Resenha: Meu Namorado Literário - Gleize Costa


Publicação independente/Amazon
193 páginas
2014

Jade deixou de acreditar no amor depois que foi traída pelo seu primeiro e único namorado. Leitora assídua de tudo, exceto romances, os livros são o elo de ligação entre ela e sua melhor amiga Karen, que a fez conhecer o livro da sua vida, aquele que contém o personagem por quem ela morre de amores...e que acabou de encontrar em uma paisagem paradisíaca.
Quando o seu personagem favorito salta das páginas para a vida real o que você deve fazer?

"Depois de tanto raciocinar, pude ver que realmente estavam destinados a se conhecer... E quando duas pessoas precisam se encontrar, tudo acaba conspirando para que isso aconteça"

Extremamente divertido, desde o início a trama de Gleize me arrancou muitas risadas e de uma maneira muito natural. Jade é uma leitora típica que vive muitas situações e tem muitas atitudes bem conhecidas por quem faz parte desse mundo; como se tornar amiga da autora do seu livro favorito, reler dezenas de vezes a mesma história ou ser incompreendida por quem não conhece o prazer de uma boa leitura. Foi, ao meu ver, uma retratação bem fiel dessas características e manias que fazem parte da personalidade da maioria, se não de todos os leitores que já tive o prazer de conhecer e criou uma aura de identificação muito grande.



Narrado em primeira pessoa, o livro traz o ponto de vista de Jade, Lívia, a autora de "Ao Entardecer" que é o livro favorito de Jade, e Miguel, o mocinho da trama. Trazer o ponto de vista da autora foi uma sacada genial de Gleize e que eu adorei, pois expandiu grandiosamente os horizontes do leitor e possibilitou que pudéssemos conhecer um pouco do que existe no universo de quem escreve um livro.

A escrita de Gleize Costa inicialmente me pareceu muito simples mas conforme eu avançava na leitura fui ficando encantada com a a fluidez e leveza do texto e em poucas horas finalizei a história, que é bem curtinha.

A capa foi a parte do conjunto que mais me desagradou, mas, pelo o que vi, todos os livros da autora seguem esse padrão então não sei muito bem o que dizer a respeito, ainda assim acho que o romance de Jade e Miguel merecia uma embalagem melhor, que fizesse jus ao título bastante criativo e que, no meu caso, foi o chamariz definitivo para que eu me decidisse por lê-lo.

Gleize conseguiu me surpreender em todos os aspectos: escrita, enredo, personagens; tudo foi elaborado de forma primorosa, exalando talento e criatividade e resultando em uma trama cheia de romance e bom humor, bastante leve e perfeita para te tirar daquela ressaca literária ou aliviar o clima depois de uma história mais pesada.

24 comentários:

  1. Olá
    Esse livro chamou a minha atenção por se tratar de uma leitura mais leve e seus comentários só comprovam que eu poderia gostar bastante do enredo. Infelizmente, a capa também me desagradou e confesso que, se fosse por isso, nem prestaria atenção nele. Mas foi ótimo ler sua resenha e conhecer esse título. A gente sempre precisa ter esses livros em mente quando estiver com alguma ressaca literária :)

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Ola lindona eu amo livros leves que nos faça sorrir espontaneamente com cenas engraçadas, já tinha visto esse livro na Amazon e o título me chamou muito atenção, com sua resenha fica a certeza que preciso ler esse livro. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Muito legal ver suas impressões sobre esse livro. Conheço a escrita da Gleize e sempre vejo ótimos elogios. Estou louca de vontade de ler esse livro, pois a premissa é ótima e gostei da sua análise. Sem falar que tenho feito leituras pesadas e essa vai me ajudar a mudar de ares. Amei a dica e espero ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, achei lindo esse livro e acho que vou amar completamente! Vou comprar ele logo porque a minha curiosidade está demais, adorei a sua impressão sobre o livro e essa capa? Sim, estou apaixonada. Amei sua resenha, está linda!!
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Realmente, o livro me parece ter um roteiro original e divertido. Não conhecia a autora, muito menos a obra e fiquei bem interessada com o conteúdo, já que tenho buscado livros mais divertidos e leves para ler. Anotei a dica. =)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa bonita e o enredo bem leve, bem indicado para uma ressaca literária ou para conhecer realmente uma nova escrita. Acho que seria um livro que eu curtiria muito!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie, adorei saber que o livro é divertido e que é possível nós leitores nos identificarmos com as manias literárias da personagem. Também gostei de saber que a autora nos possibilitou conhecer o mundo dos escritores. Acho que eu com certeza leria, fiquei apenas com um receio, a tal escrita simples que você falou, talvez isso me incomode.

    ResponderExcluir
  8. Oi, acredita que eu tenho esse livro parado no meu Kindle há muito tempo e nunca parei para ler? Agora vendo sua resenha me pergunto o porquê disso, tirando a falta de tempo (claro!). Nunca imaginaria que a história contaria com o ponto de vista da autora do livro preferido da protagonista, como você mesma disse é uma jogada extremamente genial essa! E o fato dela ter atitudes que leitores se identificam me atraiu demais, afinal é sempre bom ler uma história com personagens com os quias a gente se identifique, certo? Pois bem, você me convenceu a embarcar nessa leitura e descobrir mais sobre essa história. Espero gostar tanto quanto você!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem? Eu fiquei curiosíssima para conferir esse livro agora! A premissa me chamou bastante atenção e sua resenha me cativou bastante. Parece uma leitura extremamente leve e divertida. Espero poder ler em breve :D
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    A premissa do livro me chamou a atenção por a autora ter criado uma história bem diferente das que costumamos ver por aí. Na minha cabeça eu não vejo como isso pode dar certo, ver a história por meio da perspectiva de um personagem que não existe também acabou me confundindo um pouco, já que ele é criado pela autora. Enfim, achei a premissa bem curiosa e diferente e só lendo mesmo para buscar as respostas.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Vira e mexe estou vendo a capa desse livro, mas sabe quando você nunca foi pesquisar a fundo? Nunca leu uma resenha sequer? A sua é a primeira resenha que leio e fiquei encantada com a história. Acho que a autora conseguiu fazer de uma forma que os sentimentos da protagonista ficaram bem parecidos com os nossos de leitoras.
    Preciso desse livro para ontem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Acho que a história da Jade deve ser o sonho de todas as leitoras assíduas com namorados literários...haha' Imagine só que incrível! Já tinha visto algumas resenhas deste livro antes, e todo mundo parece ter adorado a história e a escrita da Gleize, o que me deixa muuito curiosa! Ainda não li nada da autora, mas imagino que começar poe "Meu namorado literário" seja uma boa coisa, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu morro de vontade de ler esse livro, afinal quem é que não tem um namorado literário, eu mesmo tenho vários, e to esperando ali minha impressora 3D para os boy virem á vida real hahahaha.
    A história parece realmente encantadora, e mesmo que não seja tão profunda e tals eu ainda quero muito ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Não me agrada esse tipo de leitura, pois acho bem bobo.
    Romance não é dos meus gêneros favoritos e pelo o que você falou na sua resenha, imagino que esse não irá me conquistar.
    Realmente a capa é bem feia e acho isso um ponto muito importante num livro, porque querendo ou não, é ele que vai chamar a atenção no leitor desconhecido.
    Mas que bom que você curtiu! Eu passo esse.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Conheço e o livro e a autora, e já estava na minha lista. Adorei sua resenha, que só comprova o quanto a escrita da autora é envolvente e o enredo cativante. Bj

    ResponderExcluir
  16. Olá, achei super criativaa essa história e não iria saber o que fazer se o Ian Clarke de "perdida",que é o meu amor literário saisse das páginas e visse pro meu mundo, haha.

    ResponderExcluir
  17. Que leitora nunca quis que seu amor literário saltasse das páginas do livro para o mundo real e pudesse fazê-la feliz para sempre? rs... Fiquei bem curiosa para saber como esse tema foi trabalhado, achei genial escrever algo a respeito disso, com certeza vou querer conferir. Que bom que a Gleize te surpreendeu, espero que me surpreenda também!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá, como vai?
    Apesar de eu não ter gostado nada dessa capa, me interessei muito pela história. Sempre penso em escrever algumas ideias que vem à minha cabeça e acho que seria interessante se eu conhecesse um pouco mais do universo dos escritores através da Lívia.
    Vou procurar o livro na Amazon :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que sua resenha me animou muito, ainda mais que o livro é leve e contagiante. Fiquei bem curiosa para conhecer mais dos personagens e da trama, estou precisando de um livro leve no momento e acredito que ele seria uma boa pedida. Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu conhecia o livro, mas não sabia exatamente do que tratava a história... Parece ser um livro bem fofo e divertido, com certeza eu leria, até porque gosto muito de protagonistas leitoras. A capa também não me agradou muito...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. OIeee. Realmente achei a capa estranha porque parece mais uma montagem fotográfica do que uma capa que remonta algo de história, mas cada autora tem um estilo de capas mesmo. A respeito da história achoque é um pouco diferente e o nome achei bem condizente com a sinopse. Não conheço esta autora e nem outros livros dela, mas agora tenho um pouco sobre o que saber na próxima vez que ler algo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda to gritando aqui e to com o mesmo pensagmento: " Trazer o ponto de vista da autora foi uma sacada genial de Gleize". Mulher eu quero esse livro, só consigo ler sua resenha e pensar "O BERRO QUE EU DEI", vou ali no skoob adicionar em quero ler. Tipo, NOW.
    Muito graaaata por essa resenha.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não conhecia o livro e a história tem tudo que gosto e é impossível não se identificar com a personagem, uma leitora assídua. Estou aqui imaginando como deve ser essa narração e a ideia da autora de trazer o ponto de vista da autora. Deve ser uma leitura muito boa, e eu realmente quero conferir!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?
    Adorei a premissa desse livro! Recentemente li um livro em que a personagem também saia do livro, mas, no caso desse outro livro, ela aparece na vida do autor da obra! rs Concordo com você que uma história criativa assim merecia uma capa mais bonitinha, mas, parece que a leveza e fluidez no enredo compensa tudo né? rs Quando estiver procurando uma leitura leve esta será a próxima opção ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir