Resenha: Doce Vingança - Júlia Ventura

Publicação independente
234 páginas
2016

Sabrina é jovem, linda e uma autora de grande sucesso mas nada disso impediu que seu noivo fugisse com a sua melhor amiga, e cunhada do noivo até então, para aproveitar a lua de mel que ela planejou com tanto amor e a deixasse abandonada na porta da igreja. Agora, a única coisa em que Sabrina consegue pensar é na bela vingança que os traidores merecem, e quem seria melhor nisso para ajudá-la do que Fred, seu ex-cunhado bonitão?

"- Não sei o que há entre a gente, ele é diferente de tudo o que já vivi, com ele é tudo novo, até esse sentimento.
- E isso é ruim?
- O estranho é que não... É como se eu precisasse disso para viver, antes de ter, não me fazia falta, mas agora que tenho dentro de mim, não posso ficar sem."

Quando iniciei a leitura imaginei que a história penderia para o lado da comédia, no estilo Chick Lit, entretanto, apesar de haver diversos momentos divertidos, a trama pendeu mesmo para o lado do romance, tanto que a vingança da personagem muitas vezes ficava em segundo plano, apesar de nunca totalmente esquecida. Por falar na vingança, achei que faltou um pouco de originalidade nas pegadinhas armadas pela protagonista, mas nada que atrapalhasse o seu objetivo final ou o andamento das cenas.



Por conta do gênero em que o enquadrei inicialmente, pensei que não haveriam cenas eróticas, porém há sim cenas mais quentes e em quantidade relevante para pensar duas vezes sobre a leitura, caso você não goste de tais cenas.
A narrativa em terceira pessoa é um pouco lenta devido às longas passagens com descrições excessivas e um tanto quanto desnecessárias e também há algumas frases que poderiam ter sido melhor construídas, ainda assim a escrita de Júlia proporciona uma leitura instigante e agradável.

Seus personagens possuem personalidades muito distintas e fortes, contudo nenhum deles possui aquele algo a mais que nos faz cair de amores. Confesso que no início cheguei a gostar da protagonista, que mesmo em meio ao sofrimento de ter sido deixada no altar é bem divertida, mas foi um sentimento que não cresceu com o decorrer da trama. O casal principal também não conseguiu me convencer completamente, mesmo assim torci para que ficassem juntos e tivessem um belo desfecho.

"Amor... onde será que foi parar o amor? Ou será que nunca havia existido [...]?"

Doce Vingança é um livro curto que possui muitos acontecimentos: indo do drama ao riso com passagens pelo erotismo e grandes pinceladas de romance, Júlia nos dá uma leitura sem grandes inovações mas suficientemente agradável para tornar prazerosa uma tarde que poderia ser de tédio.

21 comentários:

  1. Essa parte de ser trocada por uma amiga, me lembrou um pouco a novela mexicana Rubi, quando vi a capa imaginei que tendesse para o chick lit mesmo. O enredo parece legal, mas também não sou chegada em descrições excessivas.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Pela capa eu também acharia que fosse um chick lit.
    Confesso que não sei se leria o livro, a resenha apontou algumas coisas que não me agradam muito: narrativa lenta e puxar para o erótico.
    Mas uma boa dica para aqueles que gostam do estilo.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de livros com narrativa leve porém com um ritmo acelerado esses livros lentos demais tendem a me manter presa no momento estou lendo um desse tipo 5 dias com o mesmo livro evito fielmente a não ser que a leitura seja indispensável.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Infelizmente já vou passar a leitura. Não gosto de romances eróticos ou ya que foquem demais nisso. Acho que torna a relação e o sentimento em si banal. Não teria uma visão muito positiva.
    Também perdi interesse pela questão dos personagens não cativarem. Tenho um problema com isso.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! O titulo é bem interessante, mas a temática é bem perigosa, pois, cair no clichê é simplesmente muito fácil.
    Sua resenha está ótima, mas eu sou mais fã de uma "Doce Vingança" regada a sangue, tiros e mortes! gosto de um terror! =)

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, pela capa achei que era um chick lit, mas pela sinopse e resenha vi que tem uma narrativa mais lenta puxando para o erotismo, com muito clichê, logo, não leria esse livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oie... eu não conhecia esse livro e confesso que a história me chamou a atenção. Gosto muito desse estilo de história que mexem com a gente, mas tenho um problema com livros muito descritivos.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não conhecia o livro e confesso que ele não chamou minha atenção. Não curto essa pegada erótica e saber que o livro possui longas passagens com descrições excessivas me desanima ainda mais a fazer a leitura.
    Essa dica eu vou deixar passar...
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, muito bem elaborada. Não conhecia esse livro, mas não me interessei tanto pela leitura, pois a premissa não me instigou, achei muito mais do mesmo. Enfim, não sei se leria.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Realmente a capa do livro lembra mesmo algo mais comédia. Uma pena o tema principal (vingança) ter acabado em segundo plano e ter faltado originalidade também.
    Eu não leria o livro, acho que ele tem muitos pontos negativos, que para mim são fortes.
    Mas adorei sua resenha, e parabéns pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  11. Oi. Não conhecia a obra, parece ser interessante. Não sei se leria agora, acho que não seria um livro para ler agora, apesar de ter achado interessante. Vou deixar anotado aqui e quem sabe um dua eu venha ler.

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Quando li a sinopse, pensei o mesmo de que o livro seria algo para o divertido. Mas como é romance, é claro que fiquei curiosa para ler, e já anotei o nome para procurar futuramente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Não sei... Essa coisa de usar o ex cunhado bonitão para uma vingança me parece tão desnecessária... Não seria mais interessante esquecer o ex e aproveitar o cunhado????
    Isso por si só já não me ganhou para querer ler o livro. Somado aos seus comentários de algumas frases não estão bem construidas assim como partes descritas excessivamente me desempolgou de vez.
    Quem sabe um outro livro da autora me chame a atenção?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Assim que vi a capa já imaginei que seria um chick lit e livros desse gênero não me atraem, mas conforme você foi descrevendo deu para perceber que é um romance pendendo pro lado dramático.
    Eu não procuraria esse livro para ler, a trama em si não chamou muito a minha atenção.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Não conhecia a obra mas adorei a premissa e suas considerações, gosto de uns romances mais leves assim. Vou anotar a dica.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem??

    Amei a capa, adorei sua resenha, quase gostei da sinopse, mas algo nela ficou meio truncado, demorei para entender kkkk

    Gostei dessa sua indicação, vou guardar para o futuro

    bjsss

    ResponderExcluir
  17. Oie
    curto bastante histórias sobre vingança e apesar dessa capa que não me atraiu, tem um bom enredo e quem sabe um dia eu leia e curta

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ola
    gostei muito da sinopse e mesmo os alertas que você deu(sobre a parte hot), acabaram fazendo o livro cair dentro do meu gosto (sou romântica e tenho nada contra o erótico, acho uma besteira quem diz que romance entre adultos não pode ter uma pitada de pimenta, a não ser que a pessoa namore ainda em casa, de mãos dadas... o que eu duvido!) e como eu gosto tanto de Chick quanto de romance, adoraria ler esse livro!
    Posso dar uma dica? O livro é independente, ou seja, sem ajuda de editora, seria legal da sua parte colocar onde encontrar o livro (amazon? Wattpad? Widbook?) ajudaria bastante a autora!
    Abraços

    Talita - viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  19. Essa obra tem de tudo um pouco, gosto disso em um livro que acaba prendendo ainda mais minha atenção. Vou por na minha lista de desejados para uma leitura no final de semana.

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia... Até gostei da história, mas essa parte de muita descrição não é meu forte, gosto de livros mais dinâmicos com mais diálogos, mas vou anotar o nome quem sabe eu dê uma chance.. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  21. Olá Larissa!!!
    Eu jurava que esse livro era um romance chick-list por causa da capa, mas pelo que vi foge do contexto.
    A história é bem interessante e chamou minha atenção, caramba adorei esse primeiro quote que você colocou achei muito interessante.
    Fiquei curiosa :-)
    Adorei sua resenha, pois foi bem sincera.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir