Resenha: Uma Canção Pra Você - Luiza Trigo

 
Editora Rocco Jovens Leitores
208 páginas
2016

Amanda decidiu sair mais cedo do Rio e passar o natal e o réveillon em Curitiba com seu pai, mas o que ela não imaginava era que as suas férias reservassem tantas emoções. Desde um ex problemático que vive a enchendo com mensagens e ligações ao mesmo tempo em que surge uma nova paquera até a vontade de participar de um concurso de bandas e o medo de cantar, passando pelo o seu avô doente que é só um resquício das lembranças que ela tem de quando ele era saudável.
Em meio à composições e bate-papos com as amigas, Amanda vai aprender a encarar os desafios que a vida impõe, mudando os rumos de sua vida e deixando de lado os seus medos, descobrindo que é possível viver dias inesquecíveis e sentir, de vez quando, vontade de não voltar.

"A gente não esquece os problemas, Amanda. A gente resolve para que eles não se tornem mais preocupações. Problemas sem solução nos perseguem para sempre."

Em "Uma Canção Pra Você" Luiza nos leva novamente ao mundo do quinteto de amigas (Bia, Carol, Amanda, Pri e Roberta) que protagonizam a série "Meus 15 Anos", dessa vez nos contando a história de Amanda, uma carioca que sempre passa os fins de ano com seu pai em Curitiba mas que dessa vez carrega muitas emoções e angústias a mais na bagagem.



Este é o quarto e melhor livro que leio da autora e... não, você não está lendo errado: eu estou sim iniciando essa resenha com as mesmas palavras com que iniciei a resenha de Na Porta ao lado (que pode ser lida aqui) pelo simples motivo de que não encontrei palavras melhores para dizer que sim, Luiza Trigo conseguiu se superar e elevar o nível do seu trabalho, desbancando o título que o livro anterior possuía de ser o melhor dentre os que ela já escreveu.

Luiza continua falando sobre os temas corriqueiros que afligem os adolescentes, como paqueras e inseguranças, entretanto dessa vez ela aborda assuntos mais maduros e sérios como relacionamentos abusivos e o que eles causam aos envolvidos, a necessidade de lidar com as inevitáveis mudanças da vida e de enfrentar o medo que nos paraliza, tudo passado de forma clara e bem humorada.

Aliás, maturidade é a palavra que melhor se aplica a esse livro, já que é o que mais se percebe em todos os aspectos. A escrita da autora teve uma evolução perceptível: todo seu texto está melhor construído e mais maduro (olha a palavrinha mágica aí) sem perder o bom humor e a leveza típicas da sua narrativa, propiciando uma leitura extremamente gostosa, fluída e, por sua vez, rápida.

Seus personagens estão, dentro do possível, mais maduros (olha essa palavra novamente!), o que é visível em todos através das atitudes e falas, porém com maior facilidade na protagonista, por ser o ponto de vista dela a que temos acesso. Há uma gama de personagens novos e dou destaque a dois que são essenciais à trama: o avô de Amanda (cujo nome não me lembro se foi citado, desculpem) que só pelas lembranças já nos cativam com seu jeito amoroso, e seu primo, Vinícius um personagem tão alto astral que foi difícil não se deixar contagiar.

Se no primeiro livro os títulos dos capítulos eram nomes de filmes e no segundo de livros, neste os títulos são nomes de canções que, por fim, formam uma playlist onde cada uma das músicas se adequa a um momento da trama. Perfeito para quem, assim como eu, adora sair à caça das indicações que os personagens nos dão.

"O medo gosta de se aproximar, quanto mais você aceita, mais ele vem. E qual é a graça de viver uma vida em que você não faz nada por medo?"

Com uma diagramação muito caprichada, há no fim de cada capítulo desenhos de estrelas e notas musicais, e uma fofíssima ilustração que compõe a capa (feita pela Suryara), "Uma Canção Pra Você" é um daqueles livros em que você prepara um belo achocolatado, escolhe um local confortável e, seja ou não um adolescente, passa uma tarde inteira perdida entre as páginas.

Sobre a série:
Meus 15 Anos é uma série infanto juvenil onde cada livro é protagonizado por uma amiga. Já foram lançados três volumes ("Meus 15 Anos", "Na Porta ao Lado" e "Uma Canção Pra Você", sendo este o mais recente) e, até o momento, não há previsão de lançamento para os demais títulos.

31 comentários:

  1. Oieee... Faz tempo que não passo por aqui. Seu cantinho está cada vez mais lindo. Te indiquei em uma TAG lá no meu cantinho, passa lá pra conferir!


    Beijoooo! ^.^

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pela sua resenha me lembrei da série vagalume que eu devorava na adolescência. Parabéns pela resenha, ela despertou uma nostalgia boa

    ResponderExcluir
  3. Terminei de ler esse livro ontem e mais uma vez me encantei pela narrativa empolgante e dinâmica da autora. Os personagens também são ótimos e adorei o relacionamento entre Amanda e Ricardo. Seu primo, Vini, também se destaca bastante né?! Ah, notei o amadurecimento e adorei conferir a playlist.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser ideal para nos tirar de uma ressaca literaria. Uma leitura leve e divertida. Muito interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros assim! Já encantei! Queria começar com esse pq a sua resenha está tão empolgante rsrsrsrs Principalmente que sou viciada em música, mas vou fazer direito e começar do começo. Dica anotada, obrigada!

    http://blogmundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Não li nada dessa autora ainda, mas logo achei sua resenha ótima, cheia de detalhes e sem nenhum spoiler (!). Esse tipo de livro me agrada, por mais que eu não leia com frequência, sempre curto ler algo assim. Esse mundo adolescente, cheio de questões a se resolver e também o fato de abordar relacionamentos abusivos, me fez pensar que seria uma boa leitura para se ter algum dia. Boa dica, anotada!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Já li uma obra em pdf da Luiza Trigo (As Valentinas), que é bem pequeno, porém ela já conseguiu me ganhar com a escrita leve e divertida que tem. Faz um tempo que quero continuar a ler os seus livros publicados porque pelas resenhas que leio, é bem o gênero que eu gosto, acho que vou curtir bastante Uma Canção para Você. E também acho as capas uns amores, muito fofinhas, a minha preferida é de Meus 15 anos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não li nenhum livro da autora ainda mas fiquei muito animada com a sua resenha para conhecê-la! Gostei de saber que nesse livro se trata de temas mais maduros, porque quanto mais cedo se fala disso mais cedo a meninas têm consciência da gravidade de estar em um relacionamento abusivo. Muito legal os personagens da autora amadurecerem pelos livros.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tive conhecimento desse livor recentemente e achei a história super fofa. Achei muito interessante os capítulos terem títulos de canções e não sabia que nos anteriores eram de filmes. Acho a capa um verdadeiro charme e gostei de conhecer um pouco mais da obra através da sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Gente, me apaixonei pelo livro e fiquei mega animada em saber que é uma série. Acho que é uma dica ótima de presente para estimular a leitura nas adolescentes e já anotei aqui para dar para minhas sobrinhas.
    Amei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá ♥
    Recentemente li uma opinião sobre esse livro e achei a história bem fofa e legal.
    Uma das coisas que me atraem nesse livro é a maturidade com que a autora parece abordar temas complexos. Esses livros são destinados para um público mais jovem e podem ajudar os leitores de quais caminhos tomar em determinadas situações.
    Achei muito legal você ler um novo livro da autora e torná-lo o melhor, substituindo, assim, o que estava no topo, porque ela está melhorando.
    Daria uma chance a essa leitura sim.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu nunca tinha lido nenhuma resenha desse série, não sabia sobre o que se tratava e só conhecia as capas, mas parece ser uma leitura deliciosa e de certa forma nostálgica pelo fato de nos recordarmos a adolescência.
    Fico tão feliz quando leio resenhas que falam que a medida que progredimos na leitura de uma série percebemos o quanto a escrita do(a) autor(a) amadureceu. Pude sentir pela sua resenha o quanto você gostou da leitura.
    Espero um dia ter chance de ler essa série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Eu já tinha ouvido falar dessa série, mas nunca peguei para ler, pois não é muito um gênero que me chama a atenção. Mas é muito legal perceber quando um autor melhora, cresce, amadurece sua escrita junto com seus personagens, sua história. É o que acontece nesse livro/série aparentemente, então bem bacana isso. Para quem gosta do gênero, ler coisas mais suaves e tranquilas, deve ser um prato cheio. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Olha eu conheci a Luiza Trigo na minha primeira Bienal de SP e comprei o seu primeiro livro MEUS 15 ANOS e NA PORTA AO LADO. Vou ver se compro esse daí também, mas eu ainda não li nem os anteriores e quero arrumar um tempo oportuno para poder ler, porque me parece ser leituras bem gostosinhas e rápidas e acho que vou gostar por ser bem juvenil. Espero gostar da escrita da autora. Parabéns pela sua resenha, embora eu tenha lido meio que por cima para não pegar spoilers, mas achei a capa linda desse livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-guardia-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lari!
    Já vi algumas resenhas dessa coleção da Luiza e sei que os livros são bons, tem boas temáticas e, como você disse, os personagens estão amadurecendo com o passar dos livros, mas... Quando eu leio infanto-juvenis são os de fantasia ou aventura, muito difícil ler este voltados mais para o romance (mal leio os romances adultos). De qualquer forma, adorei a sua resenha e amei a capa! Condiz com o livro! Detalhe que capítulos com títulos de filme ou formando playlist é sempre uma sacada legal! ;)
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  16. Oi Larissa, tudo bem?
    Ouço as pessoas falarem muito bem da escrita da autora, mas ainda não tive a chance para descobrir. No entanto, depois de ler sua resenha, minha curiosidade aumentou. Você ressalta que é um livro bem adolescente, onde a personagem irá nos transmitir suas preocupações, paqueras e inseguranças, mas o mais legal é que a autora insere na trama assuntos sérios que realmente merecem ser debatidos e destacados, como os relacionamentos abusivos. Também gostei de saber que os títulos dos capítulos fazem referência a canções e espero conhecer a série em breve pois parece ser muito cativante.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. Oii Larissa!!
    Nossa mas que livro fofo e que resenha fofa kk parece que essa garota esta vivendo um turbilhão de emoções ao mesmo tempo e eu até intendo por que já vivi isso, não sou muito ligada em livros com o sub gênero musical mais eu até que gostei desse e vou coloca-lo na minha lista, e não se preocupa, tem muitas series e livros da mesma autora que eu gosto muito e um acaba tirando o trono de melhor livro do outro kk acontece kk ainda não tinha conhecido essa serie de livros Meus 15 Anos e vou dar uma pesquisada...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie!!
    Amei a resenha, e confesso que ela me deixou ainda mais curiosa para conhecer a série, acompanho as redes sociais da Luiza a um tempo, e a acho uma graça <3 fora que é sempre muito fofa com todos seus leitores. Sempre fiquei de olho nessa série, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de lê-la. Espero que isso não demore a mudar ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Nunca li nada autora mas tenho muita curiosidade em conhecer a escrita dela, adoro esse tipo de leitura então com certeza irei anotar a sua dica. =)

    Ps: Adorei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. oi

    nunca li nada da autora, mas fiquei curiosa por causa da sua resenha...dica anotada!!!

    eu gosto do gênero....

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oie, será que eu com 27anos estou muito velha para ler essa série? Espero que não pois adorei o enredo dos livros, e me pareceu uma leitura bem divertida e fluída. Além da capa ser uma gracinha a parte.
    BJ

    ResponderExcluir
  22. Olá!! :)

    Nunca tinha ouvido falar nessa coleção, mas ate fiquei interessado... Embora não seja la muito "concorrido" na musica, nao tenho propriamente musicos preferidos, etc.

    Mas esse livro e muito mais! Fala da adolescencia e (ou nao estivesse eu nessa fase ahah) gosto muito desses assuntos e da forma mais madura como tem sido abordados, segundo referiste! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Larissa,
    Gostei muito da tua resenha, você conseguiu estruturar bem sobre o enredo, e a sua opinião, mas infelizmente essa não é uma leitura que me atraia, devido ao fator romance adolescente. Até curto infantojuvenis, mas mais aventuras ou fantasias, porque os romances imaturos me fazem realmente perder a paciência. Sendo assim, não leria, mas indicarei a resenha a amigas que curtem esse estilo. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Ai que tudo, você já leu esse livro! E ainda não tive a oportunidade de ler, mas já li os dois anteriores, onde gostei muito da trama. A narrativa é sempre envolvente, e mesmo já tendo passado da adolescência, fui muito envolvida pelas histórias. Quero ler esse volume.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  25. Oiii! :)
    Gente, que lindo, esse livro se passa na minha cidade, Curitiba! <3
    É tão raro isso acontecer que até me surpreendi e li a frase duas vezes pra ter certeza que era verdade haha
    Gostei muito da sua resenha, acho super importante autores de livros infantojuvenis falarem sobre temas importantes como relacionamentos abusivos de uma forma madura mas que ainda assim se relacione com o leitor. É sempre uma época em que os jovens ficam confusos e tem muitos problemas pra encarar e eu fico muito feliz de ver autoras brasileiras tratando de temas assim e dando ajuda para quem se apoia na literatura. Muito orgulho!
    Beijos

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Larissa, não conhecia a série ainda e parece ser bem bacana para o público dela, só fiquei de cara que a menina vai para Curitiba no fim do ano. Sou daqui e não tem nada pra fazer na cidade nessa época, haha
    Ótimo post!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Para ser sincera, não me interesso muito nessa série, talvez por ser um juvenil que não estou acostumada a ler. Mas gostei muito de ver que você curtiu o livro e recomenda, talvez um dia desses eu dê uma chance a eles, mas não no momento.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Eu conheci a autora em 2014 na Bienal, e ela é tão linda e encantadora que senti vontade de ler seus livros! Infelizmente na correria ainda não deu tempo de ler nenhum, e mesmo eu não curtindo muito o gênero, quero sair da minha zona de conforto e tentar o quanto antes!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  29. Post adorável e o livro parece ser ótimo!



    beijos, Deby
    http://www.deborabrazil.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Nunca tinha ouvido falar dessa série, embora me lembre de outra obra da autora. Tenho vontade de ler algo dela, já que sempre a vejo na Bienal e tenho a impressão de que é uma pessoa super simpática. É bom saber que você já leu vários livros da Luiza e percebeu essa evolução na escrita, é tão bom quando vemos alguém crescendo nesse aspecto! Também achei legal ela abordar assuntos mais maduros como relacionamentos abusivos.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Gostei muito de saber que mesmo sendo o quarto livro da série, a autora conseguiu te surpreender muito, e te deixar encantada com a história.
    Apesar de ser bem interessante, confesso que eu passo o livro dessa vez, pois não gosto muito de livros de adolescentes =/

    ResponderExcluir