Resenha: Belgravia - Julian Fellowes

Editora Intrínseca
Tradutora: Rachel Agavino
Consultora histórica: Lindy Woodhead
Consultora editorial: Imogen Edwards-Jones
432 páginas
2016
Exemplar cedido em parceria pontual.

O baile da duquesa de Richmond ocorrido em 15 de junho de 1815 se tornou uma das mais trágicas festas da história. Ocorrido na véspera da Batalha de Waterloo, o evento que reuniu grandes personalidades da alta sociedade britânica em Bruxelas teve vários de seus convidados, todos belos rapazes, em campo de batalha ainda com os uniformes de gala.
Para Sophia Trenchard, a filha do fornecedor de suprimentos do duque de Wellington, aquela noite foi decisiva.Vinte e cinco anos depois, quando os Trenchard, uma família da classe industrial emergente, se mudam para o elegante bairro de Belgravia, ainda será possível sentir as consequências daquela noite e uma única revelação poderá alterar o destino de todos.
Entre aristocratas e novos-ricos, sempre há quem prefira que os segredos do passado continuem enterrados.

"O mais estranho em relação à guerra, [...] era como tornava todos tão imprudentes e impetuosos, como se o cheiro da morte iminente incentivasse os vivos a aproveitarem ao máximo seu tempo no mundo."

Belgravia é um novo e elegante bairro de Londres que abriga famílias aristocratas e e os ditos novos-ricos. Nesse bairro vivem os Trenchard, uma família que graças ao seu trabalho árduo e talento para os negócios, vai pouco a pouco subindo na sociedade. Sua convivência com as famílias de nascimento elevado traz de volta lembranças e segredos que nunca foram totalmente esquecidos ou apagados e ligações que nunca foram reveladas.



Quando iniciei a leitura de Belgravia eu não tinha expectativas e nem ideia do que esperar, mas o que encontrei nas páginas não foi nenhuma das possibilidades que passaram pela minha cabeça e não saber o que esperar me fez aproveitar e ter uma leitura muito mais agradável do imaginei que fosse possível ao ler a sinopse.
Julian conseguiu retratar muito bem a sociedade daquela época, com suas regras, convenções e preocupações, sem deixar a trama cair no clichê. Há sim alguns momentos mais fáceis de prever o que virá em seguida, mas nenhum deles faz o leitor perder a vontade de seguir em frente com a leitura. Os fatos históricos, como a batalha de Waterloo e a prosperidade dos comerciantes na década de 1840, também foram muito bem utilizados na trama.

Os personagens me pareceram bastante reais e contundentes com a maneira que  os cidadãos da época parecem ser; pessoas comuns diferenciadas pelo seu nascimento e/ou situação social, com ambições,  defeitos e qualidades. E segredos. Todos eles possuem ao menos um segredo que optam por manter escondido, o que proporciona diversos momentos de surpresa na trama. As personalidades são as mais variadas e mesmo os personagens mais odiosos em algum momento, mesmo que breve, me despertaram algum grau de simpatia. Mas a personagem que realmente conseguiu me cativar foi Anne Trenchard, uma mulher extremamente forte e realista com suas condições que sempre faz todo o possível pela felicidade da sua família. Ela comete erros, como todos os personagens, mas ainda assim foi a que mais me despertou simpatia.

Belgravia é uma junção de onze capítulos que inicialmente foram publicados separadamente em e-book. A divisão mantém os onze capítulos originais que ficaram maiores do que normalmente um capítulo é, entretanto isso não é algo que atrapalhe a leitura que na verdade foi bem rápida se formos pesar a quantidade de páginas que o livro possui. O que se deve também à narrativa em terceira pessoa de Fellows que, além de ágil e fácil, consegue manter acesso o desejo do leitor de saber o que vem a seguir, o que o próximo capítulo nos reserva sobre essas pessoas tão distintas e cheias de coisas a esconder.

A trama é regida pelos segredos das famílias em questão, todos chocantes e escandalosos para a época retratada mas não mais na nossa sociedade atual, e não há um acontecimento que fuja muito desse enredo. O foco é total e completo nas famílias londrinas e suas nuances, o que não é um ponto ruim, mas pode não ser muito empolgante para alguns.

Enquanto eu lia era impossível não imaginar cada situação como uma cena de uma série. Apesar de o autor ser roteirista de séries, e esse traço (a facilidade de imaginar em uma série de tv) tenha sido mais facilmente percebido e incorporado tanto à narrativa quanto à interpretação da leitura, a obra não se assemelha a um roteiro e está em forma de prosa. Isso não foi em momento algum prejudicial, mas me deixou com uma vontade enorme de ver esse livro adaptado para a TV.

Justamente por ser roteirista de séries e ter uma grande experiência com tramas de época, Julian Fellows passa a forte impressão (ou seria certeza?) de ser um grande conhecedor do tema e conseguir habilmente criar histórias com um estilo próprio e ideal para quem gosta de viajar para uma época distante e diferente da que vivemos.

18 comentários:

  1. Olá
    Eu estou bem curiosa para conferir esse enredo, especialmente por conta da premissa e pelo gênero. Só leio comentários positivos sobre a obra e não vejo a hora de poder ler também. Essa questão dos segredos deve deixar tudo ainda mais intrigante, sem contar pelo fato de o autor ser roteirista de séries.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que resenha maravilhosa, belamente construída, queria saber escrever tão bem assim!
    A história me pareceu MUITO bem pensada e descrita, pelo que você falou, parece que o autor soube desenvolver a história muito bem e com uma riqueza de detalhes que agora eu tô é louca pra ler esse livro. Já entrou pra minha listinha de desejados. Não vejo a hora de poder ler.
    Beijos!
    A World to Read


    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Estou com esse livro aqui, mas ainda não tive tempo de começar a leitura. Estou bastante animada para começá-lo logo, pois eu adoro livros históricos, principalmente quando o autor consegue fazer com que os personagens pareçam reais, assim como a história. Espero gostar também :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou muito curiosa em relação a essa leitura, pois o autor parece ter escrito com muita certeza - quase como se tivesse vivido na época. Adorei ter lido sua resenha e saber que você imaginou as cenas descritas. Outro ponto bacana foi saber que os personagens pareceram reais. Quero muito ler e espero curtir.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi! Nossa, ando lendo tantas coisas boas sobre esse livro que provavelmente terei que ler para tirar minhas próprias conclusões. Um livro de época sempre me interessa por termos a visão de uma sociedade completamente diferente. Adorei sua resenha!
    Helô

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia a obra adorei a resenha.
    Livros de época tem capturado meu coração fiquei bem curiosa para saber mais um pouco sobre esses segredos.
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  7. Tive a oportunidade de ler este livro e adorei do começo ao fim. Confesso que o segredo das famílias não me surpreendeu tanto, mas o livro, ainda assim é ótimo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. É a segunda resenha que leio sobre esse livro e adorei mesmo o enredo e a qualidade da adaptação histórica. Parece que o autor é muito maduro na escrita, de modo que consegue dar vida às diferentes famílias desse livro com muita propriedade, sem nenhum deslize de coerência temporal. Fiquei realmente curiosa para saber mais sobre os segredos dessas famílias, aliás, não sabia que originalmente o enredo fora publicado separadamente.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro e que não me interessou muito porque não faz la muitoo meu género... omance de época não faz muito o meu estilo...

    Enfim, que bom que gostaste! :) E que estas tao ansiosa para a adaptação a TV... Que bom que o autor tem essa facilidade de criar historias num estilo próprio, pelo vasto conhecimento no assunto que possui! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa!
    No momento eu estou lendo esse livro, e sabia dos e-books. Só não sabia que era a mesma história, pensei que era tipo contos de depois da história. Sobre o livro, estou adorando a leitura e após sua resenha fiquei mais entusiasmada ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Ainda não conheci o gênero romance de época, então não sei o que esperar desse livro, se irá me agradar ou não. Apesar disso, acho que a leitura seria interessante por conta de seu conteúdo histórico, tanto na época que a história se passava tanto no lugar e acredito que nunca li alguma história que se passasse em Londres e estou bem curiosa para conhecer, ainda que seja somente pelas páginas de um livro.
    Que bom saber que o livro foi escrito por um roteirista e que ele soube separar essa parte no momento de escrever o livro, pois se fosse no formato de roteiro seria um pouco estranho.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não conhecia esse livro e adoro romances estóricos, ainda mais os que falam sobre os hábitos dessa época e sobre a vida de uma família com seus dramas e segredos, com certeza lerei Belgraria e espero gostar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Confesso que o livro não me interessou tanto, porém provavelmente darei uma chance, pois pelo que vi, você gostou muito do livro!
    A capa é simplesmente maravilhosa, a única coisa que me deixou realmente curiosa, foi o fato de ter fatos históricos, o que nos traz mais conhecimento sobre as épocas antigas.
    Espero gostar da leitura <3

    Beijinhos...
    Desencaixados

    ResponderExcluir
  14. Ah, e esqueci de comentar, maaaas, que blog mais amorzinho, parabéns <3

    ResponderExcluir
  15. Passando aqui para dizer que amei essa resenha e que livros de época são outra paixão minha embora eu admita, bem a contra gosto, que li poucos deles, já que não costumava me interessar pelo gênero até doze meses antes, quando li o primeiro livro de uma amiga minha muito querida.
    Esse certamente é um exemplar muito interessante, pelo que pareceu enquanto eu lia o texto.

    ResponderExcluir
  16. Quero tanto ler esse livro! A capa é belíssima e o enredo em si me interessa muito, adorei perceber que a autora valoriza e destaca os costumes da época, adoro livros com mistérios e personagens que guardam segredos reveladores. Espero que seja uma leitura rápida e que, se for para se transformar em filme, que seja fiel ao livro!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e confesso que não fiquei muito animada com ele, a premissa é interessante, mas não chamou muito a minha atenção. No entanto, é bqcana ver que os personagens são bem construídos e reais, além da sociedade e tudo mais ter sido bem retratado.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Já tinha visto esse livro, mas nao sabia do que se tratava. A história é bem envolvente e dinâmica. Fora que amo historias antigas pois nos leva e mostra como era a sociedade.
    Sua resenha ficou maravilhosa e me motivou a conhecer a história.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir