Resenha: Nildrien - O Pergaminho - Manoel Batista

Editora Novos Talentos da Literatura Brasileira

588 páginas

2015

Nildrien é uma fantasia medieval que inicia-se quando coisas misteriosas passam a acontecer na Caverna Antiga, com os monstros agitando-se e um grupo de mineradores mortos. Ao que tudo indica, tal agitaão deriva-se de um pergaminho poderoso deixado pelo maior mago da história, Arkross. Um grupo é enviado em uma expedição para pegar o pergaminho com segurança, restaurando assim, a paz. Mas devem tomar cuidado com os mistérios e perigos da caverna, e com outros dois grupos que também desejam o objeto – mas não planejam boas coisas com ele.

Antes de começar a resenha, gostaria de pedir desculpas ao autor Manoel Batista pela demora em ler e resenhar o livro. Tive muitos imprevistos e pouquíssimo tempo para ler. Peço desculpas e agradeço a compreensão.

"... a Caverna Antiga estava deitada na borda do continente de Dalend, como estivera desde o início dos tempos."

Nildrien não começa já com aventura e muita ação, e sim com uma calma e detalhada apresentação de cada um dos personagens que compõe a patrulha principal da história, o que pode parecer ruim para os sedentos por uma história corrida, mas que para mim, foi extremamente benéfico, já que assim conseguimos compreender cada um dos personagens, com seus anseios e motivos. A história só engata por volta da página 100, quando enfim o grupo protagonista (com 15 personagens) parte em direção à Caverna Antiga. Vale mencionar que o tempo nos reinos de Nildrien são contados de forma diferente da nossa forma (afinal, é uma fantasia). Há por volta de 1300 anos entre o mago Arkross ter deixado o pergaminho na Caverna Antiga e os personagens irem à procura dele.
Manoel nos apresenta uma história de fantasia extremamente criativa, com inspiração clara em jogos de rpg (eu posso estar errada, mas vi tanto de victory road, de pokemon, na caverna antiga <3). O ponto mais alto do livro é justamente às cenas de batalhas, presentes durante toda a narrativa. O autor abusou da criatividade apresentando monstros bem diferentes, com habilidades e aparências assustadoras durante as quase 600 páginas, evitando cair na mesmice. Não há tanta emoção nas primeiras batalhas, onde são narradas de forma mais seca. Entretanto, creio que tenham sido narradas desse modo porque o autor alterna os parágrafos da luta entre o ponto de vista cada personagem, fazendo com que o leitor tenha uma visão detalhada sobre a cena.

Considerando personagens, o que menos simpatizei (e creio que todo mundo não simpatize com ele) é Hanns. Não por sua personalidade fria e cruel, mas porque ele é uma incógnita, onde suas atitudes não são explicadas. Uma cena em particular, logo no início, me deixou horrorizada com ele. Por outro lado, todos os personagens tem suas características bem demarcadas, o que foi satisfatório, porque a obra possui MUITOS personagens. Os meus favoritos, disparadamente, foram Karson e Damian, o primeiro pelo passado que teve, e o segundo pela personalidade (e é elfo, gente!). Algo válido a se mencionar é que há muitas personagens femininas e todas são extremamente fortes, sempre evitando depender dos personagens masculinos. A que mais gostei foi Lóris, definitivamente, por sua personalidade gentil e decidida.

O final possui as melhores batalhas, mostrando evolução da história e do autor, já que são emocionantes e ainda mais mistérios, o que inclui um gancho para o próximo livro. Apesar de ter a continuação, a história do primeiro volume é bem fechada, e o gancho para o segundo, apesar de continuação direta, com os mesmos personagens, mostra que serão descritas outras aventuras com o grupo.
O livro está bem revisado e não vi erros durante a leitura. Entretanto, eu senti falta de um mapa de Nildrien, pois me perdi algumas vezes e creio que um mapa do reino ajudaria muito na compreensão e localização.
Finalizo dizendo que Nildrien é uma fantasia maravilhosa, detalhada e muito bem escrita. Mostra que os autores nacionais em nada perdem para estrangeiros quando se trata do gênero, e aconselho a lerem todos os que gostam do tipo de história. É uma leitura densa, mas que deve ser realizada.

Sobre a série:
Nildrien é o primeiro volume do que o autor espera ser uma trilogia. O segundo volume está previsto para março de 2017.

7 comentários:

  1. Muito bom saber que nossa literatura fantástica tem autores assim, gostei muito da sinopse e a resenha me deixou com vontade de ler a obra.

    Parabéns pelo blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Grandinho hein? haha. E ainda é série.Eu estou com algumas séries gradinhas empacadas aqui em casa, como Outlander e As Crônicas de Gelo e fogo. não sei o que acontece que ultimamente estou com preguiça de séries. Mas focando no livro, parece ser uma fantasia cativante, e por ser nacional, dá um gostinho melhor ainda. Vou indicar para amigos que sei , que amam fantasia e adoram uma saga. Ótima dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Confesso que a capa não me instigou nem um pouco... Pelo contrário, não seria um livro que eu pegaria pra ler, pela capa. No entanto, sua resenha fez com que algo me instigasse um pouco, ainda mais por se tratar de fantasia, um gênero que eu curto por demais, melhor ainda ser nacional!!!

    Beijokas!!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiie,

    A capa não é muito bonita, mas eu gosto de fantasias e a resenha me fez ter vontade de ler o livro. Espero que o livro seja uma trilogia mesmo, vou anotar a dica e esperar os próximos serem lançados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Eu estou perdidamente apaixonada por essa obra, comecei a leitura ontem e já me sinto viciada, quero ver se consigo ler logo mesmo, o autor escreve muito bem <3 parabéns pela linda resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Amo fantasia principalmente quando tem elementos de RPG no enredo. Fiquei bem curiosa para saber os mistérios dessa caverna, o que tem lá para acontecer tais situações. Gosto quando o autor tem o cuidado de detalhar o ambiente da história, deixa o leitor mais conectado com tudo, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro parece ter uma história inovadora e bem diferente. Não costumo ler esse tipo de livro, mas gostei da primícia dele e quem sabe mais pra frente tenha oportunidade de ler.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir