduz a história e seus próprios personagens, que são extremamente carismáticos.
Apesar do final ser aberto, ele não me incomodou inteiramente, já que Kasie deixa os destinos de quase todos os personagens encaminhados, o que não deixa o leitor perdido. Ainda assim, gostaria de saber sobre o que acontece entre Gia e Jules, a pseudo amiga – que menos acredita em Gia.

Mais do que aparenta, Namorado de Aluguel fala sobre se encontrar, sobre descobrir quem você é, o que você deseja pra sua vida. Gia possuia uma vida cheia de aparências, ao redor de likes e redes sociais. Inúmeras situações fazem com que ela amadureça ao longo da obra, repensando o modo com que ela agia. Assim, a autora aproveita para fazer uma crítica bem interessante ao que são as aparências no dia de hoje.

No início do livro, senti bastante medo de não gostar nem um pouco da protagonista, pelo modo que ela agia, sendo a quase típica garota popular que não mede esforços para conseguir o que quer, sem lembrar de agradecer. Entretanto, seu diferencial foi ser completamente cabeça de vento e lerda, o que trouxe um aspecto cômico para a personagem, tornando-a simpática. A amizade de Gia e Bec, a irmã do protagonista, também é agradável, sem ser forçada, mesmo elas sendo de mundos opostos. Particularmente, apesar de me identificar com Gia em muitos aspectos, Bec foi a melhor personagem, fazendo render os melhores momentos. Ela é sarcástica, sagaz e inteligente, sempre conseguindo o que quer sem fazer esforço.
Quanto ao dublê de Bradley (que não menciono na resenha por motivos de o nome do rapaz ser mencionado apenas na página 79): Ele é maravilhoso. Kasie tem o talento de fazer com que eu me apaixone pelos mocinhos dela e direi apenas isso para que leiam e tirem suas conclusões.

Com essas palavras, finalizo a resenha afirmando que apesar do título não demonstrar, a história é divertida, mais profunda do que se imagina e com romance e tiradas na medida certa. Kasie West é definitivamente uma autora para se prestar atenção e torço fortemente para que seus outros livros sejam lançados aqui no Brasil – e logo, de preferência.

11 comentários:

  1. Olá Camila, tudo bem?

    Tenho ouvido falar muito bem dessa autora, me interessei em ler os livros dela quando os blogueiros estavam divulgando encruzilhada fiquei enrolando para ler e até hoje nada HAHAHAHA a Sarah me falou maravilhas do livro apesar de não ter gostado da escolha da personagem, enfim a Dani publicou a resenha do namorado de aluguel e me interessei mais em ler este livro do que Encruzilhada, fez mais o meu tipo, assim como você não escolhi o livro com receio de não gostar, me deixa mais tranquila saber que livro e bom :) adorei sua resenha.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu li esse livro recentemente e adorei. É uma leitura muito leve e descontraída, e gostei do modo como a autora desenvolveu a ambientação e os próprios personagens. É mesmo um caso de amor com a autora, afinal, eu já li o outro livro dela e também adorei bastante.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro é tão bonita <3
    Eu tenho vontade de ler e acho que vou ter as mesmas impressões que você. Fiquei curiosa com o dublê, mas se o nome só é revelado na pg 79 você fez bem em não falar para não dar spolier :)

    ResponderExcluir
  4. To com muita vontade de ler este livro e a sua resenha me deixou bem animada para fazer isso em breve. Gostei de saber que a história é mais profunda do que parece, isso me deixa mais empolgada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Eu adorei realizar a leitura desse livro. Muito legal mesmo e a forma como o livro é leve, fofo, mas mostra uma coisa bacana sobre lealdade e essa critica a era dos likes. Não tem como não gostar né? Adorei o Hayden, fiquei apaixonada por ele haha virou meu crush literário :#

    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu já tinha ouvido falar desse livro e fiquei com vontade de ler. Não conheço nenhuma outra obra da autora, mas você parece ter gostar muito dela. Vou ler esse livro assim que puder, pareceu bastante engraçado e envolvente.

    Uma vida literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila, tudo bem?
    Pela premissa o livro parece ser interessante e clichê ao mesmo tempo, fico um pouco incomodada por a protagonista estar tão desesperada para provar para as outras pessoas que tem um namorado, afinal, isso só diz respeito a ela e mais ninguém. E também tem o fato da história ser previsível, o que é um pouco chato. No entanto, vejo muitos leitores falarem bem do livro e acredito que seja por causa da autora, nunca li nenhum livro dela e pode ser que a escrita dela seja realmente muito boa e por mais que o livro seja clichê, quando um autor sabe escreve de uma maneira que nos encanta, isso não é relevante. Outra coisa legal é saber que a protagonista irá amadurecer e gosto quando ocorrem boas mudanças nos personagens. Espero ler em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você em tudo. Namorado de aluguel é muito mais do que a simplicidade do titulo. A escrita da autora é maravilhosa e olhe que foi uma surpresa para mim, já que esse foi o primeiro livro dela que li.
    Enfim, eu também super recomendo a leitura pois além de trazer personagens encantadores e uma história deliciosa, a autora também nos remete a algumas reflexões bem interessantes para analisarmos.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  9. Ola lindona eu amei esse livro, todas as mensagens que o livro aborda de maneira inteligente servindo como exemplo, o crescimento de Mia na história é um grande destaque. Já está em minha lista de livros queridinhos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, primeiramente parabéns pela resenha... Iniciei a leitura do livro hoje e já estava com medo de não gostar da protagonista, pelo fato dela se comportar exatamente como uma garota popular, mas sua desenha-me tirou esse medo... Estou adorando o livro e posso ver que vou me encantar ainda mais...

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila, tudo bem?
    Desde o lançamento desse livro eu sinto vontade em ler ele ainda mais por se tratar de um romance bonitinho e cativante, fiquei bem feliz em ver que você gostou e que recomenda, isso me anima muito a ler o mais breve possível. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir